Buscar

SIMULADO PROCESSO PENAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO PROCESSUAL PENAL II   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 2,0 de 2,0
	16/03/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201302533219)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito da sentença penal, analise as assertivas abaixo. I. O juiz, sem modificar a descrição do fato descrito na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que tenha que aplicar pena mais grave. II. A rejeição da peça inicial pode ser classificada como decisão interlocutória mista terminativa. III. Nos crimes de ação penal pública, o juiz poderá reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas pela acusação, mas não poderá condenar o réu caso o MP peça a absolvição. É correto o que se afirma em
		
	
	III, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201302028327)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em caso de sentença absolutória, se o fundamento for
		
	
	inimputabilidade do acusado, será aplicada medida de segurança consistente, sempre, em internação.
	
	inexistência do crime, poderá ser promovida a ação civil para reparação do dano, mas não poderá ser promovida mais nova ação penal pelo mesmo fato.
	
	atipicidade, não poderá ser promovida ação civil para reparação do dano.
	 
	estado de necessidade, poderá ser promovida ação civil de reparação do dano por terceiro que não criou a situação de perigo.
	
	insuficiência de provas, poderá ser promovida nova ação penal se surgirem novas provas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201302028372)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	"A" foi denunciado pela prática de furto, tendo a denúncia narrado que ele abordou a vítima e, após desferir-lhe socos e pontapés, subtraiu para si a bolsa que ela carregava. Nesse caso:
		
	 
	o Juiz poderá dar aos fatos classificação jurídica diversa, condenando o réu pela prática de roubo.
	
	o Juiz poderá dar ao fato classificação jurídica diversa da que constou da denúncia, dando ao Ministério Público e à Defesa oportunidade para se manifestarem e arrolarem testemunhas.
	
	o processo será nulo se o Juiz condenar o acusado por roubo, porque violado o princípio da correlação entre a sentença e o pedido.
	
	como o fato foi classificado erroneamente, o Juiz poderá condenar o réu por roubo, devendo, antes, proceder ao seu interrogatório.
	
	o Juiz não poderá condenar o réu por roubo, por ser a pena desse crime mais grave que a do furto.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201303038387)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TRF/2ª Região - Juiz Federal Substituto/2017) Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta. I ¿ Oferecida a denúncia ou queixa, o juiz deverá citar o réu para a apresentação de resposta escrita em dez dias. Após tal manifestação da defesa, o juiz proferirá decisão de recebimento ou de rejeição da denúncia ou queixa apresentada. II - O réu preso só deve ser interrogado por videoconferência quando presentes razões excepcionais previstas no Código de Processo Penal, devendo ser garantido, durante o ato, o acesso a canais telefônicos reservados para comunicação entre o defensor que esteja no presídio e o advogado presente na sala de audiência do fórum, e entre este e o preso. III - Se o réu, citado pessoalmente, não apresentar a resposta no prazo legal, o juiz decretará sua revelia e proferirá decisão de saneamento do processo. A petição de resposta escrita não é termo essencial do processo e sua falta não enseja nulidade.
		
	
	Todas as assertivas são falsas.
	 
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201302727437)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(CESPE 2013 TJ PB) No que tange às citações e às intimações no processo penal, assinale a opção correta.
		
	
	Caso o réu, intimado por hora certa, não compareça ao ato processual nem o faça seu advogado constituído, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos, sendo vedada a produção de provas que não sejam consideradas urgentes
	
	Com as ultimas alterações no CPP, visando dar celeridade ao processo, foi permitido a citação via e-mail.
	
	O réu que não seja encontrado deve ser citado por hora certa, com intervalo de quinze dias entre as diligências
	 
	O acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado ou não comunicar ao juízo, no caso de mudança de residência, seu novo endereço, sofreará, sem a sua presença, as consequências processuais do prosseguimento do processo.
	
