Buscar

PELE E SUAS CAMADAS - ANATOMIA

Prévia do material em texto

pele e suas camadas
O tegumento ou pele cobre a superfície do corpo: 
· Protegendo-o das influencias ambientais danosas. 
· Protege os tecidos mais profundos contra danos, dessecação e invasão de organismos estranhos. 
· Contem as terminações sensitivas periféricas de muitos nervos sensitivos. 
· Tem parte importante na regulação temporal corpórea
· Síntese e armazenamento de vitamina D
É dividida em duas partes:
1. EPIDERME (ou cutícula) cobertura epitelial estratificado externa que desenvolve-se do ectoderma
· Avascular
· Terminações nervosas sensitivas livres estão esparsamente presentes dentro da epiderme. 
· Em alguns lugares como as palma das mão e a planta dos pés, ela é espessa, dura e de textura córnea 
· A cor da pele é devida à presença de pigmento melanina nas células da epiderme
· Estrato basal (ou germinativo): camada mais profunda que faz contato
 com uma lâmina basal (aderência). Apresentam células tronco que fazem a renovação da epiderme, fornecendo células que são perdidas na camada córnea. No estrato basal, há também os melanócitos e as células de Merkel
· Estrato espinhoso: as células têm aspecto espinhoso ancoradas umas nas outras por desmossomos que fornecem resistência à tração e coesão à camada epidermica. 
· Estrato granuloso: o citoplasma das células desta camada caracteriza-se por conter grânulos de querato-hialina (precursora da queratina) que parecem estar associados ao fenômeno de queratinização dos epitélios
· Estrato lucido: é constituída por várias camadas de células achatadas e intimamente ligadas. Também armazena queratina em alguma fase de sua maturação e se junta à camada córnea. Constitui-se, apenas, na planta do pé e palma da mão.
· Estrato córneo: é a camada mais superficial da epiderme. Compõe-se de várias camadas de células mortas e queratinizadas. Isto faz com que se forme ao redor de toda superfície do corpo uma barreira contra entrada de microrganismo e restringe a saída de água.
Há três tipos de Melanina, a saber:
· Eumelanina: tipo mais comum de melanina de coloração marrom ou preta, encontrada nas pessoas morenas.
· Feomelanina: melanina de coloração avermelhada e amarelada, que surge nas pessoas loiras e ruivas.
· Neuromelanina: pigmento escuro presente no cérebro. A perda desse tipo de substância pode levar a sérios problemas neurológicos, por exemplo, a doença de Parkinson.
2. DERME (ou cório) camada de tecido conjuntivo denso que desenvolve-se da mesoderme.
· É rija, flexível e elástica
· É bastante grossa na palma das mãos e planta dos pés, mais espessa na superfície dorsal do corpo que na ventral, e na parte lateral mais que na medial dos membros
· Nas pálpebras, no escroto e no pênis é excessivamente fina e delicada.
· Vascular e inervada
· O limite entre a epiderme e a derme, pricipalmente na pele grossa, é bastante irregular, devido a projeções da derme para a epiderme (papilas dérmicas) e de projeções da epiderme para a derme (cristas epidérmicas)
· Camada profunda ou reticular consiste no tecido conjuntivo fibroelastico, composto sobretudo de feixes colágenos, embora contenha numero variável de fibras amarelas elásticas em diferentes partes do corpo. As células dessa camada são principalmente os fibroblastos e histiocitos 
· Camada superficial ou papilar formado por tecido conjuntivo frouxo, consistem em numerosas eminencias vasculares altamente sensitivas – as papilas (sensibilidade da epiderme) – que se elevam perpendicularmente de sua superfície.
· As terminações nervosas encapsuladas estão envolvidas por uma cápsula de tecido conjuntivo. São os corpúsculos de Meissner (tato), os corpúsculos de Pacini (pressão) , os corpúsculos de Ruffini (calor) e os bulbos terminais de Krause (frio)
· Corpúsculos de Meissner: táteis. Estão nas saliências da pele sem pêlos (como nas partes mais altas das impressões digitais). São formados por um axônio mielínico, cujas ramificações terminais se entrelaçam com células acessórias.
ANEXOS DA PELE
1. Unha cada unha é convexa na sua superfície externa e côncava na interna, e está implantada por uma porção chamada raiz em um sulco da pele; a porção exposta é denominada corpo e a extremidade distal, borda livre
2. Pelos ausentes na palma da mão, planta do pé, superfície dorsal das falanges terminais e superfície interna dos lábios. desenvolvem-se dos folículos pilosos, invaginações da epiderme na derme e na hipoderme. Consistem em raiz (parte implantada na pele) e haste (a porção que se projeta na superfície).
· Ação bactericida
· Músculos eretores de pelo: músculo liso fixado à bainha dérmica e à derme papilar
· Um corte transversal do pelo mostra três camadas concêntricas de células queratinizadas: a medula, o córtex e a cutícula. 
· A cor do pelo é resultante da melanina nas células do córtex, fornecida pelos melanócitos localizados na matriz.
· 3 fases: crescimento, regressão (para de crescer) e repouso (cai os pelos)
3. Glândulas sudoríparas estão distribuídas pela superfície corporal, excetuando-se os lábios, o clitóris, os pequenos lábios, a glande e a superfície interna do prepúcio. Elas são abundantes nas regiões palmar e plantar
4. Glândulas sebáceas Elas são abundantes no couro cabeludo e ausentes na palma das mãos e na planta dos pés. O sebo é uma secreção oleosa que lubrifica a superfície da pele e do pelo, aumentando as características hidrofóbicas da queratina e protegendo o pelo.
Linhas de clivagem (langer):
ATT! QUEIMADURA

Mais conteúdos dessa disciplina