Buscar

Ortopedia e Hidroterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA
Curso de Graduação em Fisioterapia
Disciplina: Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial I – Ortopedia e Hidroterapia
Questões e Casos Clínicos:
1) Qual a diferença entre diagnóstico clínico e diagnóstico fisioterapêutico?
2) Cite 5 elementos que podemos encontrar na PALPAÇÃO e na INSPEÇÃO durante a Avaliação Fisioterapêutica.
3) A Coluna Vertebral é fonte de disfunções musculoesqueléticas que levam, com frequência, a repercussões neurológicas. Considerando essa afirmação, um paciente diagnosticado com hérnia discal em L4-L5, à direita, pode sofrer:
(A) Alterações do Reflexo Aquileu
(B) Diminuição da força do movimento de flexão plantar à direita
(C) Alterações do reflexo patelar
(D) Hipotrofia de glúteos
(E) Diminuição da sensibilidade em glúteo direito
4) (EBSERH/HU/UFSM 2014) Assinale a alternativa que NÃO apresenta o músculo que participa do manguito rotador do ombro. 
(A) Supra espinhoso
(B) Subscapular
(C) Deltoide
(D) Infraespinhoso
(E) Redondo menor
5) Descreva a origem e inserção dos músculos que compõem o Manguito Rotador e qual a principal função desses músculos.
6) (ENADE 2019) A discinesia escapular é um termo que se refere ao movimento disfuncional da escápula, sendo comumente observada nas lesões traumáticas ou não traumáticas do ombro. Tem sido demonstrado que a discinesia escapular é uma resposta inespecífica à condição dolorosa no ombro. Suas causas incluem, dentre outros, a fraqueza e/ou o desequilíbrio muscular, a lesão nervosa e o déficit proprioceptivo. 
Devido à frequente associação da discinesia escapular com as disfunções do ombro, o fisioterapeuta deve ser capaz de identificar essa condição durante sua avaliação, para que o tratamento seja eficaz. 
Considerando a avaliação da discinesia escapular, avalie as afirmações a seguir.
I. Na avaliação dinâmica, o paciente realiza a elevação e o abaixamento anterior ou lateral dos membros superiores, nas condições com ou sem carga e em velocidade lenta ou rápida, sendo analisado o ritmo escápulo-umeral.
II. No caso de encurtamento ou hiperatividade do músculo peitoral menor, nota-se o movimento excessivo de inclinação posterior do ângulo inferior e inclinação anterior do acrômio durante os movimentos dos membros superiores.
III. A inclinação posterior excessiva da borda superior da escápula é constatada no caso de encurtamento ou ativação muscular aumentada do músculo trapézio superior associada à fraqueza ou à hipoatividade do trapézio inferior. 
IV. No caso de encurtamento ou ativação aumentada dos músculos serrátil anterior e trapézio inferior, identifica-se a proeminência posterior excessiva da borda medial da escápula, tanto na avaliação estática quanto na avaliação dinâmica. 
É correto apenas o que se afirmar em 
A I e II. 
B II e IV. 
C III e IV. 
D I, II e III. 
E I, III e IV.
7) (CONCURSO – DIAMANTINA/MG 2019) O exame das estruturas de tecidos moles do ombro poder ser dividido em quatro zonas clínicas: 1 – bainha rotatória, 2 – bolsa subacromial e subdeltoideana, 3 – axila, e 4 – músculos da cintura escapular. Sobre essas estruturas, está CORRETO o que se afirma em:
(A) A bainha rotatória é composta por quatro músculos, três dos quais são palpáveis em suas inserções na grande tuberosidade do ombro: o supraespinhoso, o infraespinhoso e o redondo menor. Já o quarto músculo da bainha rotatória é de localização anterior e não é palpável. 
(B) Durante a extensão passiva do ombro, tanto a bolsa subacromial como a bainha rotatória sofrem rotação posterior migrando de sua posição inicial para trás do acrômio.
(C) Na região axilar, é possível palpar a artéria braquial, situada entre o músculo peitoral maior e o grande dorsal, e sentir sua pulsação quando se aplica uma suave pressão em direção à crista do úmero. 
(D) A inserção proximal do músculo bíceps, ocasionalmente, é comprometida por tenossinovites, enquanto a porção longa do bíceps, com frequência, se desloca para fora do sulco bicipital. O tendão do bíceps é facilmente palpado quando o ombro é mantido em rotação interna e abdução. 
(E) Os músculos romboides maior e menor e o redondo maior atuam na ação de retração das escápulas, os quais são palpáveis quando posicionamos o membro superior do paciente de encontro às costas.
8) (CONCURSO FGV- 2014) Ao estabelecermos um diagnóstico diferencial entre a degeneração do manguito rotador, ombro congelado, instabilidade atraumática e espondilose cervical, é correto afirmar que: 
(A) na lesão do manguito rotador, existe dor e fraqueza no movimento isométrico resistido de abdução e rotação interna; 
(B) na espondilose cervical, o teste de apreensão é positivo;
(C) na instabilidade atraumática, a amplitude de movimento passiva está reduzida; 
(D) no ombro congelado, o teste de Spurling é positivo; 
(E) a lesão do manguito rotador tem teste da queda do membro superior positivo.
9) Paciente do sexo masculino, com 53 anos, casado, pai de duas filhas, trabalha como porteiro e zelador de um prédio residencial, porém está afastado devido a dores que vem sentido em região lombar. Chega a clínica com quadro de dor lombar EVA 8 persistente com irradiação para membro inferior esquerdo. Como queixa principal o paciente relata incapacidade para desempenhar seu trabalho, dificuldade em realizar longas caminhas e em subir escadas, descreve a dor como pontadas e queimação. Ele vem sentido essas dores á 5 anos, porém tem se intensificado no último ano. Com base nas informações e nos seus conhecimentos, qual o diagnóstico fisioterapêutico? Cite 5 objetivos e 5 condutas para este diagnóstico.
10) Paciente do sexo masculino, com 28 anos de idade, trabalha como entregador de pizza há 3 anos, chegou a clínica se queixando de forte dores na região do ombro direito, a qual vem se intensificando há mais ou menos 1 ano. Sua queixa principal é a dor que piora a noite, dificuldade em realizar movimentos de elevação do ombro, como passar desodorante. Relata ter ido ao médico e realizado exames, onde teve como diagnóstico clínico Tendinite de ombro. De acordo com as informações quais estruturas estão sendo acometidas e quais testes especiais poderiam ser realizado(s) para confirmar o diagnóstico clínico? Explique-o(s)

Continue navegando