Buscar

literatura infantil A1

Prévia do material em texto

· 
	
Leia o trecho a seguir.
“O interesse dos intelectuais pelo conto popular surgiu no século XVII após a publicação de Charles Perrault de sua obra Contos de Mamãe Gansa com material recolhido dos contos franceses que transitavam entre os camponeses, num período em que as fadas e o maravilhoso vinham encantando os nobre salões da França”.
 
PINHEIRO, N. M. L. P. Como você está diferente, vovó! Aspectos sócio-históricos dos contos populares . Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. p. 11.
 
Considerando o trecho apresentado sobre o contexto de surgimento do conto popular, a obra
Contos de Mamãe Gansa e suas características , analise as afirmativas a seguir.
I. As temáticas ligadas à moral e ao ideal de humanidade estão presentes na obra de Perrault.
II. Os Contos da Mamãe Gansa
são a principal obra de Perrault.
III. Os Contos da Mamãe Gansa
referem-se a uma organização das fábulas de Esopo.
IV. A linguagem utilizada por Perrault é simples e coloquial.
 
Estão corretas:
		Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Charles Perrault foi um grande contador de histórias, reunindo-as na obra Contos de Mamãe Gansa , que apresenta contos de fada para crianças, advindos da tradição oral. O autor não desenvolveu fábulas.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“A denominação de gêneros literários, para diferentes grupamentos das obras literárias, fica mais clara se lembrarmos que gênero (do latim genus-eris) significa tempo de nascimento, origem, classe, espécie, geração. E o que se vem fazendo, através dos tempos, é filiar cada obra literária a uma classe ou espécie; ou ainda é mostrar como certo tempo de nascimento e certa origem geram uma nova modalidade literária”.
 
SOARES, A. Gêneros literários . 7. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 7.
 
A respeito dos gêneros literários voltados à infância, os que possuem uma moral explícita e implícita, respectivamente, são:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
fábula e contos de fada.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O gênero narrativo apresenta muitas subdivisões, as quais, porém, possuem algo em comum: contam uma história. No entanto, sempre há um elemento que diferencia um gênero do outro; a Fábula, por exemplo, possui uma moral da história explícita, já no Conto de Fada a moral é implícita.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Mastroberti (2011, p. 105), “é crescente, contudo, a confusão no que tange a classificação de um texto como adaptativo - qual a diferença entre adaptar e traduzir, sobretudo para o leitor infantil? Ou ainda: não seria todo texto infantil uma tentativa de adaptação, no sentido em que o autor deve traduzir sua voz discursiva de adulto para tornar-se compreensível e agradável à criança?”.
 
MASTROBERTI, P. Adaptação, versão ou recriação? Mediações da leitura literária para jovens e crianças. Revista Semioses , Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, fev. 2011. p. 105.
 
Considerando o exposto sobre adaptação, tradução e recriação e o conteúdo estudado ao longo da disciplina Literatura Infantil, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Adaptação é sinônimo de tradução, visto que, ao longo do processo, altera-se o texto.
II. Faz parte da adaptação literária adequar o estilo, o assunto e a linguagem.
III. Quando se traduz uma obra, realiza-se uma transposição de uma língua estrangeira para uma língua nativa.
IV. Cabe ao adaptador atuar sobre um dado objeto, a fim de adequá-lo para uma dada faixa etária.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Estão corretas as afirmativas II, III e IV. Quando um texto é adaptado, observa-se, primeiramente, o público ao qual ele se destina. Então, diante disso, pode-se adaptar a linguagem, o assunto e o estilo de escrita. A tradução refere-se, basicamente, à transposição de uma língua original para outra, exterior.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a citação a seguir.
“Um dos papéis da arte na vida social, hoje [...] é a formação de um novo homem, uma nova sociedade, uma nova realidade histórica, uma nova visão do mundo”. A obra literária é “um objeto social; para que exista é preciso que alguém escreva e um outro a leia”.
 
YUNES, E.; PONDÉ, G. Leitura e leituras da literatura infantil . São Paulo: FTD, 1988. p. 10; 38.
 
