Buscar

Propriedades e Utilizações de Substâncias Químicas

Prévia do material em texto

Álcool
Álcool é toda substância orgânica que contém um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligados diretamente a átomos de carbono saturados. Em geral, representa-se um monoálcool assim:
Onde:
R = radical
OH = oxidrila ou hidroxila
Utilidade
Quando ouvimos falar em álcool, seja na TV, rádio, etc. na verdade estão se referindo a um tipo específico de álcool. Neste caso, é o álcool etílico, também chamado de etanol.
Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.
Utilizações dos éteres
De uma maneira geral, os éteres são utilizados:
· Como solventes orgânicos inertes, isto é, que não participam de nenhuma reação;
· Utilizados na extração de essências, como de flores, madeira, etc.;
· Utilizados na extração de diversos óleos e gorduras.
A propanona é a cetona de maior uso comercial e é mais comumente conhecida como acetona, sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes. No entanto, a solução que serve para essa finalidade na realidade é uma mistura de acetona, álcool etílico e água.
A acetona apresenta relativa toxidade, podendo agredir a mucosa bucal e nasal e provocar irritações na pele.
À temperatura ambiente, a acetona é um líquido inflamável, incolor, de cheiro agradável, solúvel em água e em outros solventes orgânicos. Essa última característica faz com que a acetona seja usada principalmente como solvente não só dos esmaltes, mas de tintas, vernizes, fibras de vidro, na extração de gorduras e óleos de sementes vegetais (como soja, amendoim e girassol) e na indústria alimentícia. É usada também na produção de anidrido acético, na preparação de clorofórmio iodofórmio e bromofórmio, na produção de medicamentos e como dissolvente da celuloide.
Clorofórmio é um composto pertencente ao grupo dos haletos orgânicos. Ele é na realidade o composto triclorometano (CHCl3). Ele é um líquido incolor, volátil, mais denso que a água e de cheiro característico agradável. Ele foi usado pela primeira vez como anestésico em procedimentos cirúrgicos Porém, seu uso foi gradativamente abandonado, em razão do seu alto grau de toxidade Ele também é bastante empregado como solvente de verniz e borrachas. Apesar de pouco solúvel na água, ele atua também como poluente dela. 
Naftalina é o nome comercial do naftaleno, hidrocarboneto aromático formado pela união de dois anéis benzênicos, representado pela fórmula química C10H8. Trata-se de uma substância sólida cristalina a temperatura ambiente, de cor branca, odor muito forte, solúvel em água, inflamável e tóxica.
A naftalina é caracterizada, principalmente, pela sua capacidade de sublimação, que é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. Sob a forma de gás, a substância produz um vapor tóxico, e, devido a essa propriedade, é há muito tempo utilizada como repelente de traças e baratas. No comércio, é encontrada sob a forma de bolinhas de naftalina, que são colocadas em armários e gavetas para proteger roupas, tecidos e papéis do ataque desses insetos.
Além de repelente, a naftalina também é utilizada na fabricação de diversos produtos químicos, como corantes, inseticidas, fungicidas, solventes, ácido ftálico, plásticos, lubrificantes, explosivos, resinas sintéticas, entre outras
Nitrato de prata 
http://www.splabor.com.br/blog/reagentes/nitrato-de-prata-reagente-quimico-importante/
A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos.
Se comparada com o ar, ela possui valores maiores de densidade, resistência à passagem da luz e calor específico.
A Estrutura da Molécula da Água
A fórmula da água, H2O, indica que é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Esses átomos compartilham de forma desigual os elétrons, criando uma polaridade (cargas positivas e negativa).
Em outras palavras, a molécula da água é polar e por isso as moléculas ligam-se através de pontes de hidrogênio, que são bem fortes.
Se colocarmos uma pequena quantidade de água oxigenada sobre um ferimento será possível notar uma formação de bolhas e um chiado típico, decorrentes da liberação de gás oxigênio (O2) da reação. Esse é um exemplo de reação química em que ocorre efervescência, que é a liberação do gás produzido em meio líquido.
