Buscar

Métodos de estudo da Histologia

Prévia do material em texto

Métodos de estudo da Histologia 
Coleta: a partir de uma necropsia (procedimento utilizado para estudo anatômico de todos os órgãos ou tecidos, no animal morto).
Processo de preparação de lâminas: fixa-se parte do animal ou ele inteiro e isola-se o tecido de interesse. O material passa por uma série de álcoois para ser desidratado. O álcool substitui toda a água presente no material. O material é transferido pelo xilol, que substitui todo o álcool e clarifica os tecidos. O xilol é substituído por parafina líquida. O material é colocado em um suporte de alumínio onde será coberto com parafina, que endurece, para formar um bloco sólido. O bloco de parafina é colocado no micrótomo. O micrótomo é capaz de fazer cortes finos, pois o material foi endurecido. Os cortes saem em uma fita. A fita é transferida para uma lâmina com o auxílio de um pincel. Este processo é repetido para toda a peça, gerando centenas de lâminas. As laminas são coradas utilizando-se uma série de corantes e álcoois. A preparação será coberta com uma lamínula. Ao final do processo, estão prontas para estudo ao microscópio óptico. A parte da lamínula tem que ser colocado para cima, no microscópio óptico. 
Microscópio óptico
1. Lente ocular: é constituída por duas lentes que ampliam a imagem formada pelas objetivas e ajusta possíveis deficiências ópticas. Faz a ampliação da imagem real, formando uma imagem virtual e maior, sendo que ela também atua como lente de aumento, permitindo observar a imagem com mais detalhes. Essas lente possui aumento de 10 vezes e as lentes objetivas tem aumento variados. 
2. Tubo ou canhão: serve de suporte para as lentes oculares.
3. Revólver ou Óptico: utensílio giratório que tem como função portar as lentes objetivas. Objetivas são um sistema de lentes com diferentes aumentos e seu número varia de acordo com o microscópio.
4. Objetivas: lentes objetivas. Forma uma imagem real do objeto. Essas lente possui aumento de 10 vezes e as lentes objetivas tem aumento variados.
4x/0.10 (vermelha) multiplica por 10 (lente ocular) = 40 vezes de aumento.
10x/0.25 (amarela) multiplica por 10 (lente ocular) = 100 vezes de aumento.
40x/0.65 (azul) multiplica por 10 (lente ocular) = 400 vezes de aumento.
100x/1.25 (branca) multiplica por 10 (lente ocular) = 1000 vezes de aumento. Só é usada com óleo de imersão para não quebrar a lente ou a lâmina, pois ficam em contato. 
5. Braço ou coluna: está fixado à base e serve de estruturação para o restante do aparelho de microscopia.
6. Platina ou mesa: serve como apoio para o material a ser observado, possui uma passagem de vidro por onde os raios de luz atravessam e também é dotada de parafusos dentados permitindo o deslocamento do material pela mesma. 
7. Pinça para segurar a lâmina 
8. Condensador e diafragma: são responsáveis pela uniformidade da iluminação e redução ou ampliação da região a ser iluminada.
9. Lâmpada embutida: é a fonte de luz do sistema.
10. Pé ou base: trata-se do apoio e do ponto de fixação do microscópio.
11. Parafuso macrométrico: é um objeto passível de rotação e permite a movimentação vertical da mesa. Parafuso micrométrico: por sua vez é responsável pelos movimentos verticais e sutis da mesa, permitindo aperfeiçoar a focagem.
12. Charriot: é responsável pela movimentação lateral da lâmina em observação, sendo possível analisá-la de forma totalitária. A parte de cima é responsável pela movimentação vertical e a parte de baixo é responsável pela movimentação horizontal.

Continue navegando