Buscar

Questão 1-2

Prévia do material em texto

Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O que são modos discursivos? Assinale a alternativa abaixo que traz a resposta correta.
Escolha uma:
a. Nenhuma das demais alternativas está correta.
b. São classificações dos textos conforme sua função (informar, dar instruções, dar ordens, etc.).
Justificativa: Pareja (2013), baseada em Serafini (1991), define modos discursivos da seguinte maneira: “Um texto [oral ou escrito] pode ser classificado de acordo com a forma como a ideia é organizada discursivamente. São os chamados ‘modos discursivos’, que, normalmente, mesclam-se e podem e ar presentes em vários tipos de textos” (p.86). Um texto e mesmo um gênero textual podem apresentar mais de um modo discursivo.
c. São as formas de se classificar textos de acordo com o modo como suas ideias estão organizadas.
d. São classificações dos textos conforme seu caráter oral ou escrito.
e. São divisões estanques que classificam os textos, de modo que um texto não pode conter nunca mais de um modo discursivo.
Feedback
A resposta correta é: São as formas de se classificar textos de acordo com o modo como suas ideias estão organizadas..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que o fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento nos possibilita, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. Análise as assertivas apresentadas abaixo e selecione a que se refere a FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO:
Escolha uma:
a. Fichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas.
b. é o primeiro passo de uma boa produção textual, principalmente no ambiente acadêmico.
O fichamento bibliográfico, como o próprio nome esclarece, caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra. Usa-se, também, para coletânea de artigos ou capítulos de livros, preferencialmente agrupando-se por área. P. 42.
c. tem como meta transcrever trechos literais da obra lida, podendo acrescentar algumas considerações do leitor. Preferencialmente, deve-se colocar o título e subtítulos conforme a obra original.
d. capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos, etc., ligados às ideias principais.
e. caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra.
Feedback
A resposta correta é: caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando discute-se como a língua se apresenta socialmente, há duas distinções: a norma culta ou padrão e a norma popular ou cotidiana. Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta a respeito desses conceitos.Quando discute-se como a língua se apresenta socialmente, há duas distinções: a norma culta ou padrão e a norma popular ou cotidiana. Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta a respeito desses conceitos.
Escolha uma:
a. A norma padrão é considerada mais desprestigiada socialmente.
b. A norma popular é considerada de maior prestígio, pois está ligada à tradição gramatical.
c. A norma padrão é a mesma em qualquer região do país.
d. A norma popular é considerada a de maior prestígio, já que se utiliza das normas gramaticais.
e. A norma popular é considerada de menor prestígio, apresenta repetições e gírias.
#Gabarito: De acordo com o livro da disciplina, na página 16: “A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usar um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.”
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A norma popular é considerada de menor prestígio, apresenta repetições e gírias..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os autores Villaça & Travaglia (2006, p.47) indicam duas grandes modalidades de coesão: a coesão remissiva ou referencial e a coesão sequencial. Leia cuidadosamente as afirmações abaixo a respeito destes dois tipos, e assinale a alternativa que se refere a coesão referencial.
Escolha uma:
a. A coesão referencial só pode ser feita por meio de pronomes.
b. A coesão sequencial é obtida através da substituição.
c. A coesão referencial ocorre na superfície textual entre dois ou mais elementos.
Justificativa: Segundo Koch & Travaglia (2006, pp.47-8), “[a] coesão referencial é a que se estabelece entre dois ou mais componentes da superfície textual que remetem a (ou permitem recuperar) um mesmo referente”; segundo os mesmos autores, ela é obtida através da substituição (anáfora, catáfora e uso de proformas para se referir a uma mesma coisa) e da reiteração (uso de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos etc). A coesão sequencial, por sua vez, pode ser feita através da recorrência (sequenciação parafrástica: recorrência de termos e estruturas, de conceitos semânticos etc) ou da progressão (seqüenciação frástica: manutenção temática e encadeamentos). O encadeamento e a manutenção temática não impedem a mudança de assunto, apenas garantem que haja alguma relação compreensível entre os diversos assuntos; a coesão referencial pode ser feita por meio de pronomes, mas não exclusivamente.
d. Os elementos que compõem a coesão referencial não têm nada a ver um com o outro.
e. A coesão sequencial impede que um texto mude de assunto.
Feedback
A resposta correta é: A coesão referencial ocorre na superfície textual entre dois ou mais elementos..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo (PAREJA, Cleide, 2013, p. 71) no texto descritivo a coerência se dá quando o leitor consegue visualizar, com a forte adjetivação das cores, volume, odor, textura, dimensões, o todo a partir dessas características. Assinale a opção a qual descreve as características do texto descritivo.
Escolha uma:
a. O texto descritivo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de várias ações reais ou imaginárias.
Resposta Correta: O texto descritivo é caracterizado por descrever algo ou alguém detalhadamente, sendo possível ao leitor criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito, de acordo com a descrição efetuada.
b. O texto descritivo é caracterizado pela coerência a qual está relacionada com a função de uma linguagem espacial das características daquilo que se narra.
c. O texto descritivo é caracterizado com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.
d. O texto descritivo é caracterizado por descrever algo ou alguém detalhadamente, sendo possível ao leitor criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito, de acordo com a descrição efetuada.
e. O texto descritivo é caracterizado por conter informações efemeridade, posto que favorecem o conhecimento de informações atuais de forma que possuem o propósito de difundir o que acontece de novo.
Feedback
A resposta correta é: O texto descritivo é caracterizado por descrever algo ou alguém detalhadamente, sendo possível ao leitor criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito, de acordo com a descrição efetuada..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É sabido que há diferenças entre a língua escrita e a falada. Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta a respeito da escrita ou da fala.
Escolha uma:
a. A fala possui regras pré-estabelecidas pela gramática.
b. A fala não possui regras tão rígidas quanto à escrita.
c. A escritanão possui regras tão rígidas quanto à fala.
d. A escrita aceita qualquer regra.
e. A fala prescinde a escrita.
A grande diferença entre a fala e a escrita é que “São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico.”
Feedback
A resposta correta é: A fala não possui regras tão rígidas quanto à escrita..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O resumo é um dos gêneros textuais mais importantes. Analise as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência.
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original.
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo.
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto.
IV – O resumo deve-se ater às informações principais do texto.
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V – V – F – F – V.
b. V – F – F – V – V.
c. V – V – V – F – F.
d. V – V – F – V – F.
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original. VERDADEIRO.
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo. VERDADEIRO.
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto. FALSO.
IV – O resumo deve-se ater às informações principais do texto. VERDADEIRO.
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo. FALSO.
e. V – F – V – V – F.
Feedback
A resposta correta é: V – V – F – V – F..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As quatro habilidades necessárias ao processo de comunicação, de acordo com Pareja, são:
Escolha uma:
a. Compreender, responder, ler e escrever.
b. Articular adequadamente as palavras, escrever, gesticular e ouvir.
c. Ouvir, falar, ler e escrever.
d. Pensar, ouvir, ver e escrever.
As quatro habilidades necessárias ao processo de comunicação, ou seja, para dominar a linguagem como língua estruturada, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio. Quanto mais interações fizer no nível desses quatro domínios, mais a habilidade irá se desenvolver.
e. Perceber, relacionar e transmitir.
Feedback
A resposta correta é: Ouvir, falar, ler e escrever..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O quarto capítulo de nosso livro de curso (PAREJA, 2013) demonstra o papel exercido pelas conjunções para o funcionamento da coesão textual. Leia os enunciados de I a III, abaixo; repare que todos eles têm conjunções destacadas em negrito. Analise as afirmativas a seguir, e em seguida assinale a alternativa que corretamente determina que tipo de coesão está sendo exemplificada pelos enunciados.
I. Ela não telefonou, nem mandou mensagem.
II. Paula foi contratada pela empresa, mas Iolanda não perdeu a esperança de ser chamada.
III. Ernesto prometeu me pagar hoje, porque hoje ele recebe seu pagamento.
Escolha uma:
a. No enunciado II, temos um conectivo coordenativo por adição.
b. No enunciado III, o elemento em destaque não é um elemento coesivo.
c. Nenhum dos enunciados apresenta conexão por alternância.
Justificativa: No enunciado I, temos um conectivo coordenativo por adição; no enunciado II, temos um conectivo coordenativo por oposição/contraste; no enunciado III, temos um conectivo coordenativo por explicação.
d. Nenhum dos enunciados apresenta conexão por adição.
e. No enunciado I, temos um conectivo coordenativo por explicação.
Feedback
A resposta correta é: Nenhum dos enunciados apresenta conexão por alternância..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos. A língua pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou norma-padrão e a modalidade coloquial, ou língua cotidiana. Diante do exposto, marque a alternativa que conceitua a norma culta/ padrão da língua:
Escolha uma:
a. Língua padrão está associada às diferentes regiões de um país, valorizando o modo de cada grupo se comunicar.
b. A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
c. Língua padrão é aquela associada às gírias.
d. A modalidade culta é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão.
e. A modalidade popular é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
Feedback
A resposta correta é: A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação..

Continue navegando