	A citação do militar, assim como a do servidor público, deve ser feita por intermédio do chefe do respectivo serviço
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201302486268)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as seguintes proposições a respeito das testemunhas no processo penal: I. Rafael, padre de uma paróquia na cidade de São Paulo, mantém contato, no exercício de sua atividade religiosa, com uma determinada pessoa que lhe conta com detalhes, em função da fé no confessionário, que presenciou um delito de homicídio na porta da sua casa, praticado contra um vizinho. Rafael poderá figurar como testemunha, mas está proibido de prestar depoimento em juízo, salvo se quiser e for desobrigado pela parte interessada. II. O Presidente do Superior Tribunal de Justiça é arrolado como testemunha em um processo crime que tramita em uma das Varas Criminais da Comarca de São Paulo. Neste caso, ele será inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz do processo, podendo optar, também, pela prestação de depoimento por escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas partes, lhes serão transmitidas por ofício. III. Em regular audiência de instrução e julgamento está sendo ouvida testemunha arrolada pela acusação. O juiz não poderá indeferir perguntas formuladas pelo advogado do réu, mesmo se não tiverem relação com o processo. Está correto o que consta SOMENTE em:
		
	
	I e III
	 
	I
	
	I e II
	
	II
	
	II e III
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201302738785)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Examine as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: I. Na sentença envolvendo réu primário, o juiz, após desclassificar a infração penal para outra considerada como de menor potencial ofensivo, aplicará de imediato a pena correspondente desde que estejam descritas na denúncia as elementares do crime resultante da desclassificação. II. Encerrada a instrução probatória, o juiz, se entender cabível nova definição jurídica para o fato, deverá determinar o envio dos autos ao Ministério Público para aditamento da denúncia, com posterior remessa ao Procurador-Geral de Justiça se isso não ocorrer. Todavia, mantida pelo Procurador-Geral a capitulação inicial, o juiz, na sentença, verificando que há prova da materialidade e da autoria, bem como que não estão presentes causas de exclusão da antijuridicidade e da culpabilidade, estará obrigado a condenar o réu pelo crime atribuído na denúncia. III. É requisito obrigatório da sentença a fixação do valor mínimo para a reparação dos danos causados pela infração, independente de requerimento expresso na denúncia. IV. Aditada a denúncia, o juiz desde logo a receberá se estiverem presentes os requisitos legais, determinando, na sequência, a continuidade da audiência de instrução e julgamento.
		
	
	Todas as proposições estão corretas.
	
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	 
	Todas as proposições estão incorretas.
	
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201303054759)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A prova produzida no processo pode ser utilizada:
		
	
	somente pelo juiz. (sua resposta)
	
	somente pela parte que produziu a prova.
	
	NDA
	 
	tanto pelo juiz quanto pelas partes.
	
	somente pelas partes, tanto pela que produziu a prova, quanto pela parte adversária.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201302738248)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	1. JUIZ TJRJ 2014. Recurso que exige concomitante interposiçãoe apresentação de razões:
		
	
	  d) recurso em sentido estrito no rito ordinário.
	
	  a) apelação no rito ordinário.
	
	  c) apelação no rito sumário.
	 
	  b) apelação no rito sumaríssimo.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201302644206)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Daniel foi condenado à pena privativa de liberdade de 06 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática do delito de estupro (Art. 213, do Código Penal). Tendo decorrido lapso temporal para progressão de regime prisional e ostentando o reeducando bom comportamento carcerário, sua defesa pleiteou a concessão do benefício. Em 26/07/2013, o Juízo das Execuções, tendo em vista a necessidade de melhor aferição do requisito subjetivo, determinou a realização de exame criminológico, em decisão devidamente fundamentada. Sobre o caso apresentado, segundo entendimento sumulado nos Tribunais Superiores, assinale a opção correta.
		
	
	Não agiu corretamente o magistrado, na medida em que o exame criminológico só poderá ser realizado no caso de crimes graves e hediondos.
	
	Agiu corretamente o magistrado, pois a realização de exame criminológico é sempre necessária
	 
	Agiu corretamente o magistrado, eis que é possível a realização de exame criminológico pelas peculiaridades do caso, desde que em decisão motivada.
	
	Não agiu corretamente o magistrado, uma vez que não é possível a realização de exame criminológico.

Outros materiais