Buscar

Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher - MISCO III

Prévia do material em texto

Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM)
Programa Materno Infantil (PMI) das décadas de 30, 50 e 60 tinham uma visão restrita onde a mulher era assistida, exclusivamente em sua função reprodutiva, com ações dirigidas à mãe e ao seu filho.
1984: MS criou o PAISM, que tem como diretrizes e princípios as propostas de descentralização, hierarquização e regionalização dos serviços, e integralidade e equidade da atenção.
Esse programa inclui ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em: 
· Clínica ginecológica; pré-natal, parto e puerpério; climatério; planejamento familiar; IST; câncer de colo de útero e de mama; etc.
Apesar das mudanças e avanços, a Área Técnica de Saúde da Mulher viu a falta de algumas questões importantes como: 
· Atenção às mulheres rurais, com deficiência, negras, indígenas, presidiárias e lésbicas; participação nas discussões; atividades sobre saúde da mulher e meio ambiente.
2004: PAISM ganha status de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Humanização e Qualidade: 
· São indissociáveis.
2011: MS, em parceria com diversos setores da sociedade elabora o documento com a segunda reimpressão desta política que traz uma série de diretrizes e objetivos gerais e específicos.
Diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher:
· Deverá atingir as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as suas especificidades; A elaboração, a execução e a avaliação das políticas deverão se nortear pela perspectiva de gênero alcançando todos os aspectos da saúde da mulher; A gestão deverá estabelecer uma dinâmica inclusiva, para atender ás demandas emergentes ou demandas antigas, em todos os níveis assistenciais.
Objetivos Gerais do PAISM:
· Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro; Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil; Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no SUS.
Objetivos Específicos e Estratégias do PAISM:
· Mortalidade materna, com subdivisões que abrangem: precariedade da atenção obstétrica; abortamento em condições precárias, precariedade da assistência em anticoncepção, IST/HIV/Aids; Violência doméstica e sexual; A saúde de mulheres adolescentes; Saúde da mulher no climatério/menopausa; Saúde mental e gênero; Doenças crônico-degenerativas e câncer ginecológico; Saúde das mulheres negras; Saúde das mulheres indígenas; Saúde das mulheres lésbicas; Saúde das mulheres residentes e trabalhadoras na área rural; Saúde das mulheres em situação de prisão.
Atenção à Saúde da Mulher:
· Modalidades de atendimento; Consulta médica e de enfermagem por demanda espontânea; Consulta programada – pré-natal; Coleta de CP e exame de mamas; Atividades de grupos educativos; Ações de promoção a saúde (oficinas de trabalho e renda, reuniões comunitárias, grupos de caminhadas, atenção domiciliar-visita,consulta,internação).

Continue navegando