Buscar

relatório direto penal

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá -FAP
Direito
Direito PENAL ll
Garantismo Jurídico
Professora: Cristina Lourenço
Aluno: lucas de nadal 
Matricula: 201808226607
4º período
Belém
(2019)
Garantismo jurídico
Atividade complementar do curso de direito em graduação, apresento um resumo da palestra “Garantimos jurídico que teve início no dia 7 e 8 de novembro de 2019
O objetivo principal da palestra era garantismo jurídico, esse era o tema de suma importância discutido no dia, e o tema foi paletrado por pessoas experiente na área como o professor Luigi Ferrjoli, os grupo de pesquisas garantismo em movimento ,NEIDEI-Núcleo de estudos de direito, economia e instituições e rede Garantismo Brasil.
Para o professor de filosofia Luigi Ferrajoli O garantismo pode ser entendido como um modelo normativo de Direito, uma teoria crítica do Direito, e uma filosofia do Direito e crítica da política. As constituições do século XX reconheceram outros direitos fundamentais e suas garantias, além dos direitos de liberdade inseridos no Estado de Direito pela tradição liberal. O garantismo redefine os conceitos do constitucionalismo, substancializando-os. Ele tem o objetivo de discutir a teoria de direitos e de democracia e desenvolve complexa construção epistemológica acerca dos direitos fundamentais, o direito penal e o direito processual penal.
a corrente garantista recorre ao princípio da lesividade para a descriminalização de determinadas condutas. São aquelas que não trazem “ofensas concretas aos bens e/ou interesses jurídicos tutelados pelo direito penal”, caso dos crimes de perigo e os atos preparatórios. Para Ferrajoli, a aplicação de pena para crimes de perigo, significa sancionar mera ofensa formal da norma.
Os argumentos tomados em palestras justifica como e necessário colocar os argumentos em seus devidos lugares e devemos abordar esse tema com muita importância que merece, os estudos feitos por esses profissionais buscando nos informar e conscientizar sobre esse tema, eles procuram informações em pesquisas reconhecidamente centradas da teoria democrática e nos limites da constituição da republica.
É certo que a teoria de Luigi Ferrajoli, muito embora ela corra o risco acentuado de ser manipulada por estruturas de poder que se valham da imprecisão conceitual dos direitos fundamentais, também serve de alento aos teóricos, haja vista que abrepossibilidades argumentativas para a configuração de direitos fundamentais a cada problema específico, se tomarmos a tópica como referência.Verifique-se, então, que, mesmo podendo ser manipulada, a teoria do garantismo jurídico encontra guarida não apenas sob o aspecto filosófico abordado, mas também nos cânones estatais do direito brasileiro, sendo uma forma de incluir elementos até então ausentes da interpretação jurídica em casos concretos.

Continue navegando