Buscar

Contextualizada_Met Port

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
EAD PEDAGOGIA
METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
RENATA MARIA BARROS LESSA DE ANDRADE
MARIANA DOS SANTOS ARAUJO
PRISCILA MARQUES DE FREITAS
Você estudou nessa unidade sobre gêneros acadêmicos. Cite alguns deles e discorra sobre os mesmos, mencionando características.
O objetivo do domínio discursivo acadêmico é construir e difundir o conhecimento científico, servindo de instrumento de ensino. Alguns desses gêneros são apresentados aos alunos já nos ensinos fundamental e médio, servindo de treinamento para a futura vida acadêmica. Segue abaixo alguns gêneros acadêmicos e suas características:
· Resumo: sintetiza as ideias principais que foram desenvolvidas no decorrer de um texto-fonte de maneira clara e concisa. Existem quatro tipos de resumo: descritivo (organizado em tópicos e subtópicos), informativo (paráfrase do texto original de forma dissertativa), crítico (análise da qualidade do texto original organizado em parágrafos) e homo tópico (escrito em apenas um parágrafo no início de trabalhos científicos, seguido por “palavras-chave” que representam o conteúdo). No resumo, o autor precisa deixar claro que as ideias são exclusivas do autor do texto-fonte.
· Resenha: é a sinopse de um texto-fonte com avaliação crítica do conteúdo, antecedido por informações relevantes do texto original (título, autor, contexto e tema), seguido por uma descrição técnica. Divida em descritiva (composta apenas pela descrição técnica e síntese) e crítica (compõe-se dos elementos da resenha descritiva juntamente com a avaliação crítica do texto original). O que diferencia esse gênero textual do resumo, é que o autor pode expressar sua opinião de forma argumentativa.
· Relatório: documento que descreve detalhada e formalmente o progresso ou resultado de determinada pesquisa, bem como sobre palestras, experiências na sociedade ou visitas técnicas. Os tipos de relatório dependem do objetivo ou atividade a se relatar, podendo ser: de gestão, inquérito, rotina, cadastro, visita, inspeção, viagens, estágio, contábil e relatório-roteiro. Sua estrutura deve conter obrigatoriamente: folha de rosto, resumo na língua vernácula, sumário, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.
REFERÊNCIAS: BRASILEIRO, A. M. M. Comunicação e Expressão. Porto Alegre: SAGAH, 2016.
(Organizadora) NOGUEIRA, P. L. Metodologia da Língua Portuguesa. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos: Resenha, Fichamento, Memorial, Resumo Científico, Relatório, Projeto de Pesquisa, Artigo científico/paper, Normas da ABNT. 1a Edição. Mariana: Agência Brasileira do ISBN, 2015.
DANTAS, A. D. A.; MEDEIROS, C. M. Gêneros textuais acadêmicos: O que dizem os discentes do curso de Letras?. 2015. 22 Folhas. (Artigo Científico do Curso de Letras – Licenciatura Plena em Língua Portuguesa). – Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Centro de Ensino Superior Seridó, Currais Novos, 2011. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigos_18/artigo2_18.pdf. Acesso em: 21 set. 2019.
TUMELERO, Naína. Referências ABNT 2019: como fazer. Disponível em: https://blog.mettzer.com/referencias-bibliograficas-abnt-2019/. Acesso em: 21 set. 2019.
NORMAS ABNT. Referências ABNT. Disponível em: https://www.normasabnt.org/referencias-abnt/. Acesso em: 21 set. 2019.
VILARINHO, Sabrina. "Resumo de Texto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/resumo-texto.htm. Acesso em 21 set. 2019.

Outros materiais