Buscar

Atividade 2 - Ortopedia e Hidroterapia

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA
Curso de Graduação em Fisioterapia
Disciplina: Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial I – Ortopedia e Hidroterapia
Questões e Casos Clínicos:
1) Qual a diferença de descrição entre Dor Muscular e Dor tipo Neural?
2) Quais as principais características de uma Lesão Muscular de 1ºGrau ou Grau I (estiramento)?
3) Explique a realização dos chamados Testes Especiais (Neurodinâmicos) para a Coluna Lombar:
- Slump Teste
- Teste de Lasègue
4) Cite pelo menos três (3) tipos de Patologias que afetam os tendões. Caracterize pelo menos uma dessas patologias no que diz respeito à etiologia e à fisiopatologia.
5) (EBSERH/UFBA – IADES – 2014) Assinale a alternativa que indica o efeito sobre a articulação glenoumeral que é produzido pelos exercícios pendulares de Codman.
(A) Diminuição da nutrição do líquido sinovial
(B) Compressão
(C) Aumento da dor
(D) Fortalecimento dos músculos do manguito rotador
(E) Decoaptação
6) (FUNARTE – 2014) As lesões de tecido mole são classificadas em seus estágios agudos, subagudo e crônico, de acordo com as características e sinais clínicos. É correto afirmar que:
(A) no estágio agudo, os alongamentos não são indicados; 
(B) no estágio subagudo, os exercícios não devem ser realizados; 
(C) no estágio crônico, existe inflamação tardia; 
(D) no estágio agudo, a massagem deve ser contraindicada; 
(E) no estágio crônico, os exercícios de flexibilidade estão contraindicados
7) (CONCURSO DE CONQUISTA/MG – IDECAN- 2016) A cervicalgia é menos frequente que a lombalgia. Sua prevalência atual na população geral é estimada em 29% nos homens e 40%nas mulheres, embora esses índices possam ser ainda maiores quando avaliamos populações selecionadas de acordo com as atividades exercidas no trabalho. Durante o exame físico, é CORRETO afirmar que:
(A) Durante a palpação deve-se observar deformidades, alterações da curvatura cervical, atitudes antálgicas, anormalidades posturais, atrofias, alterações cutâneas e sinais de traumatismos.
(B) Assimetrias nas escápulas devem ser observadas, podendo indicar acometimento do músculo serrátil ou discrepância nos membros inferiores. A inserção occipital do músculo trapézio também deve ser cuidadosamente examinada.
(C) No eixo sagital, a flexão e a extensão perfazem uma amplitude de 70º, a rotação compreende cerca de 90º para cada lado e a lateralização 45º, estando estas medidas diminuídas com a idade e na vigência de processos inflamatórios e/ou degenerativos.
(D) Para a realização do teste de compressão, o paciente deverá estar em decúbito dorsal com o pescoço foda da maca. Realiza-se a compressão progressiva da cabeça, tal manobra causa o aumento na dor cervical, em razão do estreitamento foramidal secundário, aumento da pressão na raiz acometida, sobrecarga nas facetas articulares e maior sensibilização muscular.
8) Paciente, sexo feminino, 46 anos de idade, trabalhou em um escritório de advocacia como recepcionista por 15 anos e atualmente trabalha como faxineira. Procurou a clínica com quadro de dor cervical persistente com EVA 7 e relata sentir formigamento em MMSS e dificuldade para segurar objetos. Durante a avaliação observou-se diminuição da mobilidade do pescoço, dor durante a palpação de região cervical e diminuição da amplitude de movimento de rotação, lateralização e flexo-extensão da coluna cervical. Analisando as informações elabore:
- Diagnóstico Fisioterapêutico
- Um (1) teste para coluna cervical
- Três (3) objetivos e três (3) condutas para o tratamento de acordo com o diagnóstico fisioterapêutico

Continue navegando