Buscar

Partidos Políticos no Brasil

Prévia do material em texto

E.E.PROF° STÉLIO MACHADO LOUREIRO
LÍVIA LEME N°: 18 3°A
SOCIOLOGIA
Pesquisa 4° Bimestre
BIRIGUI- SP
2019
Questões:
1- O que é um partido político?
Um partido político é uma organização burocrática que reúne pessoas que são ligadas por princípios e ideias políticas em comum. Esses princípios são chamados de ideologia. Ele defende o interesse de uma parcela da população, e busca promovê-la, organizá-la para disputar eleições, conquistar cargos e assim, fazer valer seus projetos. O termo partido político é aplicado a praticamente todos os grupos organizados que buscam conquistar o poder, seja por meio de eleições democráticas ou de revoluções. 
2- Como se formam os partidos políticos no Brasil?
Os movimentos com características de partidos políticos datam dos tempos imperiais, antes de mil oitocentos e vinte e dois. Oficialmente, os partidos políticos existem no Brasil, há mais de cento e sessenta anos. Os primeiros partidos políticos formados no Brasil foram: Império do Brasil, República Velha, Partido Ideológico e Partido da República. No século dezenove surgiram os primeiros agrupamentos.
Para a criação de um novo partido é preciso que seus fundadores e apoiadores sigam um “passo a passo” determinado pela lei, que culmina no pedido do registro de seu estatuto no TSE. Sendo assim, os fundadores do novo partido não podem ser menos do que 101 eleitores no exercício de seus direitos políticos, precisam eleger os dirigentes nacionais provisórios do partido e devem coletar um número de assinaturas dos eleitores equivalente a, no mínimo, 0,5% dos votos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, não computados os votos em branco e os nulos. As assinaturas de apoio dos eleitores precisam conter o nome do partido em formação, a que se destinam e o nome completo do eleitor com seu respectivo título eleitoral.
Após essas medidas, o partido em formação encaminhará os documentos exigidos e informará aos tribunais regionais eleitorais (TREs) a comissão provisória ou as pessoas responsáveis para a apresentação das listas ou formulários de assinaturas e solicitação da Certidão de Apoiamento junto aos cartórios competentes do Registro Civil das Pessoas Jurídicas, da Capital Federal. 
3- Quantos partidos políticos existem no Brasil nos dias atuais?
O Brasil possui 34 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral.
4- Caracterize os partidos em direita, centro e esquerda:
Avante: CENTRO
Cidadania: ESQUERDA 
Democratas: DIREITA
Democracia Cristã: DIREITA
Movimento Democrático Brasileiro: CENTRO
Partido Trabalhista Brasileiro: DIREITA
Partido Democrático Trabalhista: ESQUERDA
Partido dos Trabalhadores: ESQUERDA
Partido Comunista do Brasil: ESQUERDA 
Partido Socialista Brasileiro: ESQUERDA
Partido da Social Democracia Brasileira: CENTRO
Partido Trabalhista Cristão: DIREITA
Partido Social Cristão: DIREITA
Partido da Mobilização Nacional: ESQUERDA
Partido Verde: ESQUERDA
Partido Progressista: DIREITA
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado: ESQUERDA
Partido Comunista Brasileiro: ESQUERDA
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro: DIREITA 
Partido da Causa Operária: ESQUERDA
Podemos: DIREITA
Partido Social Liberal: DIREITA
Partido Socialismo e Liberdade: ESQUERDA
Partido Social Democrático: DIREITA
Partido Republicano da Ordem Social: CENTRO
Partido da Mulher Brasileira: DIREITA
Partido Liberal: DIREITA
Partido Novo: DIREITA
Republicanos: DIREITA
Rede Sustentabilidade: ESQUERDA
Solidariedade: CENTRO
5- Em sua opinião é viável o Multipartidarismo no Brasil? Quais fatores levam os políticos a trocaram constantemente de partido?
Não é viável, pois o excesso de partidos em nosso país é totalmente desnecessário e prejudicial à democracia, onde muitos dos partidos não possuem ideologia, tampouco compromisso com a sociedade ou com a política nacional e os próprios parlamentares não conhecem o programa do partido que fazem parte. São criados com o objetivo de ganhar dinheiro, obter fundo partidário, garantir mandatos, aumentar possibilidades de reeleição, facilitar o alcance dos interesses pessoais dos candidatos que a elas se filiam. 
