Buscar

O processo de leitura empregado pelo o Paulo Freire é de uma leitura de mundo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo de leitura empregado pelo o Paulo Freire é de uma leitura de mundo, envolvendo o conhecimento prévio do leitor para que assim, ocorra o processo crítico e de decodificação da palavra.
O ato de ler ocorre na infância através da experiência da criança no mundo. Na brincadeira e no modo em como vive com as pessoas, acontece a percepção das palavras, das letras resultando em uma melhor compreensão destas , atendando para o significado delas.
O ato de alfabetizar envolve o processo de senso crítico, reflexivo e o conhecimento do mundo. E esse ato é um dos mais importantes que Paulo Freire defende, pois, o mais importante é alfabetização do que uma decodificação de palavras e memorização dessas.
Assim, o ato de ler deve ser primeiro compreendido como uma leitura do mundo, ou seja, ter uma visão ampla do mundo para que ela seja significativa. Pois, com decifração, decodificação e memorização de códigos e símbolos não há um resultado positivo, seria apenas uma mecanização e uma leitura ou aprendizado sem significado.

Continue navegando