Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
7° atividade de nações de direito 44839 (1)

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE 7 –
Nos direitos das obrigações temos vários elementos que devem existir para que a própria obrigação exista. Que elementos são estes? Explique e de exemplos em cada um deles. A obrigação é composta por três elementos: 
1 Elemento pessoa: Trata-se do sujeito (pessoa) que vai englobar o sujeito ativo e sujeito passivo, Neste caso, a obrigação pode ser única, onde existe somente um credor e um devedor; múltipla: em que concorrem vários credores ou vários devedores.
2 Elemento material: É o objeto da obrigação que consiste na prestação (lícita e possível). Quanto ao objeto as obrigações podem ser: simples - quando a prestação abrange um único ato, ou uma coisa só; conjuntas – também chamadas de cumulativas, complexas ou compostas, quando recaem sobre muitas coisas e todas devem ser pagas ou cumpridas, Aqui libera-se o devedor entregando precisamente o objeto devido. Não pode entregar outro, ainda que mais valioso, caso o autor não concorde, isto somente será possível com a anuência do credor.
3 Vínculo jurídico: É o que liga o credor ao devedor para que este cumpra a prestação assumida e para que aquele possa exigir o devido cumprimento, inclusive judicialmente, ou seja, o vínculo cria uma relação de subordinação jurídica, obrigando o devedor a praticar certa prestação em proveito do credor.