A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 2 SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sociologia do Esporte
“Considerando que o esporte é um lugar privilegiado para manifestações corporais, há diversas questões que podem ser abordadas pela categoria corporeidade.”
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 5, Videoaula 5, Tema 4 – “Corporeidade” sobre a categoria sociológica denominada corporeidade, assinale a alternativa correta:
E Compreende o corpo como central nas relações humanas, sendo o meio físico pelo qual percebemos e interpretamos o mundo.
Questão 2/10 - Sociologia do Esporte
“[...] você provavelmente lembra: as manifestações populares que aconteceram próximas a Copa das Confederações FIFA em 2013. As insatisfações não eram só relacionadas ao esporte, mas talvez a proximidade temporal com aquele evento [possibilitasse] deixar clara a insatisfação de muitas pessoas com os recursos públicos que vinham sendo gastos, especialmente com a construção de estádios de futebol [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a resistência ao Brasil sediar a Copa do Mundo é correto afirmar que:
	E 
	E Gerou desconfiança quanto aos benefícios recebidos pela FIFA.
Questão 3/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “A ampliação do número de categorias sociológicas aprendidas e incorporadas auxilia em uma leitura mais diversificada e qualificada da complexidade do fenômeno esportivo”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a categoria sociológica catarse, é correto afirmar que:
B Catarse tem o significado de purificação e limpeza, no sentindo de retirar as substâncias que promovem tensão nas emoções interpretadas no teatro.
	
Questão 4/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
“Categorias são conceitos que geralmente estão relacionados a uma teoria, mas que sozinhas também têm um grande potencial de explicar fenômenos sociais complexos, como é o caso do esporte. Elas são especialmente úteis para qualificar nossas análises mais pontuais de acontecimentos [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas explicações:
	
	A
	1-2-3.
Você acertou!
Segundo o livro-base “[1] Entretanto, não é sempre que a dominação ideológica é unânime, ou seja, nem sempre as pessoas são simplesmente dominadas. Nesse sentido que trazemos a segunda categoria, a resistência. Como é o significado do próprio termo, resistência é atuar contra, se opor ou segurar a direção de uma determinada força. [2] entender que as relações sociais e as atividades de produção econômica estavam sendo substituídas por lógicas mais profissionais, que distanciam as pessoas como indivíduos. [3] Quando apontamos a adoção de regras nas modalidades esportivas que se aplicam em todos os países, precisamos contextualizar que isso só se torna possível em um mundo que está conectado a tal ponto que essa informação possa ser passada para seus praticantes. Esse é um cenário viável a partir do século XX, quando há um maior intercâmbio de informações de e para praticamente todas as partes do mundo.” (Livro-base Introdução a Sociologia do Esporte p. 169).
	
	
	
Questão 5/10 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto:
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que indica corretamente o processo de artesania intelectual:
	
	A
	É o professo em que o pesquisador “costura” ideias, informações e dados desconexos para chegar a um produto final.
“Metaforicamente falando, podemos dizer que fazer pesquisa no âmbito das ciências sociais é como dedicar à confecção de um artesanato ou. como prefere Ortiz (2002), se envolver em um produtivo exercício de artesania intelectual. Nesse processo de produção, o artesão (pesquisador) precisa "costurar" uma série de ideias e dados desconexos para chegar ao seu produto final, que nada mais é que sua pesquisa com uma devida reflexão metodológica e teórica sobre o problema proposto e as condições de realizá-la”. (Livro-base, p. 31).
	
	B
	Processo que tem com foco as primeiras informações recebidas e mantendo-as como base para a finalização de uma referida pesquisa.
	
	C
	Processo de produção que descostura as ideias captadas deixando-as aleatórias ao final do processo de pesquisa.
	
	D
	Processo que prioriza a pró-atividade do pesquisador valorizando o processo de invenção de novas teorias.
	
	E
	Nesse processo de produção o artesão torna-se uma pessoa responsável por contribuir com novas peças de artesanato.
Questão 6/10 - Sociologia do Esporte
Considerando a análise da imagem e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, são características da globalização:
	
	A
	Estreita relação com a mídia, ou seja, com a comunicação, a informação e o entretenimento.
Você acertou!
“Outra relação relevante que se tem quando analisamos a globalização e o esporte se dá quanto a participação da mídia. Recuperando a noção de desenvolvimento tecnológico para a formação de redes de comunicação cada vez mais abrangentes e acessíveis, hoje temos um cenário em que o esporte é um tema muito relevante nos diferentes meios de comunicação, para informação e entretenimento.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 165)
	
	B
	Ações de oposição, não conformidade a atos, decisões e situações que representam disputas de poder.
	
	C
	Foco nas ações religiosas estreitamente ligadas às práticas esportivas.
	
	D
	Incentivo ao desenvolvimento da cultura local, sem a necessidade da participação de outras culturas.
	
	E
	Manutenção da tradição de um povo, sem interferência da mídia, para manter uma cultura pura, sem influências externas.
Questão 7/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Muitas das regras sociais, que estabeleciam o funcionamento da sociedade, não tinham mais relação com qualquer religiosidade. Por mais que as pessoas tivessem suas crenças, elas já não eram tão centrais para influenciar o dia a dia em sociedade [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, a mudança na influência da religiosidade nas práticas esportivas retratada no texto está relacionada a qual categoria sociológica?
	
	A
	Secularização.
Na secularização “muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento que as pessoas tinham do mundo estavam relacionadas à religião. [...] Porém, quando as pessoas deixaram de viver isoladas nas fazendas e começaram a viver nas cidades e regiões que posteriormente se tornaram os países (Estados nacionais), essa lógica começou a mudar.” (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 150-151)
	
	B
	Resistência.
	
	C
	Inclusão social.
	
	D
	Globalização.
	
	E
	Diversidade.
Questão 8/10 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] O termo diversidade foi adotado, ao invés de diferença, no entendimento que diferença supõe que existe um ‘padrão’, uma referência que é a principal, e qualquer coisa que não siga esse padrão é considerado diferente [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas características:
1. Diversidade
2. Inclusão social 
(   ) só existe depois de um processo de exclusão social.
(   ) atua contra a dominação ideológica.
(   ) pode se referir aos traços físicos dos indivíduos.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1-1-2.
	
	B
	1-2-1.
	
	C
	2-1-2.
	
	D
	1-2-2.
	
	E
	2-2-1.
[1] “Diversidade se refere aos traços físicos (cor da pele, do cabelo, dos olhos, altura, biótipo, proporção de gordura e músculos no corpo, etc.), aos elementos culturais (idioma, hábitos, formas de alimentação, vestuário, etc.) e aos elementos sociais (formas de se relacionar e conviver, regras a serem seguidas,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.