A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
pedagogia da educação infantil 1 e 2

Pré-visualização | Página 1 de 3

1.
	As múltiplas linguagens exploradas na Educação infantil reforçam a necessidade de que se deve oferecer às crianças diferentes estratégias, recursos e caminhos para o desenvolvimento da aprendizagem, com ênfase nas habilidades e competências. Estas linguagens encaixam-se nos Eixos Norteadores da Educação Infantil que referem-se à interação, à brincadeira e à aprendizagem. Cada linguagem apresenta suas próprias características. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- Linguagem oral e escrita: refere-se à fala e aos primeiros contatos com as letras.
II- Natureza e sociedade: refere-se à relação que o homem estabelece com a natureza.
III- Música e Artes visuais: refere-se à aprendizagem de instrumentos musicais, pensando em formar músicos profissionais no futuro.
IV- Brincadeiras e Jogos infantis: refere-se aos momentos lúdicos, em que as crianças brincam livremente, sem nenhuma pretensão pedagógica.
V- Educação e saúde: refere-se aos cuidados da criança com o próprio corpo, com sua higiene e com o ambiente em que vive.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Neste espaço as crianças de 0 a 1 ano podem descansar ou dormir, pois há colchões ou colchonetes a sua disposição, para que se sintam relaxadas e tranquilas, num ambiente seguro e repousante. Poderá haver música ambiente para facilitar a calma e o descanso das crianças, além de móbiles de diferentes materiais para distraí-las. Sobre o espaço mencionado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sala de atividades.
	 b)
	Sala de repouso.
	 c)
	Lactário.
	 d)
	Solário.
	3.
	O brinquedo promove e estimula o desenvolvimento do bebê. Nessa fase, o movimento dele torna-se mais organizado e a atividade cognitiva é mais ativa. São muitos os brinquedos que podem ser oferecidos ao bebê nessa fase, uma opção são os brinquedos que fazem barulho. Pensando nos brinquedos que possam ser adequados ou inadequados para os bebês de 0 a um ano e meio, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Adequados.
II- Inadequados.
(    ) Quebra-cabeça, chocalhos e móbiles sonoros.
(    ) Brinquedos para morder, brinquedos para bater, móbiles sonoros.
(    ) Blocos lógicos, brinquedos de empilhar, jogos de memória musical.
(    ) Bambolês, letras móveis, brinquedos para morder com chocalhos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II.
	 b)
	I - I - I - II.
	 c)
	II - I - II - II.
	 d)
	II - II - II - I.
	4.
	O professor da Educação Infantil necessita criar vínculos com a criança e ter conhecimento das etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma, o professor necessita planejar suas ações pautadas nas Múltiplas Linguagens e nos Eixos Norteadores. Sobre o planejamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Na Educação Infantil, o cuidar e o educar caminham juntos. A família não necessita participar e entender os objetivos do planejamento.
(    ) O professor deve refletir sobre o planejamento, pois é um momento de pensar em ações que contribuem para o desenvolvimento da criança.
(    ) O planejamento é um instrumento indispensável para atingir os objetivos, pois a Educação Infantil não pode mais ser vista como assistencialista.
(    ) No planejamento, o professor não necessita se preocupar com as especificidades de cada um do grupo. Desta forma, ele pode elaborar uma lista única de objetivos para todas as crianças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Crianças de 0 a 1 ano possuem ritmo próprio, por isso os espaços devem proporcionar seu desenvolvimento corporal com locais em que possam engatinhar, rolar e observar, além de serem aconchegantes. Estes espaços devem contemplar o brincar, o dormir, o alimentar, entre outros aspectos necessários ao desenvolvimento integral. No que diz respeito a esses espaços, analise as sentenças a seguir:
I- Para esta faixa etária deve haver espaços que estimulem o desenvolvimento da criança, contemplando: sala de repouso, sala para realização de atividades, fraldário, solário e lactário.
II- O fraldário deve ser organizado com armários ou prateleiras para guardar as fraldas e os materiais de higienização, bem como ter uma bancada para a troca de fraldas.
III- A sala de repouso deve ser organizada com tapetes peludos e aconchegantes, além de possuir um aparelho de TV, para que as crianças possam se entreter.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	A instituição de Educação Infantil deve se preocupar com a organização do espaço, pois por meio deste a criança amplia suas experiências. Este espaço deve contemplar as necessidades e interesses sociais. Portanto, é importante que o ambiente educativo seja organizado, assim como os próprios objetivos pedagógicos. Com relação à organização dos espaços para crianças de 1 a 6 anos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na Educação Infantil, o professor pode explorar vários ambientes, entre eles a sala multiuso/brinquedoteca. Neste espaço lúdico não há a necessidade de planejamento. As crianças brincam livremente.
	 b)
	A área externa é um dos espaços contemplados na instituição de Educação Infantil, que necessita ser amplo para que todas as crianças possam usufruir. É um espaço destinado às atividades que promovam o desenvolvimento infantil, para festas da escola e lazer.
	 c)
	Na sala de atividades, o professor deve planejar as atividades, porém não necessita organizar a sala conforme seu planejamento. Essa função é das crianças. Nesse espaço, a criança pode explorar os materiais que a professora disponibiliza.
	 d)
	No refeitório, as crianças têm a oportunidade de vivenciar um ambiente silencioso, uma vez que o professor se organiza para que cada turma tenha o seu horário preestabelecido nas refeições, evitando tumultos.
	7.
	Cabe ao professor da Educação Infantil planejar práticas que contribuem para um ensino de matemática que esteja articulado ao conhecimento real da criança. É necessário ser criativo para elaborar atividades que levem a criança a pensar, a exercitar o raciocínio. Enfim, comunicar-se matematicamente com o mundo que a cerca. Com relação à linguagem matemática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A criança desde pequena já realiza raciocínios matemáticos no cotidiano, por meio de contagens, agrupamentos, seriações. Contudo, o professor não deve considerar esses conhecimentos.
(    ) Enquanto brincam, as crianças criam regras, iniciam as noções espaciais, sequências, contam oralmente. Esses e outros conceitos desenvolvem a construção de conhecimentos matemáticos.
(    ) A criança necessita entender o quanto é importante saber justificar o seu próprio raciocínio, porque compreende que a solução não é tão relevante.
(    ) As crianças podem ser orientadas na compreensão de que as ideias matemáticas estão inter-relacionadas e que esta disciplina não está isolada das demais áreas do conhecimento.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	As crianças na faixa etária de 1 a 6 anos utilizam praticamente todos os espaços da instituição de Educação Infantil. A sala de atividades é um dos ambientes lúdicos visitados pelas crianças. Nela podem ser organizados os cantinhos que estimulam a imaginação, criação, fantasia, socialização e a brincadeira. Sobre os cantinhos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cantinho da fantasia.
II- Cantinho da leitura.
III- Cantinho do mercado.
(    ) Nesse espaço