A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Antropologia Social e Cultural - AVALIAÇÃO FINAL UNIASSSELVI

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460888) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13686402
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
	 b)
	Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
	 c)
	Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
	 d)
	A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.
	2.
	A primeira definição de cultura na Antropologia foi definida por Edward Taylor em 1871. Com este conceito, Tylor defendeu a possibilidade de se estudar sistematicamente as sociedades a partir da cultura. Com relação ao conceito de cultura em Tylor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para Tylor, a cultura deve ser entendida como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas, louças, roupas e outros utensílios.
(    ) Para Tylor, as principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo, as relações políticas e econômicas.
(    ) Para Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
(    ) Para Tylor, a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	O conceito de "Cultura" é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	4.
	A Antropologia foi por muito tempo uma disciplina fechada para pesquisadores homens. A situação foi mudando a partir da metade do século XX. A presença de mulheres foi ampliada. Algumas tornaram-se leituras clássicas na disciplina, como Margaret Mead e Ruth Benedict e Mary Douglas. Sobre o trabalho dessas antropólogas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Margaret Mead.
II- Ruth Benedict.
III- Mary Douglas. 
(    ) O padrão de comportamento masculino e feminino não é explicado pela biologia, mas por diferentes padrões de temperamento socialmente definidos.
(    ) Pode-se compreender os padrões culturais dominantes através das diferentes formas de expressão de costumes. 
(    ) A cultura não é transferida de maneira biológica, mas pelas formas sociais de vivência coletiva.
(    ) Analisou os conceitos de tabu, contaminação e poluição relacionados à experiencia social de grupos e indivíduos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - II.
	 b)
	I - III - II - I.
	 c)
	I - II - II - III.
	 d)
	III - I - II - III.
	5.
	Atualmente, temos uma perspectiva da educação que transcende a ideia tradicional do professor enquanto reprodutor de um modelo de ensino meramente transmissivo de saberes técnicos necessários à reprodução econômica da sociedade. Estão sendo adotados novos paradigmas, em que o agente da educação aparece como mediador de um processo de aprendizagem que é ele mesmo ativo, dialógico e interativo. O conhecimento antropológico nos ajuda no entendimento das diferentes contribuições aportadas no processo de ensino por aqueles que trazem bagagens culturais diversas. Sobre a diversidade cultural no processo de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola deve fundir as diferentes identidades em uma única.
II- A escola deve celebrar as diferenças e promover o respeito.
III- A escola deve atentar às singularidades e especificidades culturais.
IV- A escola não deve ter nenhum papel na promoção da inclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	6.
	Do ponto de vista da Antropologia Cultural, a cultura é seu principal conceito, compreendido como uma característica indissociável e distintiva da espécie humana, tomado como central nas pesquisas que visam a compreender as relações humanas em um dado grupo social. Nesse sentido, sobre o conceito de cultura e suas características, analise as afirmativas a seguir:
I- Por cultura pode ser compreendida a maneira como as pessoas aprendem e reproduzem suas relações sociais. 
II- A cultura deve ser entendida apenas como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas, louças, roupas e outros utensílios.
III- As principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo e as relações políticas e econômicas.
IV- São valores, crenças, comportamentos, expressões artísticas, que são transferidos de geração para geração em uma sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	7.
	Marcel Mauss foi um sociólogo e antropólogo ligado ao surgimento da Escola Francesa. Sobrinho de Durkheim, trabalhou algum tempo com o tio. É autor de obras importantes, como "ensaio sobre a dádiva", publicado em 1924. Nesta, constrói a categoria de dádiva. A respeito da noção de dádiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Indicam relações sociais focalizadas na troca de comportamentos entre diferentes países, resultando naquilo que se chamou de aculturação, isto é, a mistura de culturas distintas.
	 b)
	Para Mauss, indicava tipos de relações de reciprocidade em torno do dar e receber, que são fundamentais na vida social, organizadas e hierarquizadas na forma de obrigações conforme os locais e a história.
	 c)
	Para Mauss, indicava as maneiras pelas quais eram concebidas as representações e fatos sociais, sendo elas externas e possuindo um caráter coercitivo sobre os indivíduos e toda a sociedade.
	 d)
	As relações em torno da Dádiva indicavam formas rituais de interação religiosa entre os membros de uma mesma sociedade, dando poder aos indivíduos mais velhos destes lugares determinados.
	8.
	A antropologia pode contribuir de forma significativa para pensar a educação inclusiva ao possibilitar novos olhares em relação ao outro. Antropólogos participaram da elaboração e do debate sobre currículos em diferentes momentos da história, porém pouco nos atentamos