Dado o exposto na citação apresentada e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina Literatura Infantil, a função social da literatura é:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
fazer um retrato da sociedade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A função social da literatura é retratar/refletir a sociedade, uma vez que o laço que une literatura e sociedade é indissociável. Logo, a literatura cumpre uma prática ética, social e ideológica.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
“[...] a gênese da literatura infantil está centrada no processo de adaptação da tradição oral para a escrita, em que os contos folclóricos são as fontes para a produção das primeiras narrativas para criança. [...] a modalidade escrita também é adaptada para a infância, como os clássicos. É necessário adequar em dois níveis, o primeiro em termos de registro lingüístico, do oral para o escrito, [...] e do escrito para o escrito”.
 
CARVALHO, D. B. A. de. Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens, que gênero textual é adaptado? In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 5., 2009, Caxias do Sul. Anais ..., Caxias do Sul, 2009, p. 2.
 
Dado o exposto sobre as adaptações literárias desde a sua gênese, analise as afirmativas apresentadas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Ao transpor os contos de fada, por exemplo, da oralidade para a escrita, o processo de adaptação é efetivado.
II. ( ) No século XIX, a maioria da literatura destinada ao público infantil era adaptada.
III. ( ) A escolha de obras adaptadas de autores canonizados é um recurso eficaz para o processo de ensino-aprendizagem.
IV. ( ) Em sala de aula, é preferível, independente da faixa etária, que os alunos tenham contato com o texto original.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência correta é: V, V, V, F. Desde o surgimento de uma concepção de criança, no século XIX, passou-se a adaptar histórias para as crianças, sejam elas advindas dos contos de fada ou das fábulas. Assim, quando ocorre a transposição da oralidade para a escrita, ocorre um processo de adaptação, visto que há seleção lexical e um cuidado, levando em consideração o público ao qual a obra se destina. Na sala de aula, quando o professor opta pela leitura de uma adaptação de um clássico, não está menosprezando a obra original, porém dando condições, muitas vezes, para que aquela obra/história seja lida, promovendo, assim, o processo de ensino-aprendizagem.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Durante a Idade Média, [...] a escola era uma instituição precária, desorganizada, demasiado subjectiva e instável, vulnerável à transmissão de crendices, superstições e ideias fantasistas variadas. [...] Além das escolas eclesiásticas medievais, estabelecidas inicialmente com o desígnio de formar clérigos, existiam somente certos cursos inconsistentes, assegurados por professores e mestres-escola, livres de determinar os seus próprios curricula arbitrariamente. Nesta época, poucas eram as crianças que iam à escola e as que iam também não permaneciam aí por muito tempo”.
FONTES, O. M. Literatura Infantil: Raízes e Definições. Cadernos de Estudo 14 , Escola Superior de Educação de Paula Frassinettil. Disponível em: <http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/download/134/103.>. Acesso em: 02 abr. 2019.
 
Com base no excerto apresentado e considerando o conteúdo estudado sobre a educação,em especial, a infantil, do período medieval, analise as afirmativas a seguir.
I. A criança era vista como um adulto em miniatura.
II. Não havia uma literatura destinada, especificamente, para crianças.
III. A criança podia participar de todas as esferas da vida adulta.
IV. Na Idade Média, a escola era aberta a toda a população.
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A escola era pouco frequentada na Idade Média. Apenas membros da Igreja e da nobreza tinham acesso a ela. Quando a escola foi aberta ao público, havia pouca procura, pois a população se isentava pouco do trabalho.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“A tradição oral vem de tempos muito remotos e fazia parte das trocas culturais anteriores ao advento da escrita. Assim, a única forma de as sociedades manterem vivas as suas tradições era com a narração de suas histórias”.
 
PINHEIRO, N. M. L. P. Como você está diferente, vovó! Aspectos sócio-históricos dos contos populares . Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. p. 11.
 