Muitos dos políticos que mudam constantemente de partido geralmente buscam o objetivo de alcançar mais espaço no novo partido ou de se viabilizar paras as próximas disputas eleitorais. Além disso, eles também trocam de partido pelo fato de recebem promessas dos mesmos; essas promessas são os benéficos e recursos para promover e realizar suas campanhas que serão bancadas através do dinheiro público, sem contar o fundo eleitoral, estimado em R$ 1,7 bilhão e mais R$ 888 milhões do Fundo Partidário que poderão ser distribuídos aos candidatos.
6- Explique o que é a corrupção no Brasil e quais os principais partidos envolvidos nesse processo. O que poderia ser feito para acabar com a corrupção no Brasil?
A corrupção no Brasil pode ser definida como a utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo. 
Os principais partidos que estão envolvidos no processo de corrupção são: Progressistas, Partido dos Trabalhadores, Partido da Social Democracia Brasileira e o Partido Movimento Democrático Brasileiro.
São necessárias muitas medidas para acabar com a corrupção, pois o problema do Brasil é bem maior, e esse problema está tanto na parte estrutural, quanto na formação do indivíduo como cidadão, que envolve convivência familiar, social, religião, economia, estrutura educacional etc. A solução para iniciar um processo de mudança está, primordialmente, na educação e na mudança da legislação para evitar a impunidade. Nossa única saída é ter uma classe política realmente comprometida com educação pública e de excelência para todos, pois ter uma população informada e crítica é um pré-requisito essencial para o funcionamento de uma nação democrática séria, solidária e com justiça para todos. É isso, ou continuaremos sendo corruptos, elegendo uma classe política desonesta, vivendo sem paz, pagando altos impostos e recebendo serviços públicos de péssima qualidade.
7- O que é fundo partidário? E qual a sua função nas eleições do Brasil?
O Fundo Partidário é o nome popular dado ao Fundo de Assistência Financeira aos Partidos Políticos. Foi criado, primeiramente, em 1965, no governo de Castello Branco, no início da ditadura militar. Seu objetivo seria garantir que os partidos tenham autonomia financeira, permitindo sua existência e criando espaço para a diversidade de ideias na nossa política. 
A função do fundo partidário nas eleições do Brasil é o financiamento e o apoio paras as campanhas eleitorais dos candidatos.
8- Explique o que é a ideologia e como ela influência os indivíduos na vida em sociedade:
O conceito de ideologia é entendido como um dos conceitos mais amplos, pois não existe uma definição única. Diferentes autores, filósofos e sociólogos já trabalharam com esse conceito, cada um definiu de acordo com sua maneira. 
As primeiras análises da Ideologia surgiram através do filósofo francês Antoine Destutt, ele dizia que a ideologia é o estudo de como as ideias se formam, ou seja, é necessário analisar quais são os elementos que importam na formação das ideais. Sendo assim, a Ideologia é um conjunto de ideias fundamentais que caracteriza o pensamento de uma pessoa, de um grupo ou de uma época, ela também pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
 A ideologia tem influência marcante na vida em sociedade, ela tem o poder de trazer uma falsa consciência, ou mostrar uma “realidade invertida”, isto é, maquiar a realidade, fazendo com que as pessoas acreditem em algo que não é real. A ideologia gera alienação e faz com que muitos se tornem meros seres fáceis de serem manipulados. Nossos sentimentos, expectativas de vida e todo o resto não são levados em conta. Um exemplo disso é a mídia, onde ela acaba se tornando um dos grandes contribuintes para esse processo de manipulação dos indivíduos, atravésde condutas falsas.
FONTES:
www.Brasilescola.com.br
www.wikipedia.com
www.infoescola.com
www.soquimica.com
www.manualdaquimica.com
FONTES:
www.wikipedia.com
www.infoescola.com
www.stoodi.com
www.uoleducaçao.com
E.E.PROF° STÉLIO MACHADO LOUREIRO
LÍVIA LEME N°: 18 3°A
QUÍMICA 
Pesquisa: Química Orgânica: Os Alcoóis e suas definições 
BIRIGUI- SP
2019
E.E.PROF° STÉLIO MACHADO LOUREIRO
LÍVIA LEME N°: 18 3°A
QUÍMICA
Pesquisa: Síntese orgânica: Transformação de funções orgânicas 
BIRIGUI- SP
2019
 (
FUNÇÕES ORGÂNICAS:
As 
funções orgânicas
 são grupos de substâncias com propriedades
 
 
químicas
 muito semelhantes e que têm estruturas bem comuns. As
 cadeias carbônicas
 são a base principal para entender a química orgânica, mas a existência de grupos funcionais, que são 
sequências
 específicas de átomos, produz diferentes compostos.
