Buscar

exercicios EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-As três funções que recaem sobre a EJA são: Reparadora; equalizadora; e qualificadora.
2-Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos significa repensar a prática educacional a partir dos seguintes aspectos: Individualismo; sintonia com o ambiente; prática social concreta; aprendizagem dialógica; comunidades de aprendizagem e multiculturalismo.
3-Em relaç às estrats pedag utilizadas pelo educador Paulo Freire na educ de adultos: Paulo Freire utilizava nas suas aulas as palavras geradoras, que faziam parte da vida cotidiana de seus alunos e, partindo destas, conduzia seus ensinamentos pautados no diálogo e na reflexão.
4-As mudanças no contexto do surgimento da socied da informação..., o foco da educ pressupõe: Necessid de mudança de uma educ como fato abstrato para uma educação como prática social concreta.
5-pode-se dizer que a palavra “utópico” sugere que a: Educação tenha como prática a unidade da denúncia e da anunciação.
6-a EJA será dest àqueles que não tiveram acesso ou contin de estudos nos Ens Fund e Médio ... A partir da citação desse artigo da LDB de 1996, pode-se afirmar:
A EJA vai muito além do caráter compensatório àqueles que não estud na época apropr, pois se alia à necessid atual de estudar e se aperf ao longo de toda a vida.
7-Assinale a afirmativa correta a respeito da motivação para as primeiras ações voltadas para os alunos jovens e adultos no Brasil. 
Era necessário reduzir o grande contingente de jovens e adultos analfabetos no início do século XX que colocavam entraves ao desenvolvimento do país.
8-Correlacionando o texto de Vasconcellos aos desafios educacionais que se convergem em um novo paradigma da educação, analise as afirmativas a seguir:?
9-Em relação ao analfabet funcional de jovens e adultos no Brasil contemporâneo, assinale a alternativa correta. 
A taxa de analfab funcional bras se encontra em 15,3% da populo com mais de 15 anos de idade que apres - de 4 anos de escolariz e não sabe ler nem escrever.
10-Sobre o campo educat, é import ter, pelo menos, 2 tipos de olhares pq não pod tentar adiantar o que acont nos tempos que virão sem fazer uma ref ao passado. A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
11-A definição dos aspec metod e estrat de aprend requer, por parte do prof, a compr do q ele quer e quais são os obj de aprend q os alunos dev alcançar. Assim, qual função da mediação crít na def de tais estrat? Fazer com o q prof refl sobre sua prát, buscando altern mais adeq, mas princip refl sobre o q pode fazer melhor.
12-O processo de aprender conceitos e fundamentos exige métodos e procedimentos que promovam a atividade cognitiva do educando. Considerando a aprendizagem de conceitos e princípios, é INCORRETO afirmar que: A aprendizagem de conceitos é diferente da aprendizagem significativa.
13-Durante (2007, p. 58) considera que "os conhecimentos prévios são construídos pelos indivíduos em sua interação com o mundo, através de processos sensoriais...: Para que a aprendizagem seja signifi, os educandos devem relacionar a nova infao conhec que já possuem, comparando-os e descobr novos saberes
14-Ana é professora de EJA. Visando tornar seus alunos mais independentes... Pode-se afirmar que o resultado obtido NÃO foi satisfatório porque: 
Ana não se certificou quanto ao procedimento escolhido, à eficácia da sua escolha e à validade da realização da tarefa
15-Em uma lógica de ensino-aprendizagem, às estratégias dos alunos correspondem as estratégias dos profs. Estão corretas I e II - I. O 1º aspecto do proc ensino-aprend é a postura do prof na interação com o aluno. II. É import que o prof conheça o perfil da turma, para identif e fazer ajustes na implement de estratégias. 
16-Diante desta situaç hipot e dos mét para a alfabet de jovens e adultos, analise as afirmat : I. É import ressignific os conteúdos que serão trabalhados, para que se aprox dos valores/normas/atitudes relac ao tema de estudo. II. A seleção dos conteúdos deve consid o conhec q o educando traz, para que a aprend seja signif.
17-Considerando a intervenção pedagógica proposta por Rose, pode-se afirmar que o objetivo da aprendizagem é: 
evidenciar para os alunos que eles possuem muitos conhecimentos, mesmo sem ter passado por uma escola formal, a partir do contato com a cultura letrada.
18-Trabalhar esse tipo de conteúdo exige mais da postura do educador. A partir dessa ideia, marque a alternativa CORRETA: 
O educador deve fazer uma seleção de atitudes, normas e valores que são esperados do educando, relacionando-os à visão de homem que se deseja formar.
19- O efeito da prática do professor sobre a aprendizagem do aluno é um fator determinante. A atividade pedagógica do professor depende de alguns critérios. Estes são considerados para a prática do professor, EXCETO:b. Componente político e componente didático.
