Buscar

D2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No século passado, Eugene Grant desenvolveu um processo de avaliação de investimentos muito importante, do qual é utilizado até os dias de hoje. Com a ideia de justificar e validar as aprovações de investimentos significativos das empresas, estes processos de avaliações contam com 4 modelos muito usados, porém usaremos apenas duas, o método VAUE e o TIR. 
Quando usamos o Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE), entendemos que este método procura encontrar uma série anual uniforme equivalente de um fluxo de caixa de investimentos, onde os seus valores médios são comparados por ano, sendo um método indicado também para a comparação de projetos onde os períodos de retorno sejam diferentes. Outra utilidade deste modelo, é que ele pode ser utilizado para converter o desembolso de um fluxo de caixa.
No caso da Taxa Interna de Retorno (TIR), podemos qualificar ela como uma taxa que expressa o retorno obtido sobre um investimento de período a período, um modelo fácil de se compreender, tendo como princípio indicar o melhor cálculo de retorno sobre os investimentos, podendo assim comparar através dos resultados se a decisão será lucrativa ou não, calculadas juntamente com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), obtendo assim um resultado que poderá ser usado de referência para a comparação. 
Fontes: 
Apostila de Métodos Quantitativos aplicados a contabilidade.
Atividade Prática.
https://andrebona.com.br/analise-de-investimentos/
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/tecnicas-tradicionais-de-avaliacao-de-investimentos/31595/

Continue navegando