) 
 (
FUNÇÕES ORGÂNICAS X FUNÇÕES INORGÂNICAS:
A principal diferença das 
funções orgânicas
 para as inorgânicas é que as primeiras apresentam átomos de hidrogênio ligados diretamente ao carbono, enquanto as últimas, não. Um exemplo de composto orgânico é o 
Metano
, com fórmula CH4, do grupo dos hidrocarbonetos de fórmula básica 
CxHy
. Já entre 
os compostos inorgânicos
 está, por exemplo, o H2CO3 (ácido carbônico).
FUNÇÕES ORGÂNICAS: GRUPO FUNCIONAL
hidrocarbonetos
: 
CxHy
 — não têm grupo funcional, mas apenas a cadeia carbônica principal;
álcoois
: R—OH (hidroxila ligada a carbono saturado);
fenóis
: R—OH (hidroxila ligada a anel aromático);
éteres
: R—O—R (oxigênio como 
heteroátomo
 na cadeia);
ácidos
 carboxílicos: —COOH (carboxila);
aldeídos
: R—COH (
aldoxila
);
cetonas
: R—CO—R (
carbonila
);
ésteres
: R—C=O—R (carbono unido por ligação dupla a oxigênio no meio da cadeia);
anidridos
: R—C=O—O—C=O—R (dois ácidos carboxílicos unidos pela desidratação);
aminas
: R—NH2 (ou nitrogênio ligado a dois ou três radicais);
amidas
: R—CONH2 (amônia ligada a um carbono de extremidade que faz ligação dupla com oxigênio).
) (
Os 
átomos que fazem parte desses compostos são, na maioria das vezes, os mesmos. É só a forma como eles se ligam que muda, mas isso é o suficiente para que cada 
função orgânica
 tenha 
características e propriedades
 bem diferentes das demais. E isso faz com que haja, atualmente, mais de 54 funções identificadas.
)
 (
PRINCIPAIS 
FUNÇÕES ORNÂNICAS:
Hidrocarbonetos:
São formados por cadeias de carbono e hidrogênio, por isso sua 
fórmula básica é 
CxHy
. Aqui estão incluídos os 
alcanos
, 
alcenos
, 
alcadienos
, 
cicloalcanos
 etc.
Álcoois
:
O grupo funcional que caracteriza os 
álcoois
 na química orgânica é a
 hidroxila (OH)
. Mas para que ela forme um álcool, precisa obrigatoriamente estar ligada a um carbono saturado, ou seja, um carbono que esteja realizando quatro ligações. Isso não impede que a cadeia tenha 
insaturações
, ligaç
ões cíclicas ou ramificações.
Eles são, em geral, solúveis em água e se apresentam de forma líquida quando a cadeia tem até onze carbonos.
)
 (
Esterificação
:
 Os ésteres são normalmente preparados a partir de reações entre 
álcoois
 e ácidos carboxílicos. Como exemplo, veja a equação da reação entre o ácido 
etanoico
 e o etanol, produzindo o 
etanoato
 de 
etila
. Observe, pela indicação das setas, que nessas reações químicas ocorrem equilíbrios nos quais reagentes e produtos coexistem.
Saponificação:
Uma "clássica" reação de ésteres é a sua reação com bases, produzindo sais orgânicos, como a exemplificada abaixo: 
A equação acima representa de forma simplificada a reação conhecida como reação de saponificação. Na verdade, essa reação não ocorre diretamente entre o éster e o hidróxido de sódio. Primeiro, o éster sofre uma reação chamada hidrólise, formando o ácido esteárico (ácido carboxílico) e a glicerina, de acordo com a seguinte reação:
Em sequência a essa reação o ácido esteárico reage com o hidróxido de sódio, formando o estearato de sódio (sal de ácido carboxílico – sabão) e água.
