Buscar

2 semana do desenvolvimento embrionario

Prévia do material em texto

Universidade Nilton Lins
Graduação em Enfermagem
ALUNOS:
Daniel Santos Bastos
Hidaiane Barbosa Sales
Grazielly Paiva
Larissa dos Santos 
Mariely Fabiola Silva Cruz
Marilia Albuquerque Pereira
Oziana Ramos Garcia 
Professora: Mayara
á 
2ª Semana do Desenvolvimento Embrionário
Nessa Semana o Blastocisto vai se aderir completamente ao tecido endometrial.
Ocorrendo a formação de três importante estruturas:
Formação do Disco embrionário Bilaminar
Formação de Folhetos Germinativos
Circulação Útero - Placentária
O Embrioblasto sofre alterações
 morfológicas na massa 
celular interna que levará 
a formação de um 
Disco Embrionário Bilaminar
responsável pela formação
dos órgãos e tecidos do
Embrião composto por duas 
camadas:
 Epiblasto: Camada celular espessa e colunar que desenvolve rapidamente a cavidade Amniótica formando o assoalho dessa cavidade.
 Hipoblasto: Camada celular delgada e cúboide que forma o saco vitelino, suas células migram para formar a membrana Exocelômica que reveste a superfície interna do citotrofoblasto que logo se modifica para formar o saco vitelino primitivo.
Também teremos a formação das
Que são:
O Disco Embrionário dará origem as Camadas Germinativas que formarão todos os tecidos e órgãos do Embrião que já entra nos Folhetos Germinativos.
É na Fase da Gastrulação que ocorre a formação dos Folhetos Germinativos, onde a célula da Blástula começam se diferenciar.
É ele que dará origem a formação da Ectoderma e Endoderma e no estágio de Nêurula a formação da Mesoderma.
Circulação ÚteroPlacentária
No 12º dia, as lacunas do sinciciotrofoblasto se fundem formando redes lacunares, que serão os primórdios da Placenta.  o sinciciotrofoblasto invade o tecido endometrial determina uma erosão de vasos e glândulas, formando espaços lacunares contendo sangue materno e secreções endometriais, que nutre o embrião, inicialmente por difusão. Estes espaços são a base do espaço interviloso. As células endometriais sofrem apoptose (morte celular programada), facilitando a implantação. 
As células do tecido conjuntivo acumulam glicogênio e lipídios. As células deciduais (são células do endométrio que sofreram modificação para implantação do blastocisto) se degeneram na região de penetração e servem como nutrientes para o embrião. E ao final de 9 dias a implantação do blastocisto está concluída.
Instalação da circulação útero-placentária primitiva: os primeiros vasos sanguíneos aparecem no mesoderma que reveste o saco vitelino. Aí se formam pequenos acúmulos de células, as ilhotas de Wolff, que se diferenciam em células endoteliais. As células situadas mais ao interior tornam-se livres e diferenciam-se em células sanguíneas primitivas.
Resumindo:
Quando o blastocisto se adere completamente no tecido endometrial irá ocorrer a formação do Disco Embrionário Bilaminar, que dará origem aos folhetos Germinativos formando todos os tecidos e órgãos do Embrião que irá iniciar a Circulação ÚteroPlacentária.
Obrigada a todos pela atenção!!!!

Continue navegando

Outros materiais