Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – FISIOLOGIA
1. De onde a água é proveniente? Qual sua porcentagem no LIC e LEC?
A água é proveniente de duas fontes básicas: fonte exógena, na alimentação; e fonte endógena proveniente das oxidações biológicas. Da água total (60% do peso corporal) – 40% está no LIC e 20% no LEC (liquido intersticial 15% e líquido intravascular 5%).
2. Qual a diferença entre eletrólitos e não eletrólitos?
Não-eletrólitos são aquelas moléculas que não se dissociam em meio líquido, não adquirindo carga elétrica. Já os eletrólitos ionizam-se adquirindo carga. 
3. O que é hidratação endovenosa e quando é necessária?
Forma de tratamento no qual é realizado através de administração de soluções diretamente por via intravenosa. Utilizada em situações patológicas em que há a necessidade de se repor um volume de água muito grande, não sendo possível pelas vias digestivas normais de absorção.
4. Quais os eletrólitos plasmáticos mais importantes, sua função e sua concentração no LIC e LEC?
O sódio é mais abundante no LEC e o potássio se encontra em maior quantidade no LIC. Ambos estão correlacionados e são responsáveis pela manutenção do equilíbrio osmótico.
5. O que é dipsia?
A sensação de secura na boca e garganta relacionada a uma necessidade ou desejo de beber água. 
6. O que é o sistema renina-angiotensina-aldosterona? Quais os órgãos envolvidos nesse sistema?
É um sistema de hormonal que ajuda a regular a longo prazo da pressão sanguínea e o volume extracelular corpo. Participam do processo: Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula
Espinal); Rins; Fígado; Sistema circulatório pulmonar; Córtex das adrenais
7. Quais os estímulos levam a ação do sistema renina-angiotensina-aldosterona?
O aumento da osmolaridade plasmática (hipernatremia); e a diminuição do volume intravascular (hipovolemia).
8. Explique detalhadamente como o sistema renina-angiotensina-aldosterona é o grande responsável pela regulação do equilíbrio hidro-eletrolítico?
É o grande responsável pela regulação do equilíbrio hidro-eletrolítico por promover efeitos fisiológicos de fundamental importância para o metabolismo hidrossalino. São esses efeitos: 
Vasoconstrição - provoca uma hipertensão; Estímulo da cortéx cerebral – induz a sensação consciente da sede; Estímulo da hipófise – liberação do ADH; Estímulo da córtex adrenal - a síntese de aldosterona que promove a reabsorção de sódio (e a excreção de potássio) para contrabalançar o aporte de água poupado pelo ADH e aquela ingerida para saciar a sede. 
9. Qual a relação da angiotensina II e angiotensina III?
Em algumas espécies, a angiotensina II é convertida em angiotensina III (por ação de enzimas aminopeptidases) que possui as mesmas ações fisiológicas que a angiotensina II.
10. Qual o efeito do álcool sobre o sistema renina-angiotensina-aldosterona?
O álcool que inibe a liberação do ADH provocando o aumento do volume urinário (poliúria) e a consequente hipovolemia, principalmente pela ingestão de bebidas alcoólicas com alto teor de água.
11. Explique o que é Desidratação hipernatrêmica, Desidratação hiponatrêmica e Desidratação normonatrêmica.
Desidratação Hipernatrêmica: observada quando a perda de sódio é menor que a de água fazendo com que o plasma se torne hipertônico possibilitando a saída da água do LIC para o LEC o que ocasiona edema por acúmulo de água nos tecidos.
Desidratação hiponatrêmica: há a perda de sódio maior que a perda de água, levando o plasma a tornar-se hipotônico com a entrada de água em excesso do LEC para o LIC.
Desidratação normonatrêmica: quando há perda de sódio na mesma proporção da perda de água.
12. O que é intoxicação hídrica?
É quando há a ingestão de água além da capacidade de excreção, a água tende a se acumular no organismo levando a uma hipervolemia com hiponatremia que pode ser fatal.
13. Qual a relação do equilíbrio hídrico com equilíbrio ácido –básico?
Ambos se relacionam com a hipovolemia, no equilíbrio hidroeletrolítico serve para estimular o sistema RAAS, já no equilíbrio ácido básico ela serve para incentivar a absorção de nutrientes pelos rins. Os dois também servem para manutenção do PH. 
14. Sobre o Sistema Renina - Angiotensina - Aldosterona leia as seguintes afirmativas e depois responda:
I. Em decorrência da queda da pressão arterial, o rim secreta a enzima renina, que quebra o angiotensinogênio, transformando-o em angiotensina I
II. Ao mesmo tempo a renina estimula a medula óssea para produção de células sanguíneas 
III. Na circulação pulmonar, a angiotensina I entra em contato com as enzimas conversoras (ECA) que se encontram no endotélio desses vasos, transformando- se em angiotensina II 
IV. A angiotensina II é um potente vasoconstrictor que promove a elevação da pressão arterial
V. Nas glândulas suprarrenais a angiotensina II estimula a produção de hormônio antidiurético. Este hormônio promove a reabsorção de H2O e NaCl, aumentando a volemia e por consequência a pressão arterial. 
São verdadeiras:
a) I, III e IV
b) I, II e IV
c) II, III e V
d) Todas as alternativas estão corretas
15. Qual o principal sistema que atua na vasoconstricção, como ele é ativado, como ele atua, descrevendo as enzimas que agem e as conversões do processo. Citar um exemplo em que haja necessidade de ativação do sistema.
O Sistema renina-angiotensina-aldosterona. É ativado atrav[es de dois mecanismos básicos: a hipernametria (aumento das ormolaridade plasmática) e a hipovolemia (diminuição do volume intravascular). Esses mecanismos proporcionam a queda da filtração renal por tornar o sangue mais espesso, o que diminuirá a velocidade de passagem pelos néfrons. As células justaglomerulares da arteríola renal aferente detectam estas condições de baixa filtração renal e induzem a produção e liberação da renina. A partir disso, a renina converte o angiotensinogênio (sintetizado no fígado) em angiotensina 1. A angiotensina 1, por ter baixa atividade metabólica, é convertida em angiotensina 2 pela enzima conversora de angiotensina (ECA) que é produzida nos pulmões e células endoteliais. A angitensina II vai promover quatro efeitos fisiológicos básicos e fundamentais: Vasoconstrição - provoca uma hipertensão; Estímulo da cortéx cerebral – induz a sensação consciente da sede; Estímulo da hipófise – liberação do ADH; Estímulo da córtex adrenal - a síntese de aldosterona que promove a reabsorção de sódio (e a excreção de potássio) para contrabalançar o aporte de água poupado pelo ADH e aquela ingerida para saciar a sede. Exemplo em que haja necessidade de ativação do sistema: Insuficiência cardíaca. 
UMA FACULDAD FEITA COM VOCÊ!		Profª. M.Sc. Mariana de Faria Gardingo Diniz

Mais conteúdos dessa disciplina