Buscar

Contribuições da Psicologia da Educação para a prática profissional do educador

Prévia do material em texto

Olá aluno(a), tudo bem com você? Antes de darmos início ao nosso Fórum, leia atentamente os lembretes a seguir:
1) As respostas devem ser bem fundamentadas e não serão qualificadas como relevantes as respostas semelhantes a “concordo” ou “discordo”. 2) Excelente postagem é aquela bem pensada, fundamentada, organizada e que atenda ao solicitado pelo professor.
Vamos à situação-problema?
Janaína é uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que possui muita experiência na área. Certo dia, ao participar de um Congresso com o tema: “A importância da Psicologia da Educação para o processo de ensino e aprendizagem” percebe o quanto suas práticas educativas poderiam ser melhoradas. Durante o Congresso, Janaína percebe que utiliza como referenciais teóricos para suas aulas apenas as teorias de Piaget (Epistemologia Genética) e de Vygotsky (Sócio Histórica), entretanto, o evento lhe mostrou vários outros teóricos da área da Psicologia que possuem grande contribuição na área da Educação. Janaína ficou deslumbrada com a importância que Wallon atribui às emoções e de que forma estas contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Quando teve contato com a teoria do Behaviorismo, percebeu que muitas de suas atitudes em sala de aula não estão sendo efetivas porque, na verdade, se assemelham muito à punição, que Skinner afirma não ser de grande valor para o processo de ensino e aprendizagem. Gostou bastante da teoria Humanista de Rogers, que dá ênfase ao aluno, apontando que o professor é um facilitador da aprendizagem e, por fim, encantou-se com a teoria de Ausubel acerca da aprendizagem significativa. Ao findar o Congresso, Janaína está disposta a repensar suas práticas baseando-se nas novas teorias que aprendera, visando os processos de desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos.
Atividade Avaliativa
Levando em consideração que a Psicologia e a Educação surgiram como áreas distintas, ambas ligadas à Filosofia e que, somente depois de muito tempo passaram a se unir para então desenvolver uma área focada nas questões do ensino e aprendizagem, como sua professora questiono-lhe:
De que maneira a disciplina de Psicologia da Educação e da Aprendizagem pode contribuir para sua prática profissional enquanto educador(a)?
Registre sua resposta deixando claro o seu posicionamento. Vamos movimentar as discussões!!!
Bom trabalho!
Abraços,
Profª Mayra Campos Frâncica dos Santos 
RESPOSTA:
A psicologia da educação tem o papel essencial de verificar os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica. Assim, na prática profissional determina as partes mais importantes para compreensão comportamental dos alunos em ambiente escolar. Possibilitando possíveis intervenções e consequentemente o propiciando melhorias.
Focalizar a criança ou adulto em sua totalidade destacando também sua adaptação a atual atmosfera. O que possibilita ser estimulados a pensar tanto dentro como fora da escola. Aprendendo a ser mais autônomos e solucionadores de problemas de um jeito ao mesmo tempo reflexivo com melhores habilidades de raciocínio.
Contudo, como educador, creio ser um campo de atuação profissional que possibilita a realização de intervenções no espaço escolar com amplitude a ele relacionado.

Continue navegando