Considerando o excerto a respeito da transmissão de histórias por meio da oralidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ensinamentos das histórias de tradição oral são destinados ao público do período de seu surgimento.
II. As narrativas orais também são conhecidas como narrativas primordiais.
III. As narrativas orais conservam os valores e as ideologias oriundos do local de seu surgimento.
IV. As narrativas orais podem abordar os problemas do dia a dia, como trabalho, família, poder, dentre outros.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Os ensinamentos das histórias de tradição oral são destinados a todos os públicos, de diferentes período e locais, visto que são histórias que sobrevivem ao tempo.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere o excerto a seguir.
“[...] parte do acervo da literatura infantil e juvenil considerado clássico é fruto de adaptações. Por isso, o modelo de literatura endereçado ao infante é, muitas vezes, o clássico adaptado. Isto é, as normas literárias e sociais introjetadas no imaginário infantil são retiradas do texto literário já devidamente legitimado pela comunidade, tendo como conseqüência a composição do horizonte de expectativas desse leitor com base no universo canônico”.
 
CARVALHO, D. B. A. de. Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens, que gênero textual é adaptado? In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 5., 2009, Caxias do Sul. Anais ..., Caxias do Sul, 2009, p. 3.
 
Analise as afirmativas a seguir, considerando o trecho apresentado sobre as adaptações: como devemos trabalhá-las em sala de aula?
 
I. Deve-se apresentar o texto adaptado como arte, que é passível de um diálogo intertextual com outros textos/artes.
II. Deve-se expor que o texto adaptado não possui originalidade.
III. Deve-se apresentar o contexto de produção da obra original e de sua adaptação.
IV. As adaptações devem ser utilizadas em último caso, pois são obras menores.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Estão corretas: I e III. Toda obra de arte pode sofrer intertextualidade e fazer referência a uma obra já existente. Assim, devemos entender o texto adaptado. É imprescindível, então, que, em sala de aula, comentemos sobre as duas obras, a original e a adaptada, sobre seus contextos de produção e sobre as adequações necessárias.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a citação a seguir.
“A literatura vista como ‘pilar’, responsável pelo bem-estar do homem presentifica o tema da finalidade da literatura. Uma delas – a da formação – [...] atribui à literatura a função de humanizar o homem [...]. A obra de arte, uma vez em interação com o receptor, se transforma em objeto estético e tem, então, a capacidade de transformá-lo”.
 
MÜGGE, E. A função formadora da literatura. Revista Línguas & Letras , Unioeste, v. 14, n. 27, 2013. p. 9.
 
Assim, no que se refere à formação propiciada pela Literatura Infantil, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
Apresenta modelos de comportamento à criança, os quais colaboram para sua integração em sociedade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A literatura destinada às crianças possui uma linguagem didática, que possibilita a transmissão de modelos comportamentais, que contribuem para a sua inserção em sociedade. Os textos para as crianças costumam discutir valores, situações e possíveis problemas, os quais estão ligados ao viver em sociedade.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a citação a seguir.
“A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutura maniqueísta, a fim de demarcar claramente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nessa tradição”.
 
SILVA, A. L. da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM, v. 2, n. 2, jul/dez, 2009. p. 137.
 
Dada a citação e considerando a trajetória do desenvolvimento da Literatura Infantil, analise as afirmativas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As Fábulas
e As Aventuras de Telêmaco , escritas por Fénelon, marcam a produção literária direcionada às crianças.
II. ( ) A produção literária voltada ao público infantil ganhou força no século XVIII, a partir do conceito moderno de infância.
III. ( ) Um dos representantes da Literatura Infantil é La Fontaine, produtor de Contos de Fadas.
IV. (  ) As obras de Esopo não eram destinadas a crianças, mas podem ser lidas devido a sua estrutura e função didática.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A produção literária é marcada com publicação das fábulas do francês Fénelon. Por possuírem a função moral, que é didática, as fábulas tornam-se atemporais e podem ser lidas por crianças, jovens e adultos, por isso a obra de Esopo é muito utilizada ainda nos dias de hoje. Um dos autores mais importantes de Fábulas é Jean de La Fontaine. Vale pontuar que, após a concepção de criança no século XVII, as produções para esse público começaram a crescer.
	
	
	
Domingo, 1 de Março de 2020 17h50min47s BRT

Continue navegando