A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
APOL 2 RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS 3 TENTATIVAS

Pré-visualização | Página 2 de 6

e indígena no Brasil, assinale corretamente a alternativa que identifica o primeiro estado brasileiro que implementou o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Nota: 10.0
	
	A
	São Paulo.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  que “Em 1984, 0 Estado de São Paulo foi pioneiro ao implantar o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra [...]”. (texto-base, p. 74).
	
	B
	Rio de Janeiro.
	
	C
	Pernambuco.
	
	D
	Distrito Federal.
	
	E
	Santa Catarina.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
O Sociólogo Gilberto Freyre identificava as relações raciais de forma horizontal. Destacou-se no meio acadêmico ao considerar o conceito de cultura na temática racial.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-63, 2015. p. 55. [texto adaptado]
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil,  qual foi o livro escrito por Gilberto Freyre em que ele discutiu a temática racial pelo aspecto cultural? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Consciência Negra.
	
	B
	O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questões racial no Brasil.
	
	C
	Livro do Mestiço – Mestiço Brasileiro, Nosso Povo, Nossa Etnia.
	
	D
	Nação e Consciência Nacional.
	
	E
	Casa-grande & senzala.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “Foi nesse contexto que o sociólogo Gilberto Freyre propôs que a temática racial fosse pensada e analisada dentro de outro enfoque, deslocando o foco analítico do conceito de raça para o conceito de cultura. Assim, a mistura de raças iniciou seu processo de aceitação como parte integrante da identidade nacional brasileira. Casa-grande &senzala, Freyre (1933) expôs de forma descritiva a história do universo agrário do Nordeste brasileiro [...]”. (texto-base, p. 55).
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“No âmbito da legislação, vale destacar que, com a aprovação da Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010 (Brasil, 2010), houve a institucionalização do Estatuto da Igualdade Racial, o qual regulamentou políticas de ações afirmativas para a população negra [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 83.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que identifica corretamente o sistema que prevê a articulação entre os órgãos federais ligados às políticas de promoção da igualdade racial.
Nota: 10.0
	
	A
	Sistema de Integração Governamental Racial.
	
	B
	Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao “[...] Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que prevê a articulação dos diferentes entes federados[...]”. (texto-base, p. 83).
	
	C
	Sistema Municipal de Cotas para a População Trabalhadora e Indígena.
	
	D
	Sistema Estadual de Subsídios e Beneficiamentos para o Setor Industrial.
	
	E
	Sistema Nacional de Divulgação de Bolsas de Permanência.
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A globalização afetou os estados nacionais, entre outros aspectos, em relação à 'identidade coletiva' e, consequentemente, à 'legitimidade democrática' (Habermas), seja pela difusão de uma cultura de massas, seja pela emergência de subcultura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 94 .
Considerando o fragmento  e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos negativos decorrente da globalização.
Nota: 10.0
	
	A
	Desconsideração do papel de organismos supranacionais da globalização na vida social.
	
	B
	Estímulo à emergência de fenômenos identitários em vários contextos socioculturais.
	
	C
	Incentivo ao direito à identidade construída com base na diferença.
	
	D
	Reconhecimento e a valorização das pessoas participantes da comunidade escolar.
	
	E
	Ameaça de destruição da cultura nacional e  produzir a fragmentação da sociedade nacional.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  “[...] por um lado, no sentido de ameaçar a destruição da cultura nacional ou levar ao fechamento em culturas particulares ou subculturas diferenciação), ou seja, produzir a fragmentação da sociedade nacional;[...]”. (texto-base, p. 95).
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] o fator mais determinante para uma educação multicultural não é a quantidade dos materiais didáticos disponíveis [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 117.
 
Considerando o  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que mostra corretamente a postura de uma educação multicultural.
Nota: 10.0
	
	A
	A educação multicultural deve ter uma postura democrática e científica e uma relação crítica e rigorosa dos materiais didáticos.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  a “uma postura democrática e científica dos educadores e de suas escolas no trato crítico e rigoroso dos materiais didáticos e das informações contidas neles. Educadores e suas escolas precisam ter a consciência de que nenhuma pessoa ou instituição tem o domínio total do conhecimento e dos métodos de ensino”. (texto-base, p. 117).
 
	
	B
	Deve adotar uma postura autocrática e subjetiva dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
	
	C
	Deve estimular uma postura setorial e unilateral sem preocupar-se com a análise dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
	
	D
	Deve adotar uma postura informal e aleatória em relação aos materiais didáticos e às informações contidas neles. 
	
	E
	Precisa estimular uma postura superficial e não-científica dos educadores e de suas escolas no trato dos materiais didáticos e das informações contidas neles.
· 
Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto:
“Os defensores da necessidade de implementação do sistema faziam-no com base em pesquisas que apontavam claramente a desigualdade entre negros e brancos, evidenciando a superioridade econômica da população branca brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 79.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos livro-base Educação escolar