Buscar

Discursiva gerenciamento e controle de poluição da água e do solo- 7periodo

Prévia do material em texto

Texto A:
A degradação do solo consiste em tudo aquilo relacionado a sua destruição. Quando o solo estar degradado, ele perde a capacidade de produção mesmo sendo adubado, não consegue recuperar e tornar não degradado.
Isso acontece por falta de cultivos adequados. Dentre eles pode citar: erosão, compactação, salinização e contaminação química.
Em um Sítio localizado no interior de Petrolina-PE, Distrito de Rajada, encontra dois fatores de degradação do solo, sendo erosão e compactação, devido a ação humana, desmatamento e trafego de tratores. 
Nisso ocorrendo a compactação e levando a erosão.
(Foto Sirleide S Rodrigues, erosão do solo no interior do Distrito de Rajada-PE)
Para evitar uma menor possível erosão, pode ser feito a Curvas de Níveis, realizado com plantas do mesma altura, no sentido de fluxo da água. O plantio em níveis, cria obstáculos que diminui a velocidade de arraste do solo e aumentando a infiltração da água no terreno. E fazer o plantio maior de culturas agrícolas de leguminosas, tem por função descompactar o solo.
Além dessas técnicas, precisamos também ter consciência, fazer o uso e manejo e conservação correto do solo.
REFERÊNCIA: Livro Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo- ALMICAR MACEL DE SOUZA-Cap.3, pag. 55-65, Editora Fael, 2016.
Texto B:
De acordo com os parâmetros e concentração na tabela encontrado nos resultados laboratoriais obtidos, a água ela não pode ser destinado para abastecimento humano, portanto, as concentrações dos parâmetros, visto que, uns estão alto e outros abaixo para ser definido água potável, conforme o padrão microbiológico.
· Escherichia Coli- O padrão para parâmetro microbiológico com ausência de Escherichia Coli em 100ml. Portanto foi encontrado a 102/10ml de Escherichia Coli.
· Mercúrio- O padrão para parâmetro microbiológico 0,001mg/l. Foi encontrado 0,0008 mg/l. Com valor bem elevado ao padrão permitido de substancia inorgânica da água para abastecimento humano.
· Nitrito- O padrão para parâmetro microbiológico 1mg/l. Encontrado 1,5mg/l. Com o valor 0,5mg/l a mais de substancia inorgânica na água para abastecimento humano.
· Microcistinas- O padrão para parâmetro microbiológico 1,0ug/l e o resultado encontrado foi 0,7ug/l, sendo que estar abaixo 0,3ug/l.
· Sódio- O padrão para parâmetro microbiológico de 200mg/l e o resultado encontrado 100mg/l, sendo abaixo 100mg/l.
· Cloreto residual livre- Padrão para parâmetro microbiológico 5mg/l e no resultado foi encontrado 7mg/l, visto 2mg/l mais alto.
Para que não exista insegurança a saúde humana deve ser seguidos todos os padrões para parâmetro previsto na legislação ocorrendo uma maior segurança de consumo.

Continue navegando