Buscar

atividade_sistema_cardiovascular_-_aluno[1][1] (Recuperado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Professora: Anniely Dayana Amaral Ferreira 
Aluno(a): ILMA TELES DE OLANDA DIAS 
Turma: 05 Data: 28/03/2020
Atividade Avaliativa
De acordo com o assunto estudado responda as perguntas abaixo:
1. O que é um aneurisma e quais suas possíveis complicações.
É uma doença silenciosa, constituído por uma bolsa de sangue que forma em consequência da dilatação de um segmento da parede arterial.
Embolia pulmonar, infarto, choque hipovolêmico, insuficiência renal crônica, acidente vascular cerebral (avc)
2. A aterosclerose é um acumulo de placas de gordura nas paredes das artérias. Como se faz o diagnostico dessa patologia? O medico solicita, mas de um exame para obter um diagnóstico preciso.
Angiografia, arteriografia coronária um exame invasivo que avalia as artérias coronárias em raios X, ecocardiograma, eletrocardiograma, (ECG), angiotomografia, do coração, para verificar o nível de cálcio no interior das artérias. Quanto mais cálcio maior e o risco, teste de esforço físico, angiografia por ressonância magnética, ultrassonografia com dopper. 
3. Um funcionário de aproximadamente 49 anos chega ao ambulatório médico ajudado por um colega e apresenta-se com a pele fria e úmida, palidez, tontura, taquicardia e não refere dor. Esses sinais e sintomas são sugestivos de:
a) Hipoglicemia;
b) Insuficiência renal;
c) Angina;
d) Insuficiência hepática grave;
e) Ruptura do aneurisma
4. Um paciente de 38 anos de idade está internado com diagnóstico médico de angina estável. Chegou ao hospital com dores no peito, sudorese fria, palpitações e náuseas. Relata um episódio de desmaio em casa. Diz ser uma pessoa muito nervosa, trabalha com computador por várias horas e ingere grandes quantidades de café durante o dia. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes.
	A angina estável e o infarto do miocárdio são sinônimos e representam a destruição do tecido do coração por falta de circulação sanguínea.
a) Certo 
b) Errado 
5. Julgue os itens seguintes, que versam sobre a assistência de enfermagem ao paciente com crise hipertensiva. Os sintomas mais comuns incluem cefaleia, vômitos, palpitações e síncope postural.
a) certo
b) errado
6. Qual o conceito de cardiopatia isquêmica? Como se caracteriza essa patologia?
A Cardiopatia Isquêmica é uma doença causada por obstrução nas artérias coronárias (vasos que levam sangue para o coração) devido ao acúmulo de placas de colesterol que pode levar ao infarto do miocárdio ou até insuficiência cardíaca. 
 Caracteriza - se pela redução da oferta de oxigênio, mas com perfusão sanguínea adequada	
7. Assinale a alternativa que se refere corretamente a uma das doenças não transmissíveis mais prevalentes na atenção primária, principalmente em pacientes acima de 50 anos:
a) Câncer;
b) Diabetes mellitus tipo II;
c) Doenças respiratórias;
d) Doenças cardiovasculares.
8. Quanto às doenças isquêmicas do miocárdio, assinale a afirmativa correta.
a) A arteriosclerose, doença universal que acomete muitos indivíduos, especialmente no mundo ocidental, é responsável por 45% das mortes na população adulta.
b) A angina é definida como desconforto ou dor retroesternal, desencadeada por exercícios físicos ou estresse emocional;
c) A dor tende a ter aparecimento e desaparecimento súbito e dura no máximo 1 minuto, caso a dor persista o paciente deve ser encaminhado para a emergência;
d) A angina melhora após a pausa das atividades físicas.
9. O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, acontece quando um coágulo bloqueia, de forma súbita e intensa, o fluxo sanguíneo para o coração. Sem sangue, a artéria perde oxigênio e morre. Em 2017, foram notificados 91,8 mil óbitos por infarto no Brasil. São sinais e sintomas mais característicos de um infarto agudo do miocárdio (IAM):
a) Falta de ar, hipertensão arterial e náuseas;
b) Tontura, sudorese e hipotermia;
c) Azia, constipação e dor no peito;
d) Dor ou desconforto na região peitoral podendo irradiar para as costas, rosto e braço esquerdo
e) Torpor, sede e formigamento.
10. Descreva o que é uma fistula arteriovenosa, quais as suas indicações e cuidados de enfermagem para um paciente que foi submetido para este procedimento.
Fistula arteriovenosa são comunicações anormais entre os sistemas arterial e venoso que ocorrem comumente nos vasos intermediários. 
Essa comunicação pode não somente acontecer por uma falha no desenvolvimento das artérias e veias, mas também ser criada cirurgicamente para a obstrução de um acesso a fim de realizar sessões de hemodiálise. 
Manter o acesso limpo para evitar infecções, evitar em qualquer hipótese o uso do braço da fistula para verificação de pressão arterial ou coleta de sangue, manter o curativo de 4 a 6 após a hemodiálise.

Continue navegando