Buscar

temas contemporaneos da diversidade de genero a faixa geracional apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo:
“No entanto, quando se pretende referir ao feminismo como um movimento social organizado, esse é usualmente remetido, no Ocidente, ao século XIX. Na virada do século, as manifestações contra a discriminação feminina adquiriram uma visibilidade e uma expressividade maior no chamado ‘sufragismo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017. 
A partir do trecho acima e dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, sobre o feminismo e a emergência do conceito de gênero, analise as afirmativas.
I. O feminismo enquanto movimento social passou a ter maior visibilidade no final do século XIX por meio da luta pelo voto feminino.
II. O feminismo foi um movimento isolado, uma vez que sua militância ocorreu originalmente no continente africano.
III.O feminismo, a partir do século XX, além da luta por direitos em termos políticos e sociais, constituiu-se também em crítica teórica.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 2/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes. Durante décadas, [...] foi proibida no Brasil. A liberação da prática aconteceu apenas na década de 1930, quando uma variação (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, em 1953, pelo Mestre Bimba. O presidente adorou e a chamou de ‘único esporte verdadeiramente nacional’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria>. Acesso em: 06 abr. 2017. 
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, podemos afirmar que a demanda curricular de introdução obrigatória do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nas escolas da educação básica exige:
	
	A
	mudança de práticas e descolonização dos currículos da educação básica e superior em relação à África e aos afro-brasileiros.
	
	B
	conservação dos ideais pedagógicos disseminados na escola tradicional, e controle ideológico da cultura brasileira.
	
	C
	mudança das raízes religiosas dos alunos, como maneira de preservar as religiões de matriz africana.
	
	D
	preservação do currículo escolar, foco nas relações modernas de colonização e práticas tradicionais.
	
	E
	espaço para prática de capoeira e ensino de danças africanas, como forma resguardar a cultura afro-brasileira.
Questão 3/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Formas de trabalho, corpo, prazer, afetos, escolarização, oportunidades de expressão e de manifestação artística, profissional e política, modos de inserção na economia e no campo jurídico — aos poucos vão exigir mais do que descrições minuciosas e passarão a ensaiar explicações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do trecho lido e dos conteúdos do texto-base Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas quanto aos novos temas pesquisados na academia, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Os estudos sobre temas que antes eram marginalizados são agora frequentes e sistematizados, todavia, as fontes necessárias para tais temas devem ser exclusivas e de estabelecimentos oficiais, isto é, fornecidas pelo Estado.
II.( ) Os estudos sobre os grupos chamados “minoritários” passaram a ocupar maior espaço na academia e centro universitários.
III. ( ) Os estudos sobre temas como: família, relações amorosas, erotismo, prazer, dentre outros, são exemplos de temas que ganharam espaço no campo acadêmico/universitário.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V
	
	B
	V – F – F
	
	C
	F – F – V
	
	D
	F – F – F
	
	E
	F – V – V
Questão 4/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Percebe-se que não só a sociedade, mas os membros da escola, ainda não estão preparados para aceitarem essas demandas. O exemplo são os movimentos de luta pelos direitos das minorias. Os valores que as crianças e adolescentes têm são reprodução do que a sociedade e os pais passam para eles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/anaisbarbacena/article/download/810/517>. Acesso em: 29 mar. 2017.
A partir do trecho acima e da leitura do texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, assinale a alternativa apresenta perspectiva da Unicef para tratar a violência escolar.
	
	A
	O fortalecimento da segurança pública e inovação didático-pedagógica.
	
	B
	Salários mais dignos para os docentes e a maior produção de literatura.
	
	C
	A garantia de direitos e da qualidade da educação.
	
	D
	O retorno da disciplina Educação Moral e Cívica para o currículo do ensino fundamental.
	
