Buscar

A TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL.
A Assistência Social no Brasil foi reconhecida como uma das políticas de seguridades sociais e direito do cidadão brasileiro na Constituição Federal de 1988 e, desde então, tem passado por muitas transformações. 
A aprovação da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais representou uma importante conquista para a assistência social brasileira alcançando um novo patamar, estabelecendo tipologias que, sem dúvidas, corroboram para ressignificar a oferta e a garantia do direito socioassistencial.
O serviço sócio assistencial é uma ação continuada, prestada numa unidade física, tendo a localização, a abrangência territorial e o público definidos, capaz de agregar um conjunto de recursos e atenções que produzem provisões e aquisições, as quais guardam entre si uma relação de complementaridade face às finalidades das funções de proteção social básica e especial, de defesa de direitos e vigilância socioassistencial, organizados a partir de normas técnicas, padrões, metodologias e protocolos referenciados pelo SUAS. 
E tem como objetivo	reduzir e prevenir as vulnerabilidades e riscos pessoais e sociais; Diagnosticar e superar as causas: conjunto de desigualdades estruturais, sócio-econômicas e políticas, e da ausência de proteções sociais pela redução e ou desqualificação dos serviços públicos; Garantir as seguranças: acolhida, convivência, desenvolvimento da autonomia, rendimentos e de sobrevivência em riscos circunstanciais.
Os serviços de proteção social básica inclui, o atendimento integral à família, convivência e fortalecimento de vínculos, proteção para pessoas com deficiência e idosas, no domicílio. 
O de média complexidade oferece proteção e atendimento especializado à família e indivíduos, abordagem social, proteção as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias, serviço especializado em situação de rua. 
Os serviços de alta complexidade inclui o acolhimento institucional nas modalidades: abrigo institucional, casa-lar, casa de passagem e residência inclusiva, bem como acolhimento em república, acolhimento em família acolhedora, proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

Continue navegando