Buscar

TECNOLOGIA E CIENCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA:
A realidade virtual (VR) é uma tecnologia capaz de enganar os sentidos de uma pessoa por meio de um ambiente virtual criado a partir de um software. Quando são inseridos efeitos visuais, sonoros e táteis, a realidade virtual permite que o usuário adentre em um ambiente simulado com ou sem a interação do usuário.
CIÊNCIA
Para poder usar a realidade virtual o usuário deve ter três componentes principais: um equipamento capaz de executar o software, um equipamento de visualização que ficara preso na frente dos olhos e algum tipo de dispositivo de controle. Estes componentes atuam em conjunto para gerar em frente aos olhos do usuário um novo ambiente. Esta atuação é capaz de enganar os sentidos de qualquer um, de forma que a mente acredita que aquilo é real.
O componente básico de todos os gadgets de Realidade Virtual está na visão estereoscópica, que é a captação e sobreposição de duas imagens 2D sutilmente diferentes, que o nosso cérebro acaba por interpretar com uma 3D, para se assemelhar com a forma que os nossos olhos enxergam o mundo. Esse papel pode ser cumprido por um visor LCD com duas fontes de imagem ou por dois visores LCD (um para cada olho), com uma taxa de quadros de no mínimo 60 fps.
Outro ponto importante para a realidade virtual é o movimento. Com o dispositivo preso na cabeça, não importa para onde a pessoa olhe, a visão gerada lhe acompanhará. Isto é possível porque os dispositivos de Realidade Virtual são equipados com aparatos chamados de IMU (unidade de medição inercial). As IMUs são estruturadas em três componentes principais: um acelerômetro, um giroscópio e um magnetômetro.
O acelerômetro analisa os movimentos feitos com o aparelho através de um pequeno chip composto de molas de silícios. Ele que permite que o aparelho fique com a tela deitada quando você está na horizontal.
O giroscópio é responsável por detectar a inclinação, posição do aparelho, orientação, direção, movimento angular e rotação do aparelho para maior diversidade de funções.
Magnetômetro aperfeiçoa os resultados do GPS através da captação do campo eletromagnético, ele age como uma bússola detectando o polo norte magnético do planeta.
Alguns dispositivos de Realidade Virtual que visam melhorar o rastreamento posicional e de movimento, além das informações fornecidas pela IMU, contam com câmeras de rastreamento. Estes equipamentos localizam marcadores posicionados nos objetos e, através do uso de luz infravermelha ou refletores, conseguem determinar com precisçao a posição do dispositivo de VR no ambiente.
Os controles também são importantes componentes para uma experiência completa com a Realidade Virtual. Estes dispositivos permitem que, quando manipulados, o usuário interaja com o mundo virtual. Quanto mais perto das rotinas reais eles se aproximarem, melhor será a experiência.

Outros materiais