Buscar

Aap3 - Comunicação e Linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Comunicação organizacional é a permanente tensão entre planejado/intuitivo/espontâneo; organização/desorganização/reorganização de sentidos; forças em identificação/rejeição; disputas/resistências/cooperações; fugas/sinergias; e outras dualidades que, em princípio, sob o olhar da simplicidade, parecem impossíveis, mas que pelas lentes da complexidade são fundamentais para a continuidade do sistema organizacional (a organização).
Na organização, a comunicação planejada sempre exerceu um papel importante. No entanto, de acordo com o texto, quando analisamos a comunicação organizacional como um todo, incluindo seus atores e interlocutores, percebemos que
Alternativas:
a)ela engloba o planejamento de um lado e, por outro, consiste em incertezas e possibilidades relacionais, de acordo com a empresa.
b)a interlocução é determinada pelo planejamento da organização, apesar das disparidades de pontos de vista dos interlocutores.
c)essa comunicação planejada perde força e a disputa de sentidos, pois ganha contornos mais delineados de acordo com cada interlocutor.
d)os profissionais da comunicação organizacional, incluindo os jornalistas, são responsáveis pelo planejamento estratégico da corporação.
e)diferentes subjetividades são estabelecidas, anulando-se os aspectos objetivos inerentes ao planejamento da comunicação corporativa.
2)Na comunicação empresarial encontram-se as denominadas barreiras, representadas por interferências que se opõem à eficácia da comunicação. Qualquer elemento externo que contribua para roubar a atenção do interlocutor é prejudicial à comunicação, principalmente se ele estiver diante de seu destinatário, podendo gerar ruídos e barreiras. Além disso, se os comunicadores se sentem como rivais ou antagonistas, o efeito da comunicação será totalmente adverso do que se considerassem amigos.
O texto relata que as barreiras de comunicação dentro das organizações impedem um clima mais harmonioso entre as equipes e menos produtivo, prejudicando o uma comunicação com qualidade e assertiva. Identifique a seguir a alternativa que apresenta um dos quesitos essenciais para se ter uma comunicação de qualidade.
Alternativas:
a)Devem ser utilizados sinais para se ter uma comunicação informal.
b)O emissor deve utilizar tom alto de voz para que o receptor entenda a mensagem.
c)Não devem ser utilizados sinais para se ter uma comunicação formal.
d)O emissor e o receptor devem utilizar o mesmo código.
e)O emissor deve utilizar gírias para tornar a comunicação mais clara.
3)A assessoria de imprensa é apenas um dos vários serviços que podem ser oferecidos por uma agência de comunicação corporativa a um determinado cliente, sempre com objetivo de levar a mensagem do cliente a terceiros, mas nunca na função de informar o público sobre fatos sociais”, como é feito no jornalismo.
Com base no contexto apresentado, analise as seguintes sentenças:
Dentre as práticas de assessoria de imprensa estão a elaboração de releases (comunicados a imprensa), cobertura de eventos, realização de entrevistas coletivas e o contato regular com os jornalistas dos veículos de comunicação.
O clipping (acompanhamento e arquivamento de notas, notícias, reportagens veiculadas pela mídia referente a empresa, marca ou produto) também é uma atividade realizada pela assessoria de imprensa e serve para mensurar o retorno das ações realizadas.
O profissional de relações públicas, dentre as áreas exercidas por profissionais da comunicação, é o principal responsável por zelar pelo relacionamento das empresas com os diversos stakeholders, promovendo e protegendo a imagem das empresas, marcas e produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
Alternativas:
a)Apenas a afirmativa I está correta. 
b)Apenas a afirmativa II está correta. 
c)Apenas a afirmativa III está correta. 
d)Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
e)As afirmativas I, II e III estão corretas. 
4)O texto é ainda uma ocorrência comunicacional que satisfaz a critérios interdependentes, como o de coesão (perceptível no jogo das dependências entre as frases) e o de coerência das ideias. Em relação aos participantes do ato de comunicação, há ainda: o critério da intencionalidade, em que o enunciador visa produzir um texto que tenha um efeito determinado sobre o interlocutor, e um critério de aceitabilidade, em que o interlocutor espera interpretar um texto que se inscreva em seu mundo.
De acordo com o trecho, um texto nada mais é que
Alternativas:
a)uma sucessão de enunciados, cujo sentido só se estabelece em relação a outros enunciados não verbais, que não produzem intencionalidade.
b)uma unidade fundamental da linguagem, sem conectivos que indiquem coesão e coerência em sua articulação por critérios textuais.
c)uma unidade de significação cuja referência é matizada por conectores que indicam coesão e coerência, sem a intenção de produzir determinado efeito.
d)uma ocorrência comunicacional, articulada por critérios de coesão e coerência, que, pela intencionalidade, visa produzir um efeito determinado.
e)um ato de comunicação, verbal ou não verbal, contextualizado a uma realidade textual e interligado por elementos lineares de coesão e coerência.

Outros materiais