Buscar

Respostas imunologia (APC, apresentação cruzada, antígeno)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Departamento de Imunologia – ICB/USP Disciplina BMI0277 
Nomes: Gabrielle Baldin Tiguman; Lídia Teixeira Prado; Olivia Costa Cardoso
 Nº USP:11230366; 11321983; 11230279 
Aula 5- Exercícios 
1. Defina o que é antígeno. 
Antígeno é qualquer molécula contra a qual possa ser montada uma resposta imune adaptativa. Também partes/pedaços de patógenos reconhecidos pelos linfócitos B ou T.
2. Quem são as células apresentadoras de antígenos (APCs)? Para quais células apresentam e qual é o tipo de antígeno apresentado?
As APCs são células dendríticas, macrófagos e linfócitos b. São apresentados para linfócitos T, CD4 e CD8, o tipo de antígeno apresentado é o proteico.
 3. O que é o complexo principal de histocombatibilidade (MHC) de classes I e II? Qual sua função e importância? Qual a origem (intracelular, extracelular) dos antígenos e para qual célula cada classe é capaz de fazer a apresentação? 
Os MHC são Genes mais polimórficos do genoma (mais de 5000 alelos diferentes na população). São responsáveis por incompatibilidade de tecidos durante transplantes. Todas as células nucleadas do corpo apresentam MHC classe I, apresenta para o linf T, CD8. e somente as APCs profissionais apresentam MHC classe II, ou seja, Linfocito TCD4
4. Descreva como ocorrem as vias clássicas de processamento de antígenos para serem apresentados no MHC.
Via dos antígenos intracelulares (via do MHC I): no citoplasma há um complexo enzimático (protossoma) que degrada proteínas em peptídeos. Os peptídeos são importados para o retículo endoplasmático, onde encontram o MHC I e se ligam a ele. Assim, eles são transportados pelo complexo de golgi até a superfície celular, se apresentando para o TCD8.
Via dos antígenos extracelulares (via do MHC II): o lisossomo contém proteases que auxiliam na quebra de proteínas do patógeno, ocorrendo assim uma fagocitose. O MHC II, que foi produzido no retículo endoplasmático e transportado por vesículas, se liga e se funde as proteínas degradadas. São transportados até a superfície e se apresentam para o TCD4.
 5. O que é a apresentação cruzada? Qual sua importância?
Há um processo que se chama “cross priming” (apresentação cruzada) pelo qual peptídeos derivados de uma partícula fagocitada/endocitada por células dendríticas pode ser expressa também em moléculas de classe I. Acontece frequentemente quando as células dendríticas fagocitam células mortas. A Apresentação cruzada é particularmente importante em infecções por vírus que não infectam células dendríticas (como o HIV).

Continue navegando