)
 (
Em síntese, a reação de saponificação:
ÉSTER + 
NaOH
 # SAL ORGÂNICO + 
poliálcool
De forma simplificada, a reação de saponificação pode ser representada para ésteres mais simples da seguinte forma:
Catálise orgânica:
A Química Orgânica é a ciência que estuda as substâncias orgânicas. Muitas delas são produzidas na natureza e outras, produzidas pelos químicos. Para aumentar a quantidade e variedade de substâncias produzidas, acrescentam-se no meio reagente, além das matérias-primas, diferentes substâncias e materiais que facilitam os processos de síntese sem que sejam consumidos. Esses materiais e substâncias são denominados catalisadores. Entre eles, podemos citar os metais níquel (
Ni
), platina (
Pt
) e paládio (
Pd
), além dos sais cloreto de alumínio (AlCl3) e cloreto férrico (FeCl3). Entretanto, embora não façam parte dos produtos das reações, muitos catalisadores são degradados fisicamente durante os processos, não sendo totalmente recuperados ao final. A área da ciência responsável pelo estudo e desenvolvimento de catalisadores para utilização em laboratórios e indústrias é denominada catálise. A área que estuda a utilização desses materiais ou substâncias para transformação de substâncias orgânicas é denominada catálise orgânica. Um catalisador faz com que a reação ocorra por um percurso diferente, formando diferentes intermediários entre reagentes e produtos. Essa mudança de etapas auxilia a reação, tornando-a mais rápida. Isso acontece porque o catalisador propicia uma forma alternativa de interação entre os reagentes, facilitando eventualmente o choque entre as suas moléculas e permitindo que a reação se processe por meio de mecanismos (etapas intermediárias) diferentes, em um tempo total de reação menor. O catalisador pode também diminuir a energia necessária para que a reação ocorra e evitar ou diminuir a formação de produtos indesejáveis.
)
 (
Enzimas:
 
Os catalisadores não estão presentes apenas nas sínteses conduzidas em laboratórios. Células vivas possuem enorme diversidade de catalisadores, que recebem a denominação de enzimas. Enzimas são proteínas com a função específica de catalisar reações bioquímicas.
Em nossa boca temos uma enzima, a amilase, que é responsável pelo início do processo de digestão. Essa enzima ajuda a quebrar as moléculas de amido em glicose, facilitando a digestão. A ciência e a indústria logo perceberam que poderiam utilizar catalisadores naturais para melhorar o rendimento de algumas sínteses. Em muitos casos, além da economia de tempo e energia, há a vantagem de se evitar a produção de resíduos nocivos ao ambiente. Por isso, nas últimas décadas, tem sido crescente a atenção dispensada a enzimas, com o intuito de substituir alguns catalisadores convencionalmente utilizados em síntese orgânica. As enzimas são proteínas formadas por grandes moléculas. Na indústria, enzimas isoladas ou microrganismos que produzem uma enzima específica são utilizados para produção, conservação e modificação de produtos animais e vegetais, na produção de medicamentos e na produção de derivados de matérias-primas animais e vegetais.
)
 (
Fenóis
:
Os fenóis se caracterizam pela presença de 
uma ou mais hidroxilas
 ligadas diretamente a qualquer carbono participante de um anel aromático. Entre eles, você pode conhecer alguns exemplos mais ilustres, como:
creolina
, usada como desinfetante hospitalar e doméstico — é tão comum que muita gente diz que creolina tem “cheiro de hospital”;
THC, s
igla para 
tetrahidrocanabinol
 —ele
 é a parte psicoativa em plantas do gênero 
Cannabis
;
hidroquinona
, muito usada nos 
peelings
 e outros tratamentos de pele.
Éteres:
Os éteres surgem quando o hidrogênio da 
hidroxila é substituído por outro radical orgânico
. De forma geral eles são pouco polares — mas ainda solúveis em água quando a cadeia tem mais de 
4
 carbonos — e bastante voláteis.
O éter etílico é muito conhecido. Ele é muito volátil (e, por isso mesmo,bastante inflamável). Ele é normalmente utilizado como anestésico. Além deles, os 
epóxidos
 também são famosos, pois são usados nas resinas epóxi (como o 
Durepoxi
) como adesivos.