A efervescência ocorre quando os reagentes são substâncias não gasosas e o gás produzido na reação é pouco solúvel e menos denso do que a solução líquida. As bolhas de ar só se formam depois que a reação acontece efetivamente, por isso, a efervescência é um indício de que uma transformação química ocorreu.
Na indústria farmacêutica, a efervescência é um tipo bastante comum de apresentação de medicamentos. A maioria dos antiácidos estomacais (popularmente conhecidos como sal de fruta) é encontrada sob a forma de comprimidos efervescentes, cuja composição é uma mistura de ácidos orgânicos, como o ácido cítrico, e bases carbonadas, como o bicarbonato de sódio, principalmente. A reação desses comprimidos com água produz e libera gás carbônico (CO2), responsável pela formação de bolhas e pela eructação (arroto) após a ingestão do medicamento.
Graças aos mecanismos da efervescência, os comprimidos desse tipo, em geral, são mais vantajosos se comparados a outros veículos de uso oral (como cápsulas, drágeas e comprimidos não efervescentes). A liberação de gás nessas reações agita o líquido, fazendo com que o comprimido seja dissolvido de forma mais rápida. Outra vantagem é a melhor absorção: após a efervescência, o princípio ativo do medicamento está mais solubilizado, o que proporciona uma melhor assimilação do organismo. Devido a formato efervescente, esses comprimidos ainda permitem que uma dose maior do medicamento seja incorporada numa única porção.
iodo é um elemento químico cujo símbolo é I, possui número atômico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e massa atômica 126,9 u. Classifica-se como ametal do grupo dos halogênios (família 7A) na classificação periódica dos elementos, sendo o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos do seu grupo.
O Iodo foi descoberto no ano de 1811, na França, pelo químico Bernard Courtois. O cientista realizava estudos com algas marinhas e notou a presença do novo elemento.
Propriedades físicas do Iodo:
O iodo à temperatura ambiente é um sólido negro e lustroso, que possui leve brilho metálico, se sofrer evaporação se transforma em um gás de coloração violeta e odor irritante.
Propriedades químicas:
É pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em clorofórmio (CHCl3), em dissulfeto de carbono (CS2), ou em tetracloreto de carbono (CCl4), produzindo soluções de coloração violeta.
Aplicações de Iodo:
- Na forma de iodeto de potássio (KI) é usado em fotografias.
- Iodo constitui um oligoelemento muito usado na medicina: iodetos como a tiroxina, que contém iodo, são utilizados em medicina interna.
- Uma importante utilização do iodeto de potássio, é quando este é misturado ao sal comum (Cloreto de Sódio – NaCl). O sal de cozinha iodado previne o surgimento do bócio endêmico, doença causada pelo déficit de iodo na dieta alimentar.
- O iodo é empregado em lâmpadas de filamento de tungstênio para aumentar a sua vida útil.
- Em medicina nuclear, o Iodo é usado na forma de isótopos radioativos (Iodo-123 e Iodo-131) para estudos da Glândula Tiroide. O Iodo-131 é usado ainda na terapia de doenças da Tiroide.
Hexano é um hidrocarboneto alcano com a fórmula química CH3(CH2)4CH3. O prefixo "hex" refere-se aos seus seis atómos de carbono, ao passo que a terminação "an" indica que os seus carbonos estão conectados por ligações simples. Os isómeros de hexano são altamente irreactivos, e são frequentemente usados como solvente inerte em reacções orgânicas. Sãotambém componentes comuns da gasolina.
Identificação sobre perigos
Perigos físicos e químicos : Liquido inflamável Perigos específicos : liquido inflamável e nocivo Efeitos potenciais para a saúde :
· Efeitos adversos para a saúde humana : Produto que altera o comportamento.
· Principais sintomas : Se a exposição for prolongada, pode causar dor de cabeça, náuseas, tonteiras, perturbações visuais e auditivas, além de excitação.
· Periculosidade: altamente inflamável.

Continue navegando