20-Um prof, buscando aplicar mét inovad, resolveu desenv o conteúdo, por meio do trab em grupo. .. Em relação à estrat adot pelo docente, assin a opção CORRETA:
d. A estratégia adotada permite maior domínio da classe pelo professor e total controle sobre o conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula.
21-Entre essas contribuições, é INCORRETO afirmar que: A escrita afeta nossa maneira de pensar.
22-A expressão diversidade no processo de ensino-aprendizagem significar que: para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada.
23-"Eu aprendi a conversar, eu era enrolado e não sabia desenv as palavras, eu me desenvi muito... Quando vc estuda, vc é mais respeit.”
O relato apres o signif que é atribuído ao uso da linguag oral. O signif do qual o texto trata está CORRET especif: no sentir-se respeit, melhorando-se a autoestima.
24-"Utilizando a linguag como um espelho da socied, pod começar a compree a nec patológica da socied de denominar o "dif", é correto: I. A linguag não só produz desiguald cult e sociais, mas tb é instr de poder. II. A linguagem é utilizada pela ideologia branca dominante para distorcer e falsear as realidades.
25-O depoimento acima demonstra uma importante função da leitura, que é: a influência na visão crítica do indivíduo.
26-O trabalho com a divers vai além de tratar as dif ou de trab a individ, pois, antes de tudo, favorece o diálogo. Neste sent, const uma nec da educação: 
criar espaço para a expressão de cada um e para a participação de todos
27-qual é o melhor tipo de texto para se trabalhar o conhec do aluno surdo e, assim, promover uma discussão saudável em sala de aula? Um texto de cunho social.
28-É por meio desse instr q ele se comun e interage socialm. Pod afirm q essa capac possib ao indiv a: satisf suas necs pessoais e sua partic ativa no mundo letrado.
29-pode-se caracterizar a inclusão em diversos aspectos, EXCETO: na exclusão das intervenções pedagógicas.
30-O trecho era "... respons viaduto o". João mostrou à prof, disse não ser possível tirar concl, pois falt inform eestas palavr não poderiam ser consideradas um texto.
A explicação da professora se deve: ao fato de palavras descontextualizadas não poderem produzir significado e, portanto, não serem consideradas como textos
31-Uma experiência transf pode ser obtida a partir de dif estrat, contudo um aspecto é fundamental. Assinale a alternativa que indica esse aspecto fundamental. Estas estratégias dependem da conduta do professor e da forma como ele as utiliza.
32-Em relação à utilização da mediação como uma experiencia transf, marque a opção em que a situação de mediação foi CORRETAMENTE retrat: 
O prof, diante das dificuld apresentadas pelo aluno, modif o estímulo, princip em casos em q este é mais dependente de estímulo e orientação para aprender.
33-José Lucas chegou à turma de EJA e, ao se apres, disse ter muita exp em montagem e desmont de comput. A exper deste aluno pode ajudá-lo a se sobressair em relação aos demais colegas? Sim, desde que esse conhecimento seja confrontado com outros níveis mais complexos.
34-“Uma das grandes distinções entre educaçãode adultos e a educação convencional é encontrada no proc de aprend em si mesmo. podemos concluir que na EJA: I,II e V. I- O conteúd e as exper do educ possuem a mesma import. II- A humild é uma caract essencial ao edu da EJA. V-Na EJA, o aluno aux na defin dos conteúd.
35-A andragogia é uma teoria que está voltada para a aprendizagem do adulto. NÃO é recomendado: 
I, II, III e IV ... I - aprend são realm depend – entram em área de conhec desconh, sem possuir experiência anterior. II - alunos não compree a relev de uma área de est p as taref ou os probl de vida. III - educ prec acum certo conj de conhec espec, a fim de ating um desemp nec. IV - alunos não sent a nec int de apr o cont
36-As experiências transformadoras estão atreladas à combinação forma e conteúdo. Como o educ pode pensar e realizar um ensino que favoreça as aprendizagens? Buscando conhecer o aluno e fazê-lo perceber suas capacidades para aprender.
37-Um dos seis princ da andrag def que adultos precisam entender a nec de se aprender algo, antes de se interessarem pelo conteúdo. Assim, algumas ferramentas devem ser utilizadas para aumentar o nível de conscientização ou a necessidade de saber no aluno. É exemplo desse tipo de ferramenta: a avaliação pedagógica
38-"A andrag utiliza fatos e inform das div esferas do conhec, não p fins de acum, mas por nec de soluc probl." (LINDEMAN, 1926). De acordo com esse frag, é corre: adulto utiliza os assuntos de aprendizagem para resolver problemas.
39-Em relação à tutoria em sala de aula, como forma de orientar a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, marque a opção INCORRETA: 
A tutoria pode auxiliar na identificação de deficiências e dificuldades de aprendizagem no aluno
40-Os adultos e jovens possuem crenças, valores, que são construídos e consolidados ao longo de suas vidas. Por isso, o processo de ensino-aprendizagem na EJA deve criar situações que permitam ao educando: o autoconhecimento

Continue navegando