Buscar

Exercícios de Logística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios Logística e Cadeia de Suprimentos
Unidade 1 – Assunto 1 - Logística I
A logística compreende uma área de operações dentro das organizações com atividades específicas que exigem uma equipe qualificada buscando eficiência e eficácia em seus processos. Podemos afirmar que atrair e reter talentos são atividades relacionadas a:
R: Recrutamento, seleção e treinamento.
Dentro da cadeia de suprimentos, o processo produtivo transforma matéria-prima em componentes acabados. Envolve também fornecedores, consumidores, compras, marketing, distribuição, entre outros elementos. Neste contexto, que processos a seguir são mais adequados ao processo produtivo?
R: Recebimento de matéria-prima, produção, armazenagem de produto acabado e qualidade.
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas em identificar fornecedores, comprar, fabricar e gerenciar as atividades logísticas. Qual das alternativas abaixo complementa o conceito de Cadeia de Suprimentos?
R: A cadeia de suprimentos, liga e coordena as atividades relacionadas à compra, fabricação e movimentação dos produtos, integrando fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes.
Dadas as alternativas abaixo, assinale a área CORRETA da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno, dos bens de pós-vendas e pós-consumo, ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
R: Logística reversa.
O nível adequado de serviço dentro da cadeia de suprimento é um fator crítico de sucesso na gestão da logística de forma a criar valor ao cliente e atendê-lo conforme suas necessidades e desejos. Os serviços ao cliente, no seu sentido mais amplo, incluem disponibilidade de estoques, rapidez de entrega, agilidade e precisão no processamento dos pedidos. Dadas as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa um componente a ser considerado na avaliação do nível de serviço.
R: Custos financeiros das reclamações dos clientes. 
Unidade 1 – Assunto 2 – Introdução à Logística de Armazenagem
Quanto ao emprego correto de alguns termos na logística, podemos dizer que os termos "estoque" e "armazém" não são sinônimos, que existe uma clara distinção entre estes termos. Que distinção é esta?
R: Armazéns e sistemas de armazenagem são os espaços físicos onde os produtos são mantidos durante algumas etapas do processo logístico. Estoques são os produtos propriamente ditos, os itens à disposição da empresa para comercialização.
As razões para a implantação de um sistema de estocagem são:
R: Redução de custos com transporte e armazenagem; coordenação da oferta e demanda, necessidade de produção e considerações de mercado.
A armazenagem é amplamente utilizada pela indústria. Neste setor seu papel principal é atender as necessidades de produção. Como os sistemas de armazenagem desempenham esta função?
R: Permitindo a manutenção de estoques de matéria-prima e componentes utilizados na produção. Assegurando, assim, que o processo produtivo não seja interrompido pela falta de materiais.
A imagem a seguir é um exemplo genérico de armazém de distribuição. No caso abaixo, qual das funções de estocagem está sendo atendida?
R: Combinação. Empresas que compram de diferentes fabricantes utilizam o armazém como ponto de combinação. Unificando o ponto de despacho e gerando economia nos custos de transportes.
São funções de um sistema de estocagem.
R: Manutenção, consolidação, fracionamento de volumes e combinação.
Unidade 2 – Assunto 3 – Introdução à Logística de Armazenagem
Observando os módulos de operações e seus componentes do sistema de operações empresariais, podemos afirmar que fazem parte do desdobramento do estoque:
R: Planejamento integrado de estoque e planejamento e programação avançados. (Sem confirmação)
Os sistemas de atendimento ao cliente, também conhecidos como gestão do relacionamento com o cliente (CRM), são aplicações projetadas para facilitar o compartilhamento de informações entre:
R: Os clientes, a força de vendas e as operações.
Quando a denominação de softwares como serviços, são hospedados por empresas prestadoras de serviços especializados, que fornecem a aplicação utilizando a capacidade de grandes recursos computacionais. Essaa aplicação é considerada como:
R: Computação em nuvem (Cloud computing).
No Sistema de Operações Logísticas (SIL), os principais subsistemas são os de Gerenciamento de Pedidos (SGP), Sistema de Gerenciamento de Armazéns (SGA) e Sistema de Gerenciamento de Transportes (SGT). Faz parte do sistema de controle do SGA, a seguinte função:
R: Estimativa da disponibilidade de produto.
No sistema de gerenciamento de transporte, é inevitável a ocorrência de danos em algumas cargas, havendo permanente atualização de informações a respeito de conteúdo de carregamentos. Essa prática de acompanhamento faz parte das atividades de controle de:
R: Processamento de reclamações.
Unidade 2 – Assunto 4 – Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
O tempo médio necessário para uma empresa processar e entregar um produto a um cliente nos anos 1990 variava entre:
R: 15 a 30 dias.
A ocorrência frequente de falhas de serviço, que caracterizava o passado, está cada vez mais sendo substituída por um crescente compromisso administrativo com zero defeito, o qual é comumente chamado de:
R: Desempenho Seis Sigma.
Para explicar os benefícios e os desafios básicos da gestão integrada, é importante observar que os clientes têm, no mínimo, três perspectivas de valor, quais sejam:
R: Valor econômico, valor de mercado e valor de relevância.
A perspectiva de valor conhecida como relevância é reconhecida pelo cliente por meio de:
R: Customização, diversidade segmental e posicionamento de bens/serviços.
Os sistemas de informação da cadeia de suprimentos formam o laço que une as atividades logísticas a um processo integrado. A integração baseia-se em quatro níveis de funcionamento: sistemas de transações, controle administrativo, análise de decisões e planejamento estratégico. É correto afirmar que, entre outras funcionalidades do sistema de informações logísticas, faz parte do planejamento estratégico:
R: Desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências e de oportunidades.
Unidade 3 – Assunto 5 – Gestão de Suprimentos – Comércio Eletrônico
São elementos que diferenciam o comércio eletrônico do tradicional:
R: Comunicação, dados e segurança.
São benefícios do comércio eletrônico:
R: Relações mais ágeis.
São pontos negativos (dificuldades) no comércio eletrônico:
R: Posse da propriedade intelectual. (Sem confirmação)
São tipos de comércio eletrônico:
R: EDI, B2B e B2C.
A tecnologia mais comum usada em compras é o intercâmbio eletrônico de dados (EDI, do inglês electronic data interchange). Sendo assim, o EDI envolve:
R: A transmissão eletrônica de dados entre uma empresa e seus fornecedores.
Unidade 3 – Assunto 6 – Cadeias de Suprimentos Globais
Dentro da fundamentação lógica da globalização, podem destacar-se como objetivos:
R: Conseguir economias de escala e reduzir os custos diretos.
Para se operar em um ambiente global, existem certas considerações operacionais logísticas que precisam ser observadas. Dentre as quais, podemos destacar:
R: A grande quantidade de documentação necessária para as operações internacionais. (OU Conhecer os ajustes operacionais, como características de desempenho, técnicas, ambientais e requisitos de segurança.)
São estratégias que as empresas podem utilizar para superar os desafios das estratégias de globalização:
R:

Continue navegando