A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
QUESTIONÁRIO 1-EXERCICIO 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação
Iniciado em	sexta, 20 Mar 2020, 18:53
Estado	Finalizada
Concluída em	sexta, 20 Mar 2020, 19:34
Avaliar	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Mandioca, macaxeira e aipim são nomes diferentes encontrados em diferentes regiões brasileiras para um mesmo vegetal. Entre os diferentes tipos de variação linguística que existem, a variação que diz respeito ao exemplo dado é:
Escolha uma:
a. Variação estilística.
b. Variação histórica.
c. Variação cultural.
d. Variação geográfica.
“A variação geográfica está relacionada com as diferenças de pronúncia, de vocabulário e de sintaxe, que ocorrem de região para região do Brasil.”
e. Variação social.
Feedback
A resposta correta é: Variação geográfica..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Quando estudamos variação linguística, o tema do preconceito linguístico é um dos mais importantes a ser conhecido por qualquer acadêmico do curso de Letras. Assinale a alternativa que apresenta a única alternativa correta a respeito do preconceito linguístico.
Escolha uma:
a. O preconceito linguístico é um termo relacionado ao modo como a língua é vista pelo seu falante nativo.
b. O preconceito linguístico está relacionado à ideia de que há variantes linguísticas que são consideradas mais prestigiadas que outras.
#Gabarito: De acordo com o livro da disciplina, na página 20: “Todas estas classificações acabaram por criar alguns preconceitos linguísticos com relação às variedades prestigiadas e às estigmatizadas. Quanto mais próxima está a variedade utilizada do que se denomina língua padrão, mais prestígio social o falante terá, quanto mais distante, mais estigmatizado será. Ao relacionar língua padrão com gramática, estabeleceu-se a noção de que, se a regra não for cumprida, ocorre um “erro”, o que torna o falante um sujeito desprestigiado socialmente. Marcos Bagno, em sua “novela” sociolinguística intitulada A língua de Eulália (1999), apresenta, de forma clara, envolvente e literária, o argumento de que falar diferente não é falar errado e justifica linguística, histórica, sociológica e psicologicamente o uso das variedades linguísticas. É de sua obra Preconceito
linguístico – o que é, como se faz (BAGNO, 2006, p.142-145) o texto a seguir, que apresenta uma síntese sobre como ensinar a língua sem criar tanto preconceito.”
c. O preconceito linguístico é o termo que está relacionado ao modo como os acertos linguísticos são vistos pelo falante.
d. O preconceito lingüístico é um termo relacionado à discriminação com os falares com menos prestígio, que não existe na prática.
e. O preconceito linguístico possui relação entre as variantes linguísticas que são consideradas mais prestigiadas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O preconceito linguístico está relacionado à ideia de que há variantes linguísticas que são consideradas mais prestigiadas que outras..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O quinto capítulo de nosso livro de curso (PAREJA, 2013) discute os gêneros textuais. O conceito deriva das reflexões do filósofo russo Mikhail Bakhtin, citado no livro. Leia as afirmações abaixo sobre os gêneros textuais e assinale a alternativa que define o conceito elaborado por Bakhtin.
Escolha uma:
a. Gêneros secundários são empregados somente por instituições e órgãos oficiais.
b. Gêneros terciários são os que surgem da mistura dos primeiros dois tipos.
c. Bakhtin dividiu os gêneros em primários, secundários e terciários.
d. Gêneros primários são aqueles usados durante os primeiros anos de nossa vida.
e. Bakhtin dividiu os gêneros em primários e secundários.
Justificativa: Segundo Pareja (2013), “Bakhtin optou por dividir os gêneros em dois tipos: o gênero primário (simples) e o gênero secundário (complexo). Primários são os gêneros usados em comunicação verbal espontânea, como diálogos em família, reuniões informais, oralidade de um modo geral. Os secundários fazem uso de uma linguagem mais elaborada, normalmente escrita, para situações de comunicações formais. O que diferencia um do outro é o grau de complexidade e elaboração que cada um exige, dependendo, como já vimos, em que esfera de atuação e práticas sociais nas quais e á sendo utilizado o gênero. Com o surgimento da internet e a nova forma de comunicação virtual – o ciber ou hiper espaço –, nasce o chamado gênero terciário, que se refere aos gêneros adotados para comunicação digital.” (pp.85-6.)
Feedback
A resposta correta é: Bakhtin dividiu os gêneros em primários e secundários..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sabemos que o fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento nos possibilita, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. Análise as assertivas apresentadas abaixo e selecione a que se refere a FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO:
Escolha uma:
a. Fichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas.
b. capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos, etc., ligados às ideias principais.
c. caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra.
O fichamento bibliográfico, como o próprio nome esclarece, caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra. Usa-se, também, para coletânea de artigos ou capítulos de livros, preferencialmente agrupando-se por área. P. 42.
d. é o primeiro passo de uma boa produção textual, principalmente no ambiente acadêmico.
e. tem como meta transcrever trechos literais da obra lida, podendo acrescentar algumas considerações do leitor. Preferencialmente, deve-se colocar o título e subtítulos conforme a obra original.
Feedback
A resposta correta é: caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A comunicação na oralidade e na escrita é diferente, já que se trata de maneiras diferentes de se comunicar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica correta a respeito da escrita em relação à fala.
Escolha uma:
a. A escrita possui construções mais complexas que a fala.
A escrita possui construções linguísticas mais complexas que a fala.
b. A escrita apresenta uma mensagem breve, ao contrário da fala que é mais longa.
c. A escrita possui uma prosódia clara, ao contrário da fala.
d. A escrita tem uma mensagem que é transmitida de modo imediato, já a fala não.
e. A escrita é mais subjetiva que a fala.
Feedback
A resposta correta é: A escrita possui construções mais complexas que a fala..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As quatro habilidades necessárias ao processo de comunicação, de acordo com Pareja, são:
Escolha uma:
a. Ouvir, falar, ler e escrever.
As quatro habilidades necessárias ao processo de comunicação, ou seja, para dominar a linguagem como língua estruturada, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio. Quanto mais interações fizer no nível desses quatro domínios, mais a habilidade irá se desenvolver.
b. Compreender, responder, ler e escrever.
c. Perceber, relacionar e transmitir.
d. Pensar, ouvir, ver e escrever.
e. Articular adequadamente as palavras, escrever, gesticular e ouvir.
Feedback
A resposta correta é: Ouvir, falar, ler e escrever..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O resumo é um