Ácidos carboxílicos:
Quando, na extremidade da cadeia carbônica, há um 
carbono ligado simultaneamente a um oxigênio (por uma ligação dupla) e a uma hidroxila
, temos uma 
carboxila
, que é o grupamento característico dos ácidos carboxílicos.
Aldeídos:
Já os aldeídos são caracterizados pela presença da 
carbonila
 na ponta da cadeia
. Nesse caso, você tem um carbono ligado a um oxigênio — por ligação dupla — e a um hidrogênio. Eles têm um cheirinho desagradável, que vai ficando mais ameno à medida que a cadeia carbônica aumenta.
Quer ver alguns aldeídos importantes? Dê uma olhada nestes:
metanal
 — você pode conhecê-lo mais popularmente por formol, que é a solução de 
metanal
 dissolvido em água;
etanal
 — usado em medicamentos e pesticidas e na fabricação de espelhos;
vanilina
 — que é um aldeído aromático responsável por aquele cheirinho característico da baunilha.
)
 (
Cetonas:
A 
cetona é uma função orgânica
 caracterizada pela presença da 
c
arbonila
 (C=O) no meio da cadeia
. As cetonas estão presentes em vários óleos essenciais extraídos de flores e de frutos que servem de base para perfumes.
A acetona — nome comum da propanona — é um exemplo bem popular, utilizado como solvente, inclusive de esmaltes.
Ésteres:
Quando a 
carboxila
 
tem o hidrogênio substituído por outro radical
, um éster é originado. Eles são muito usados como solvente
s, medicamentos e flavorizantes.
Os lipídios, por exemplo, são ésteres naturais e estão presentes nos óleos, nas gorduras e nas ceras. Os glicerídeos, por exemplo, são ésteres de glicerol.
Anidridos:
Quando dois ácidos carboxílicos passam por uma 
reação de desidratação 
(perca de um átomo de água), eles se unem, formando um composto só: 
um 
anidrido
.
 Esse nome vem exatamente da perda de água, já que vem de 
anhydros
, do grego, que significa “sem água”.
Aminas:
Assim como as amidas, as aminas são chamadas de 
funções orgânicas nitrogenadas
. Esses compostos orgânicos são derivados da amônia (NH3). Eles surgem quando os hidrogênios são 
substituídos
 por cadeias orgânicas. Elas estão presentes nos aminoácidos que formam as proteínas dos seres vivos. Quando um animal morre, esses aminoácidos se decompõem e formam aminas. Um bom exemplo do efeito delas é o cheiro de peixe estragado.
Amidas:
Elas também são derivadas da amônia e surgem quando um 
hidrogênio é substituído por um grupo 
acil
 — uma cadeia com um carbono na ponta, unido por ligação dupla a um oxigênio. Uma das amidas mais conhecidas é a 
ureia
, presente na urina.
)
 (
TRANSFORMANDO 
FUNÇÕES ORNÂNICAS:
Oxidação:
Industrialmente, controlar reações de 
oxidorredução
 é de fundamental importância para a melhoria dos processos; em muitos casos isso pode determinar a qualidade do produto. Na indústria alimentícia, por exemplo, controlar as reações de oxidação é crucial para manter a qualidade e a durabilidade dos alimentos. Reações de oxidação são aquelas nas quais espécies químicas – átomos, íons ou moléculas – perdem elétrons. Embora seja comum em Química Orgânica falarmos de reações de oxidação – porque espécies orgânicas são oxidadas –, não podemos nos esquecer de que, sempre que uma espécie é oxidada, outra espécie é reduzida – ou seja, ganha elétrons. Em Química Orgânica, em geral, a oxidação ocorre com a adição de átomos de oxigênio ou com a retirada de átomos de hidrogênio da molécula. Vários tipos de reações orgânicas são classificados como reações de oxidação. Como exemplo, podemos citar as reações de transformação de 
álcoois
 de vinho em vinagre ou a transformação de 
alcenos
 em 
dióis
, cetonas, aldeídos ou ácidos carboxílicos.
EXEMPLO:
Oxidação de 
alcenos
:
As ligações duplas são sujeitas ao ataque de espécies químicas 
eletrófilas
, ou seja, que necessitam de elétrons. Essas espécies incluem cátions (H+
 )
 e moléculas (Br2 e BF3). 
