A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
49 pág.
CRIMINOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 19

CRIMINOLOGIA
CONTEÚDO 01
01- A criminologia pode ser considerada uma ciência que atua sob o eixo da interdisciplinaridade. Nesse sentido, vários ramos da ciência influem sob a mesma. Assim, podemos dizer que:
R: A Sociologia tenta entender o crime como um fenômeno social e qual é a representação deste para o grupo em que se insere;
02- Analise as assertivas abaixo acerca da interdisciplinariedade da criminologia e assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas corretas:
I - ao se relacionar com a história, podemos estudar a inquisição, a escravidão e outros que influenciaram nas práticas punitivas da época
II - com a filosofia é possível o estudo das teorias que buscam definir os fins da pena
III - com a psicologia pode se estudar os fatores psicológicos que levam à escolha do crime
R: I, II e III
03- Analise a reportagem abaixo e marque a opção correta quanto aos estudos da criminologia e seu objeto de estudo: "Santo Daime não causa reações violentas, mas seu uso deve ser assistido, diz o especialista professor Dartiu Xavier. Mas a droga pode causar reações adversas em pessoas com distúrbios mentais, como no caso do estudante de 24 anos, principal suspeito de assassinar Glauco Villas Boas e seu filho. O rapaz sofre de esquizofrenia, segundo relatam alguns parentes."
R: O caso permite uma análise interdisciplinar, visando entender a realidade, podendo-se utilizar da biologia e da psicologia para melhor analisá-lo
04- A criminologia serve de referência teórica para a implementação de estratégias de políticas criminais, que são métodos utilizados pelo poder público no controle da criminalidade. Assim, constituem objeto de estudo da Criminologia:
R: o delito, o delinquente, a vitima e o controle social.
05- Para a Escola Correcionalista o criminoso é uma pessoa:
R: anormal
Para Escola Correcionalista, que surge em 1839 na Alemanha, o criminoso é uma pessoa anormal, perigoso para a convivência social, logo não podendo ter uma vida jurídica livre.
06- Quanto ao estudo da Criminologia, assinale a única alternativa que contém a afirmativa correta:
R: Ao ser interdisciplinar, a Criminologia estuda seus objetos sobre vários enfoques distintos
07- (VUNESP - 2014) O método de estudo da Criminologia reúne as seguintes características:
R: empirismo; interdisciplinariedade; visão indutiva da realidade.
08- "Mulher nigeriana condenada à morte por lapidação (apedrejamento). Acusada de adultério a nigeriana Safya Husseini só ainda não foi executada por estar grávida, o que vem movimentando várias entidades de direitos humanos em sua defesa". Analisando a punição que se pretendia aplicar à acusada, é correto afirmar que:
R: nos séculos XVII e XVIII tornou-se comum o uso do corpo do condenado para demonstrar o poder do soberano num espetáculo de suplício em praça pública, sendo o caso narrado uma permanência destas práticas
09- Historicamente a sociedade, no que se refere à solução de seus conflitos, sempre pendulou entre intervenções verticais e horizontais, ou seja, ora através de medidas coercitivas por parte do poder constituído, ora através de medidas assumidas entre as partes. Dentre as opções a seguir, marque aquela que melhor defina como se deu a criação do direito penal.
R: O direito penal surge junto com a criação do Estado, para substituir a vingança privada
10- Uma das disciplinas base da Criminologia, que para sua formação conta ainda com Ciências Políticas, Direito Penal, Direito Processual Penal e História é a:
R: sociologia
A Sociologia é uma das disciplinas base da Criminologia, que para sua formação conta ainda com Ciências Políticas, Direito Penal, Direito Processual Penal e História.
11- Assinale dentre as alternativas abaixo elencadas aquela que corresponde ao conceito de Criminologia, apresentado por Garcia Pablos de Molina:
R: A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime contemplado este como problema individual e como problema social
12- Analise a notícia retirada do Jornal O Globo e responda a questão proposta: "Após cinco dias de julgamento, o casal foi condenado no início da madrugada deste sábado (27) pela acusação da morte de Isabella Nardoni, ocorrida em 29 de março de 2008. À época, a garota tinha cinco anos. Nardoni foi sentenciado a 31 anos, um mês e 10 dias de prisão. Jatobá, a 26 anos e 8 meses. O promotor Francisco Cembranelli afirmou durante o julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá que o casal 'estava no apartamento no momento em que Isabella caiu'. Com o cruzamento de dados de ligações telefônicas e do rastreador do carro de Alexandre, ele construiu uma linha do tempo que vai desde a entrada do veículo na garagem até momentos após Isabella cair da janela do sexto andar do Edifício London. Analisando as Marcas de tela na camiseta utilizada pelo pai na noite do crime, a perita Rosângela Monteiro explicou aos jurados que a camiseta tinha marcas da tela da janela por onde a menina foi jogada." Após a leitura da notícia acima, conclui-se que:
R: O caso em tela permite uma análise criminológica e interdisciplinar, visando entender e explicar a realidade
13- Conforme as aulas ministradas sobre a evolução histórica dos meio punitivos, analisando as alternativas abaixo, marque a opção FALSA:
R: A pena privativa de liberdade e as penas restritivas de direito eram características de toda a Idade Média
14- Quanto ao objeto de estudo da Criminologia, assinale a única assertiva correta:
R: A Criminologia possui objeto variado e que não é bem definido, partindo da análise empírico.
15- (VUNESP - 2014) São objetos de estudo da criminologia o crime,____________, a vítima e________ . Assinale a alternativa que completa o texto, correta e respectivamente.
R: o criminoso ... o controle social
16- Acerca do objeto de estudo da criminologia, NÃO podemos afirmar que esta:
R: Está completamente dissociada dos processos de criminalização, que tentam entender os motivos dos delinquentes.
17- Assinale abaixo uma característica da Escola Técnico-Jurídica:
R: entende o crime como relação jurídica
Como características essa Escola entende o crime como relação jurídica, é de conteúdo individual e social, a pena seria uma reação por uma consequência do crime, difere a pena para os imputáveis e a medida de segurança para os inimputáveis, sendo a última de forma preventiva e o método utilizado para essa doutrina é o técnico-jurídico.
18- Afirma-se que o Direito Penal moderno é concebido como uma instância de controle social formalizado, cuja intervenção deve ser a última alternativa utilizada quando das lesões graves a bens jurídicos penalmente protegidos. Face a essa afirmativa, marque, nas proposições abaixo, aquela que contém a alternativa correta:
R: A criminologia, podendo se apoderar de diversas esferas do conhecimento a fim de melhor entender determinada situação, é responsável pelo estudo das formas de controle social de forma interdisciplinar
19- É uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo.
A afirmação acima, se refere ao conceito de:
R: Criminologia;
Criminologia, é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo.
20- Segundo as aulas ministradas sobre a criminologia, analise as afirmativas abaixo: I- a criminologia estuda apenas a figura do criminoso II - a criminologia sempre se utiliza de um método valorativo III - o objeto de estudo da criminologia não é bem definido, podendo ser o crime, o criminoso, a vítima ou o sistema penal IV - a criminologia não admite a utilização do método empírico Com base nas assertivas, assinale a alternativa que contém apenas afirmativa (s) correta (s):
R: III
21-