Buscar

7 estudo dirigido sistema cardiorespiratório

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE DO PARANÁ Estudo Dirigido – sistema respiratório e circulatório 
Ana Paula Hilgemberg - 83
1. Descreva as estruturas que compõem o coração. 
· O coração humano divide-se internamente em quatro cavidades:
· Dois átrios: Cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração;
· Dois ventrículos: Cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.
· Os ventrículos estão separados entre si pelo septo interventricular, enquanto as duas aurículas estão separadas entre si pelo septo interauricolar. O septo interventricular é muito mais espesso que o septo interauricolar, uma vez que durante a contração os ventrículos geram uma pressão muito superior. 
· O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e o átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo.
· Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas que regulam o fluxo do sangue e impedem seu refluxo, ou seja, o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios. São as chamadas válvulas atrioventriculares direita e a válvula atrioventricular esquerda.
· Por muito tempo, as válvulas atrioventriculares eram denominadas tricúspide (direita) e bicúspide ou mitral (esquerda).
· O septo atrioventricular que separa as aurículas dos ventrículos é formado pelo esqueleto cardíaco, uma estrutura de tecido conjuntivo fibroso onde também se apoiam os anéis fibrosos das válvulas cardíacas. O esqueleto cardíaco tem também a função de conduzir os estímulos elétricos através do coração, uma vez que o colágeno não é condutor de eletricidade. Na aurícula superior direita existe uma estrutura com a forma de orelha denominada apêndice auricular direito e outra na aurícula superior esquerda denominada apêndice auricular esquerdo. 
· A parede cardíaca é formada por três túnicas: pericárdio, endocárdio e miocárdio.
· Pericárdio
O pericárdio é a membrana serosa que envolve o coração. Ele é formado por dois tipos de membranas com diferentes constituições: 
Pericárdio parietal ou fibroso: Camada externa formada por uma camada de feixes de colágenos. Pericárdio visceral ou seroso: Camada interna formada por uma membrana serosa.
O pericárdio possui a função protetora e auxilia o coração a manter-se na posição correta.
· Endocárdio
É a camada mais interior do coração. O endocárdio é a membrana fina e lisa que reveste internamente as cavidades do coração. É formado por células endoteliais achatadas, dispostas em uma única camada, um revestimento de tecido epitelial escamoso simples e reveste as cavidades e as válvulas cardíacas. Forma uma camada contínua com o endotélio das veias e das artérias e encontra-se unida ao miocárdio por uma camada fina de tecido conjuntivo. O endocárdio segrega endotelina, que pode ter uma função na regulação da contração do miocárdio.
· Miocárdio
O miocárdio é a camada média e mais espessa do coração. É formado por tecido muscular estriado e responsável pelas contrações do coração. Essa condição permite que o coração possa realizar a sua função propulsora do sangue.
2. Como funciona a circulação pulmonar e sistêmica? 
Circulação pulmonar (pequena circulação)
Parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.
· Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.
· O sangue, pobre em oxigênio (venoso), entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.
· O sangue, rico em oxigênio (arterial), passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando no átrio esquerdo.
· Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: átrio direito - ventrículo direito - artéria pulmonar - pulmão - veias pulmonares - átrio esquerdo - ventrículo esquerdo. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação.
· Na pequena circulação, o sangue venoso (que nesta situação está pobre em oxigênio) sai do coração e segue para os pulmões pelas artérias pulmonares. Uma vez oxigenado, pelo processo de hematose (trocas gasosas) o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares (com sangue rico em oxigênio)
Circulação Sistêmica (grande circulação)
Circuitos da circulação sanguínea dupla, entre o coração e todo o organismo. O sistema circulatório transporta o sangue oxigenado para longe do coração e retorna o sangue desoxigenado de volta para o coração. Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação coração-tecido-coração - entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração. 
	
3. Dê o nome e a localização das valvas cardíacas.
4. Descreva o ciclo cardíaco. 
5. Onde inicia o potencial de ação no coração? 
6. Descreva a passagem do potencial de ação nos átrios e nos ventrículos, e situe esta passagem no eletrocardiograma. 
7. Quais são as camadas que compõem uma artéria? 
8. Diferencie artérias de veias. 
9. Como ocorre o deslocamento do sangue dentro dos vasos? 
10. Como ocorre a circulação nas artérias? 
11. Como ocorre a circulação nas veias? 
12. Como ocorre a circulação nos capilares? 
13. Qual a importância do sistema linfático? 
14. Quais são os fatores que afetam a pressão sanguínea? 
15. Quais são as ondas apresentadas em um eletrocardiograma? Explique-as. 
 
16. Quais são os componentes do aparelho respiratório? 
17. Como os alvéolos são mantidos abertos? 
18. Qual a importância do surfactante na superfície alveolar? 
19. Como ocorre a troca de gases nos pulmões? 
20. Como é transportado o O2 no sangue? 
21. Como é transportado o CO2 no sangue? 
22. Qual a importância do íon bicarbonato? 
23. Quais são os músculos que permitem a diminuição da pressão da caixa torácica?
24. Como é acionado o sistema, que controla a ventilação mecânica nos pulmões?

Continue navegando