Buscar

avaliativa discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezado estudante, responda em que medida, na Sociedade Contemporânea, a informação é fonte de poder, como se produzem e se reproduzem as informações hoje e quais suas implicações sobre as estruturas de poder em nossa atual sociedade:
Baseie sua resposta na leitura do textos disponibilizados pela disciplina, bem como nas ATIVIDADES PRÁTICAS 1 e  2.  
Sua postagem deverá ter entre uma média de 30 linhas (semelhante a uma redação).
Reporte-se ao conteúdo da disciplina  (livro-texto; aulas virtuais, atividades práticas) e, como suporte a sua argumentação, busque estabelecer relações com as tramas (episódios da série Black Mirrow).
Há séculos a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada do poder. O poder de construir, transportar, dominar, informar. E se ao longo dos séculos a tecnologia mudou muito, algo que pouco mudou foi o fato de que o poder gerado por ela sempre foi muito centralizado. Mas isso agora também está mudando e muito rapidamente.
Na sociedade contemporânea, a informação tem sido cada vez mais valorizada, sobretudo com os novos meios de comunicação de forma que passam a apresentar maior impacto a sociedade, por conta de uma maior visibilidade que os meios tradicionais (rádio, televisão).  Se ela já foi fonte de monopólio do Estado, de  Igrejas ou de poucas empresas, com a internet e com a democratização do acesso a ela, hoje o poder está espalhado pelas mãos de pessoas de todos os países, crenças e classes sociais.
Por isso é necessário que as informações sejam de fontes concretas, para não reproduzirem informações falsas, pelo fato, do aumento do poder que a imprensa tem em modificar a opinião das pessoas,levando ao mal entendimento de determinados assuntos que estão ligados a repressão.

Outros materiais