Além disso, essas reações são energeticamente favoráveis. Assim, tais reações são normalmente exotérmicas. A equação genérica abaixo representa as reações dos 
alcenos
.
)
 (
O esquema a seguir representa bem algumas das principais reações que ocorrem com os 
alcenos
. 
COMBUSTÂO:
As reações de combustão são exotérmicas, ou seja, liberam calor. A queima de substâncias orgânicas, como gasolina, diesel e carvão, 
é utilizada
 para gerar energia para movimentar a grande frota de veículos existente em nosso mundo. A energia dessas queimas também alimenta fornalhas de indústrias e gera eletricidade em usinas termelétricas. Para qualquer combustível, a combustão pode ser completa ou incompleta, dependendo da quantidade de oxigênio (O2) presente. Se ela for suficiente, a queima do combustível leva à liberação de uma grande quantidade de energia e à produção de dióxido de carbono e água. Quando a quantidade de oxigênio não é suficiente, têm-se produção de menores quantidades de energia e liberação de monóxido de carbono (CO) e fuligem (C), entre outros. Dependendo da presença de outras substâncias, pode haver também liberação de outros gases, como óxido de enxofre e de nitrogênio. O ideal para o ambiente e para o usuário é que a combustão seja completa, pois se liberam mais energia e gases menos tóxicos. Porém, na indústria, muitas substâncias podem ser 
preparadas pela oxidação incompleta e controlada de hidrocarbonetos
. Dessa forma, por exemplo, pode-se produzir 
alcenos
, 
álcoois
, aldeídos e ácidos. Veja um exemplo que podemos ter em casa: a queima de uma vela. A equação abaixo representa o que seria a combustão completa de uma substância presente na parafina. 
C H20 42 s O2 2 g CO g H O2 g H 61 2 
( 
) + → () () () 20 21 + ∆ < 0
Normalmente, quando queimamos uma vela, percebemos que há liberação de fuligem. Isso ocorre porque o oxigênio não foi suficiente para queimar toda a parafina, produzindo uma combustão incompleta. Nesse caso, podemos ter reações, descritas pela equação a seguir, que produzem monóxido de carbono (CO) ou fuligem (C).
)
 (
Glicerol
: líquido xaroposo, incolor e adocicado, é obtido através de uma saponificação (reação que origina sabão) dos ésteres que constituem óleos e gorduras. Empregado na fabricação de tintas, cosméticos e na preparação de nitroglicerina (explosivo).
PRODUÇÃO DO ÁLCOOL:
O álcool é produzido a partir de matérias primas com origem vegetal que possuem altos índices de 
frutose
. A principal matéria prima utilizada é a 
cana-de-açúcar
, mas podem também ser usadas outras matérias como o 
milho
, a 
mandioca
 e o 
eucalipto
.
Após o corte, é feito o transporte da matéria para a 
usina
, onde ocorre a 
lavagem
 e a 
moagem
 seguida da 
filtragem
, de onde são obtidos a 
garapa
 e o 
bagaço
. A garapa é aquecida, formando um líquido viscoso e rico em açúcar, o 
melaço
.
Depois, adiciona-se ao melaço um pouco de 
água
 e 
ácido
, de onde obtemos o 
mosto
. Após 50 horas de 
fermentação
 13% do mosto 
torna-se
 álcool e é enviado para a 
destilação
.
[3]
Para obter o 
álcool etílico
 a partir da mistura é feita uma 
destilação fracionada
. Para o álcool puro ou 
anidro
, retira-se a água excedente. O processo consiste na adição de cal vivo à mistura que ao entrar em reação com a água forma o 
hidróxido de cálcio
 que não é solúvel em álcool, assim formando uma mistura heterogênea que é 
separada.
[4]
 O álcool produzido é quantificado através de medidores de 
vazão
 ou 
tanques
 
calibrados
 e depois enviados para o armazenamento, onde aguardam a posterior remoção por meio de caminhões para a comercialização.
Cada litro de álcool obtido na destilação produz 
cerca de 12
 litros de resíduos que recebem o nome de 
vinhaça
 e são aproveitados como fertilizante no próprio 
canavial
.
