A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
COMPREENDENDO A REALIDADE DA SOCIEDADE E SEUS CONTRASTES SOCIAIS E URBANOS OUTUBRO

Pré-visualização | Página 1 de 1

VEM SABER UNINTER: COMPREENDENDO A REALIDADE DA SOCIEDADE E SEUS CONTRASTES SOCIAIS E URBANOS – OUTUBRO
Questão 5/5 - Vem Saber Uninter: compreendendo a realidade da sociedade e seus contrastes sociais e urbanos
Analise a seguinte citação:
Barcelona estava, por muitas razões, bem situada para realizar um projeto ambicioso e rigoroso para converter a educação em um dos eixos estratégicos do desenvolvimento da cidade. Por um lado, a cidade é depositária de uma grande tradição educativa que a fez ser reconhecida em muitos momentos da história como um referencial educativo no plano nacional e internacional [...]. (GÓMEZ-GRANELL E VILA, 2003, p. 44.)
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  PAETZOLD, Ophélia S. Buzatto. Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: Um estudo  a partir de Frederico Westphalen. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1263/000548125.pdf> Acesso em 19 de agosto de 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: Um estudo a partir de Frederico Westphalen. Qual foi a década marcada acerca da temática das Cidades educadoras? Marque a alternativa que contém a resposta correta.
	
	A
	1980
	
	B
	1970
	
	C
	1950
	
	D
	1990
Leia o texto a seguir:
Essa é uma escola que partilha desafios e que multiplica resultados, porque está envolvida em uma educação de qualidade entendida como a melhoria dos conhecimentos e a promoção de atitudes e valores necessários à cidadania e à vida em comunidade. Comunidade esta que deve fechar espaços, sobretudo ineficientes dos sistemas educacionais, participando da construção de uma sociedade mais justa, sendo um ator indispensável à inauguração de uma nova etapa de desenvolvimento na região em que está inserida.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  PAETZOLD, Ophélia S. Buzatto. Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: Um estudo  a partir de Frederico Westphalen. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1263/000548125.pdf> Acesso em 19 de agosto de 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: Um estudo a partir de Frederico Westphalen, assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir.
A cidade educadora é um espaço próprio para ________.
	
	A
	construir escolas
	
	B
	aprender a ser
3/5 - Vem Saber Uninter: compreendendo a realidade da sociedade e seus contrastes sociais e urbanos
Leia a seguinte citação:
 
 “Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:.  PENA, Rodolfo F. Alves. "Cidade e Município: qual é a diferença?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidade-municipio-qual-diferenca.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: Um estudo a partir de Frederico Westphalen, assinale a alternativa que responda corretamente a seguinte questão: o que é uma Cidade Educadora? Marque a alternativa correta.
	
	A
	Cidade educadora é, com certeza, uma utopia que permite às cidades superarem o estigma com que o mundo urbano foi atingido.
2-2
Analise a seguinte citação.
“Para chegar a algum lugar é necessária a definição de metas, objetivos e o estabelecimento de prazos para que sejam cumpridos de forma eficiente e eficaz”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base: Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: Um estudo a partir de Frederico Westphalen, sobre os objetivos e ações que devem ser tomados como prioridades, quando o assunto é cidades educadoras, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Sugerir um fórum permanente de estudos sobre Cidades Educadoras.
Questão 1/5 - Vem Saber Uninter: compreendendo a realidade da sociedade e seus contrastes sociais e urbanos
Leia a citação a seguir: 
  “A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:. PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é cidadania?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cidadania.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base: Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: Um estudo a partir de Frederico Westphalen, a cidadania deverá ser um elemento propulsor do processo de articulação da política educativa com _____________
Complete a lacuna marcando a alternativa correta.
	
	A
	
outras políticas sociais.