	E
	A extinção do princípio da meritocracia das práticas educativas.
Questão 5/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o extrato de texto a seguir:
“A Educação de Jovens e Adultos possui algumas complexidades devido à diferença de idade na mesma turma. A primeira é articular as diferenças culturais geracionais e históricas, e a segunda diz respeito à postura que ainda se tem em relação aos alunos do EJA, por se tratar de uma população analfabeta e em sua maioria, pobre”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1646/1/MD_PROEJA_2012_IV_05.pdf>. Acesso em: 06 abr.2017.
De acordo com o texto-base Educação de Jovens e Adultos: um campo de direito à diversidade e de responsabilidade das políticas públicas educacionais, sobre a EJA como direito na rede municipal de ensino de Belo Horizonte, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A EJA, embora seja uma modalidade diferenciada em relação às metodologias, não possui um público homogeneizado.
II. ( ) A EJA possui alunos jovens e adultos que geralmente participam de um bloco comum (indiferenciado).
III. (  ) A EJA em seu cotidiano expressa sua diversidade cultural, etária, racial e de gênero.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – V – V
Questão 6/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Defendemos aqui, que não há neutralidade na teoria curricular, e como tal, optamos pela abordagem de uma vertente crítica da teoria curricular como vital para quem concebe a Educação como uma das ferramentas possíveis de transformação social. Não se concebe aqui o currículo como o "redentor" para uma educação que se pretende crítica, pelo contrário, a teoria curricular crítica não entrega receitas prontas, muito menos visa politizar alguém de cima para baixo”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/204>. Acesso em: 06 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos; analise as afirmativas que se seguem.
I.  A teoria educacional e o campo do currículo são formados por duas vertentes: a interna e a externa.
II. A vertente externa do currículo se concentra na pluralidade epistemológica da ciência e nas relações específicas entre ciência e religião.
III.A vertente interna do currículo questiona a relevância epistemológica, sociológica, e política da diversidade interna de práticas científicas.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	E
	Apenas a afirmativa III é correta.
Questão 7/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os estudos feministas estiveram sempre centralmente preocupados com as relações de poder. Como já foi salientado, inicialmente esses estudos procuraram demonstrar as formas de silenciamento, submetimento e opressão das mulheres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.                                                                                                                           
A partir do trecho acima e dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, sobre o feminismo e a emergência do conceito de gênero, pode-se considerar que os estudos feministas:
	
	A
	sempre estiveram preocupados em inserir a mulher em posições de autoridade em âmbito estatal.
	
	B
	sempre estiveram preocupados em garantir o alimento e a moradia digna para as mulheres.
	
	C
	sempre estiveram preocupados em justificar teoricamente o abuso de autoridade da maioria dos homens em relação às mulheres.
	
	D
	sempre estiveram preocupados com as relações de poder entre mulheres e homens.
	
	E
	sempre estiveram preocupados em fortalecer o pensamento de que as mulheres precisam estar acima dos homens na hierarquia social.
Questão 8/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“O [que é] considerado atualmente pelo senso comum como violência nas escolas vai muito além de observáveis agressões físicas entre alunos, mas pode abordar questões que extrapolam as fronteiras escolares, tais como: diferenças de classe social nas escolas; padronização social da estética; formalização do comportamento; revolta à instituição escolar; casos de falta de entendimento da escola para com as necessidades dos alunos; intimidações e variadas formas de violência simbólica etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/anaisbarbacena/article/download/810/517>. Acesso em: 29 mar. 2017.
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação Bernard Charlot amplia o conceito de violência escolar, classificando-a em três níveis. Sabendo disso, responda à seguinte questão: o conceito de violência escolar de Bernard Charlot apresenta quais níveis?
	
	A
	Violência, incivilidades e violência simbólica ou institucional.
	
	B
	Psicológica, estrutural e psicossocial.
	
	C
	Indisciplina, castigos e expulsão.
	
	D
	Endêmica, externa e extensiva.
	
	E
	Social, cultural e econômica.
Questão 9/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo:
“No entanto, é indispensável que nos demos conta de que as preocupações e a vigilância em relação à sexualidade não se restringem às alunas, nem mesmo apenas aos alunos, mas a todas as pessoas (inclusive aos adultos) que convivem na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, em relação à construção de identidades de gênero e identidades sexuais, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil sugere um discurso naturalizante e universal em torno da sexualidade.
II. (  ) A sexualidade tem sido compreendida pela família e instituições sociais de tal forma que levou a um menor controle e vigilância desse tema em âmbito escolar.
III.(  ) A sexualidade, embora tenha como suporte um corpo biológico, deve ser vista como uma construção social.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – V – V
Questão 10/10 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o texto a seguir:
“Não é possível fixar um momento — seja esse o nascimento, a adolescência, ou a maturidade — que possa ser tomado como aquele em que a identidade sexual e/ou a identidade de gênero seja "assentada" ou estabelecida. As identidades estão sempre se constituindo, elas são instáveis e, portanto, passíveis de transformação.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do comentário acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil sobre a construção de identidades de gênero e identidades sexuais, analise as afirmativas a seguir.
I.  A identidade de gênero liga-se à identificação histórica e social dos sujeitos.
II. As identidades sexuais são fixas e se instalam de forma automática nos indivíduos.
III.A identidade sexual está relacionada diretamente à maneira como os indivíduos experienciam seus desejos corporais.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa III é correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.

Continue navegando