 
IMPACTO AMBIENTAL:
Atualmente, há correntes que questionam o impacto ambiental do álcool combustível, pelos severos danos do desmatamento necessário para abrir espaço à monocultura de cana-de-açúcar e pelo efeito nocivo da queima da 
palhada
, necessáriapara se preparar a cana para a produção de álcool. Esses danos hoje já se fazem sentir, apesar de a utilização do álcool ser ínfima se comparada aos derivados de petróleo. Contudo, a queima da 
palhada
 está decaindo com o aumento da mecanização da lavoura. Também 
deve-se
 levar em conta o fato de que o efeito da queima é minimizado pela absorção de CO
2
 através da 
fotossíntese
 realizada pela própria cana-de-açúcar
)
 (
QUÍMICA ORGÂNICA:
A 
química orgânica
 é o ramo da química que estuda os compostos carbônicos ou os compostos orgânicos, que são aqueles formados por átomos de carbono.
Em suma, a química orgânica consiste no estudo dos compostos de carbono.
)
 (
ORIGEM DA QUÍMICA ORGÂNICA:
O início do estudo da Química Orgânica data da metade do século XVIII, quando se acreditava que os compostos orgânicos eram somente sintetizados pelos organismos vivos. Ao mesmo tempo, os compostos inorgânicos eram aqueles originários de organismos não-vivos, os quais pertenciam ao Reino Mineral.
A Teoria da Força Vital postulava que as substâncias orgânicas não poderiam ser sintetizadas em laboratório, pois apenas os organismos vivos possuíam a energia necessária para isso.
Porém, em 1828, o químico alemão Friedrich 
Wöhler
 (1800-1882) sintetizou a 
ureia
 em laboratório a partir de um composto inorgânico, o 
cianato
 de amônio. Com isso, ele demonstrou que nem sempre os compostos orgânicos são originários de organismos vivos.
 
A partir daí, a Química Orgânica passou a se referir apenas ao estudo dos compostos de carbono
.
 
) (
FUNÇOES ORGÂ
NICAS: 
A função química representa um grupo de compostos com propriedades químicas semelhantes. Eles são identificados por meio dos chamados grupos funcionais. De acordo com os grupos funcionais, as 
funções orgânicas
 são as seguintes:
Funções Nitrogenadas
: Composto formado de nitrogênio na cadeia carbônica são eles: Aminas, Amidas, Nitrilas e 
Nitrocompostos
.
Funções Oxigenadas
: Composto formado de oxigênio na cadeia carbônica são eles: Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres, Éteres, Fenóis, 
Álcoois
.
Funções 
Halogenadas
: Composto formado por 
haletos
, são eles o Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (
Br
), Iodo (I) e 
Astato
 (
At
).
Funções Hidrogenadas
: Composto formado por carbono e hidrogênio, os chamados por 
hidrocarbonetos
 (
Alcanos
, 
Alcenos
, 
Alcinos
, 
Alcadienos
, 
Cicloalcanos
, 
Cicloalcenos
).
)
 (
A equação abaixo representa uma importante reação de síntese de 
alcenos
, porque os 
alcenos
 constituem matéria-prima de vários produtos. Com essa reação, temos uma alternativa de obtenção de 
alcenos
 sem ser pelo refino do petróleo.
De acordo com o tipo de álcool, a reação pode ser rápida ou não. Assim, em presença de ácidos, os 
álcoois
 terciários são desidratados mais rapidamente do que os secundários, e estes, por sua vez, mais rapidamente que os primários. Portanto, a ordem de reatividade para as desidratações de 
álcoois
 catalisadas por ácidos é:
ALGUNS ÁLCOOIS IMPORTANTES:
Álcool metílico (metanol)
O 
metanol
 (CH
3
OH) é um líquido inflamável de chama invisível, muito utilizado na fórmula Indy. Devido à característica de sua chama, as equipes de trabalho na área recebem treinamento especial para evitar acidentes. Seu manuseio exige cuidados especiais e cautela ao contato com a pele, pois o metanol causa irritação às membranas das mucosas, tendo efeito mais agressivo no 
sistema nervoso
.
Álcool etílico (etanol)
O etanol (C
2
H
5
OH) é muito usado como combustível, principalmente em países mais tropicais, devido a sua baixa temperatura de operação e sua queima limpa em comparação à 
gasolina
 e ao óleo 
diesel
, pois não libera compostos de 
enxofre
 na 
atmosfera
. No Brasil, é obtido pela 
fermentação
 principalmente da 
cana-de
 açúcar
, mas pode ser obtido de diversas outras fontes.
