A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
TEORIA DA HISTÓRIA10

Pré-visualização | Página 2 de 3

CEL0496 - TEORIA DA HISTÓRIA  
	
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	¿ Filmes como ¿Tropa de Elite 1 e 2¿ ¿Cidade de Deus¿ e séries como ¿Narcos¿ podem ser entendidas como:
		
	
	História e filmes não podem ser visto como possibilidade de compreensão histórica.
	
	O cinema pode ser usado em relação a história, mas somente quando há um envolvimento muito grande de diversos profissionais relacionados a disciplina.
	
	O filme pode ser usado em relação a história, mas essa afirmativa só serve em relação a documentários.
	
	Filmes que de alguma forma traduzem e interpretam o ambiente histórico no qual eles estão inseridos
	
	O cinema é tido como a sétima arte, mas não pode ser usado de forma alguma em relação a história.
	Respondido em 27/03/2020 19:19:44
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O Cinema deve ser usado como análise da realidade social humana, pois:
		
	
	A prática do ser humano e a realidade dentro dos filmes garante aos mesmos o direito de estar em todas as análises dos historiadores, que não podem ignorar a fonte cinema nos dias de hoje.
	
	Quando um filme é feito, principalmente em relação a documentários e filmes históricos, ele é a criação mais fiel possível da realidade e por isso pode ser usado na análise da realidade social.
	
	Enquanto fonte confiável, o cinema precisa ser estudado caso algum pesquisador queira entender a sociedade nos dias de hoje, senão não há como entender essa sociedade.
	
	Na qualidade de prática social humana, o cinema não pode ser interrogado pelo historiador, pois é uma tarefa sem sentido, posto que é uma indústria com interesses próprios por trás do filme.
	
	Na qualidade de uma prática social humana, o cinema deve ser interrogado pelo historiador interessado na análise da modernidade
	Respondido em 27/03/2020 19:20:22
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	São os filmes que buscam representar ou estetizar eventos e processos históricos conhecidos. Esses filmes podem ser considerados representações memorialísticas do evento em questão. Estamos nos referindo nessa questão aos filmes:
		
	
	Filmes modernos
	
	Filmes Históricos
	
	Filmes pós-modernos.
	
	Filmes de Ambientação histórica
	
	Filmes de sucesso.
	Respondido em 27/03/2020 19:20:53
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A partir do movimento conhecido como Nova História o cinema passa a ser visto como uma construção que altera a realidade através de uma articulação entre a imagem, a palavra, o som e o movimento. Os vários elementos da confecção de um filme - a montagem, o enquadramento, os movimentos de câmera, a iluminação, a utilização ou não da cor - são elementos estéticos que formam a linguagem cinematográfica, conferindo-lhe um significado específico que transforma e interpreta aquilo que foi recortado do real.  
Marque a alternativa que melhor interpreta o trecho acima: 
		
	
	Após o surgimento da Nova História os historiadores passaram a relacionar o cinema a compreensão das estruturas naturais da sociedade, uma vez que o filme é recortado do real.
	
	Alguns tipos de registros fílmicos - ficção, documentário, cinejornal e atualidades não podem ser vistos como meio de representação da história, pois refletem de forma particular sobre esses temas.
	
	O filme não pode tornar-se um documento para a pesquisa histórica, na medida em que articula apenas os interesses econômicos da indústria cinematográfica.
	
	Registros de imagem refletem, sobretudo, a compreensão do modo de vida dos personagens e não dos atores, diretores e produtores.
	
	Após o surgimento da Nova história, o filme adquiriu de fato o estatuto de fonte preciosa para a compreensão dos comportamentos, das visões de mundo, dos valores, das identidades e das ideologias de uma sociedade ou de um momento histórico.
	Respondido em 27/03/2020 19:23:10
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O trabalho do historiador é sempre lidar com fontes, há necessidade de análise, de compreensão, de reflexão. Observando os filmes podemos dizer que é uma fonte histórica. Dentre as assertivas abaixo qual melhor define essa verdade:
		
	
	O cinema pode ser usado em relação a história, mas essa afirmativa só serve em relação a documentários.
	
	Pode ser visto como um produto de sua época e, na condição de objeto de uma poderosa indústria cultural, um poderoso agente de transformação histórica.
	
	O cinema pode ser usado em relação a história, mas somente quando há um envolvimento muito grande de diversos profissionais relacionados a disciplina.
	
	História e Cinema não podem ser visto como possibilidade de compreensão histórica.
	
	O cinema é tido como a sétima arte, mas não pode ser usado de forma alguma em relação a história.
	Respondido em 27/03/2020 19:24:07
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor reflete quais as principais questões para o historiador que quer trabalhar com a imagem cinematográfica. 
		
	
	Deve-se atentar para a questão que, filmes sobre o passado são fontes para a compreensão do passado e não do presente. 
	
	O filme não pode tornar-se um documento para a pesquisa histórica, na medida em que não articula ao contexto histórico e social que o produziu um conjunto de elementos intrínsecos à própria expressão cinematográfica. 
	
	O historiador deve estar atento se as imagens cinematográficas nos filmes históricos refletem de maneira fiel o passado, tal como ocorreu. 
	
	É importante compreender que o cinema não se trata de uma importante fonte histórica, portanto, deve ser visto como uma fonte histórica auxiliar. 
	
	O que a imagem reflete? Ela é a expressão da realidade ou é uma representação? Qual o grau possível de manipulação da imagem. 
	Respondido em 27/03/2020 19:24:41
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Uma das possibilidades do uso do cinema como fonte histórica foi definida por Marc Ferro em A História Vigiada. Quando o historiador propõe o cinema como contra-análise da sociedade sugere que:
		
	
	O cinema é a única fonte que possibilita a interpretação da sociedade de forma realista. 
	
	O cinema histórico deve passar por rigorosa análise para serem identificados possíveis erros.
	
	O cinema ao ser analisado como produção social ajuda a confirmar a verdadeira luta de classes de uma sociedade
	
	O cinema deve ser incorporado às demais fontes históricas e não ser submetido a crítica externa ou interna.
	
	O cinema deve ser analisado como uma produção social que traz em si elementos que ajudam a identificar os valores da sociedade que o produziu.
	Respondido em 27/03/2020 19:25:11
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Quando vemos um filme histórico ele pode ser usado para diversos entendimentos e entretenimento, um filme histórico pode ser definido como:
		
	
	Os filmes históricos são representações da realidade, visando criar novos entendimentos sobre os eventos do passado, pois assim podem escrever uma nova história.
	
	São filmes que pelo sucesso são considerados como históricos em sua época, tendo alcançado muitas pessoas.
	
	São os filmes que buscam representar ou estetizar eventos e processos históricos conhecidos. Esses filmes podem ser considerados representações memorialísticas do evento em questão.
	
	São filmes que buscam representar ou estetizar eventos e criar fontes para estudo, pois reproduzem fielmente o que aconteceu nos eventos retratados
	
	São filmes que reproduzem a verdade do que aconteceu nos eventos, colocando somente pessoas diferentes, mas com as mesmas falas e mesmos movimentos.
	
		TEORIA DA HISTÓRIA
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0496_EX_A10_V3 
	27/03/2020
	Aluno(a): GSP
	2020.1 EAD 
	Disciplina: CEL0496 - TEORIA DA HISTÓRIA  
	
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	O trabalho relacionado a fontes faz parte do dia-a-dia do historiador. Quando nos referimos a filmes/cinema, temos que ter um entendimento