Buscar

RESUMO COM AS MINHAS PALAVRAS DO CAPÍTULO O ADVENTO DA INTERAÇÃO MEDIADA

Prévia do material em texto

Uoston Luiz Barbosa do Carmo
 Pelo que compreendi ao ler o referido capítulo, grande parte da historia da humanidade as interações eram feitas da forma de face a face, com o passar do tempo isso vem mudando e tende a ficar cada vez mais difícil com a correria do dia a dia, não que vai acabar mais terá menos tempo para o dialogo de pessoa para pessoa. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da comunicação se afetou drasticamente os padrões tradicionais da comunicação social, criando novos meios de se comunicar desde comunicação convencional ou a em massa mudando assim a forma de se interagir com essa comunicação.
 Novos tipos derelações sociais, com base nisso e em outras informações, são criadas a partir dessas experiências apontadas pelo autor sob a forma de três estruturas correspondentes a esses tipos de interação e devidamente ilustradas nas páginas do livro. O pesquisador, além disso, aprofunda-se nas diferenças entre destino receptor, cotidiano mediado, eventos mediados e ação ficcional, com consequências sociais certamente imprevisíveis e que partem do pressuposto de que a mídia se envolve ativamente na construção do mundo social. 
 Thompson define três tipos de situação interativa: interação face a face, interação mediada e quase interação mediada. 
 Interação face a face: os participantes dessa interação tem as mesmas referencias do tempo e espaço. A comparação, interpretação e compreensão auxiliam para redução das diferenças e facilita a compreensão da mensagem. Se não houver coêrencia no quer for tratado, pode ser, segundo o autor, uma ameaça da continuidade da interação.
 Interação mediada: o mesmo que aplicação do meio técnico facilitando a propagação da informação e conteúdo simbólico para interlocutores remotamente no espaço, no tempo ou nos dois. Possui uma forma mais aberta em comparação as interações face a face, jporque os índividuos em questão recorrerão a recursos próprios para absolver o que for transmitido.
 Quase interação mediada: são as relações sociais realizadas pelos meios de comunicação de massa. Realizada em grande escala de informação e conteúdo simbólico no espaço e no tempo. É diferente das duas formas de interação devido as formas simbólicas ser produzidas para um númerosem definição de receptores potenciais e possui o fluxo da comunicação predominantemente com um único sentido. 
 Thompson alerta, no entanto, que muitas situações interacionais da vida cotidiana possuem caráter híbrido, envolvendo uma mistura de diferentes formas de interação e estas não esgotam os possíveis cenários de interação. Outras formas podem ser criadas a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação que permitem um maior grau de receptividade.
 Portanto, apesar do sentido único característico das interações quase mediadas, nas reais circunstâncias da vida social os padrões de fluxo de informação são quase sempre muito mais complexos. O crescimento dos múltiplos canais de comunicação e informação contribuiu significativamente para a complexidade e imprevisibilidade de um mundo já extremamente complexo.

Continue navegando