Colesterol
O 
colesterol
 (C27H45OH) é um 
esteroide
 que compõe as 
membranas celulares
 de todos os 
mamíferos
, sendo transportado pelo 
plasma sanguíneo
. É um álcool policíclico de cadeia longa, insolúvel em água e no sangue, e por esta razão, ao ser transportado, se liga a 
proteínas
 hidrossolúveis.
)
 (
CLASSIFICAÇÃO:
Mediante a posição da hidroxila, os 
álcoois
 podem ser:
Primários
 quando ligados a apenas um átomo de carbono.
Secundários
 quando ligados a dois átomos de carbono.
Terciários
 quando ligados a três átomos de carbono.
A partir da oxidação dos 
álcoois
 primários são obtidos os aldeídos, os quais podem ser encontrados nas flores e nas frutas, por exemplo.
Os 
álcoois
 também podem ser classificados mediante o número de hidroxilas:
Monoálcool
 quando possuem apenas uma hidroxila.
Diálcool
 quando possuem duas hidroxilas.
Triálcool
 quando ligados a três hidroxilas.
PROPRIEDADES:
Ácido
Cheiro característico
Densidade mais baixa do que da água
Incolor
Inflamável
Líquido, quando tem até 11 carbonos. Sólido, acima de 11 carbonos
Molécula polar
Ponto de ebulição alto
Tóxico
DESIDRATAÇÃO DE ÁLCOOIS:
Eles 
podem desidratar-se em presença de ácidos, produzindo éteres ou 
alcenos
, dependendo da temperatura em que ocorre a reação. A equação a seguir representa a reação de desidratação do etanol, produzindo éter 
etoxietano
.
)
 (
Os nomes dos 
álcoois
 são formados por prefixo, uma palavra intermediária e um sufixo, da seguinte forma:
Prefixo
 - indica o número de carbonos: 1
 
met
, 
2
 
et
, 3 
prop
, 4 
but
, 5 
pen
t
, 
6 hex, 7 
hept
, 8 
oct
, 9 non, 10 
dec
.
Intermédio
 - indica o tipo de ligação química: 
an
 para ligações simples, 
dien
 para 
2
 duplas , in para 1 tripla, 
diin
 para 2 triplas, 
enin
 para 1 dupla e 1 tripla.
Sufixo
 - indica a função orgânica. Neste caso, 
ol
 é o sufixo para os 
álcoois
.
EXEMPLO DE ÁLCOOIS E SUAS APLICAÇÕES:
Os principais 
álcoois
 são o etanol e o metanol.
O 
etanol
 ou álcool etílico (fórmula molecular C
2
H
6
O) é o tipo de álcool utilizado nas bebidas alcoólicas e nos combustíveis.
Ele tende a substituir o lugar da gasolina. Isso porque ele é mais econômico e não produz dióxido de enxofre (SO
2
), ou seja, é menos poluente.
Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a produção de etanol a nível mundial. 
No nosso país, a sua principal matéria-prima é a cana de açúcar.
O 
metanol
 ou álcool metílico (fórmula molecular é CH
3
OH) é utilizado como solvente na indústria farmacêutica e também como combustível de carros de corrida.
É altamente tóxico, motivo pelo qual a sua ingestão pode provocar graves danos e até mesmo a morte.
Há também o álcool iodado, que é usado como um 
antisséptico
, e o álcool 
isopropílico
, que é usado para limpar aparelhos eletrônicos.
A glicerina ou glicerol, por sua vez, é usado em produtos de cosmética. Enquanto o 
xiliton
 é um 
poliálcool
 usado como adoçante natural.
) (
ÁLCOOIS:
Os 
álcoois
 são elementos que fazem parte das funções orgânicas da Química. São compostos orgânicos que contêm um ou mais grupos hidroxila (OH) ligados diretamente a um carbono saturado.
Veja como os 
álcoois
 são definidos:
– Fórmula geral: R – OH.
– Nomenclatura: usa-se o sufixo 
ol
.
– 
I.U.P.A.C.
: Prefixo indicativo ao número de carbonos + 
an
, 
en
 ou in + 
ol
.
– USUAL: Palavra ALCOOL + prefixo indicativo ao número de carbonos + ÍLICO.
)

Mais conteúdos dessa disciplina