Buscar

MEMBRO TORÁCICO e MEMBRO PÉLVICO - EQUINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MEMBRO TORÁCICO - EQUINO
-> Os ossos do membro torácico são compostos pela Escápula, Úmero (braço), Ulna e Radio (antebraço) e os ossos do Carpo.
- Escápula: é separada por uma proeminência que por sua vez é denominada espinha da escápula, esta espinha, divide a escápula em duas partes: fossa supra-espinhosa (posicionada cranialmente em relação ao animal) e a fossa infra-espinhosa (posição caudal em relação ao animal).
-> Acidentes anatômicos da escápula: cartilagem escapular (visão proximal), fossa subescapular (visão medial).
-> Na extremidade inferior (distal) da Escápula está localizada a cavidade glenoide/glenoidal que se articula distalmente com o úmero.
- Úmero: classificado como osso longo e apresenta medula óssea em seu interior, se articula proximalmente com a escápula e distalmente com o radio e a ulna.
-> Acidentes anatômicos do úmero: tubérculo maior (ressalto localizado próximo a cabeça do úmero), tuberosidade deltoidea (ressalto no úmero).
-> Na extremidade distal do úmero encontra-se os côndilos, ainda na parte inferior do úmero, está posicionada a fossa do olecrano (espécie de depressão) que se articula com o osso seguinte, o radio.
-> Acidentes anatômicos do radio: fóvea da cabeça do radio, parte esta, que permite a articulação com os côndilos do úmero
- Ulna: na espécie equina a ulna de funde ao radio. Entre o radio e a ulna existe um espaço interósseo.
-> Acidentes anatômicos da ulna: olecrano (se interage com o úmero durante os movimentos de flexão e/ou extensão exercidos pelo animal).
- Ossos do Carpo/ossos palmares: Em uma visão medial para uma visão lateral, na primeira fileira (fileira proximal), estão localizados os seguintes ossos: carporradial, carpo intermédio, carpoulnar, e o carpo acessório que está posicionada mais atrás (em uma vista caudal). 
-> Na segunda fileira (fileira distal) estão situados os ossos carpianos, são eles: cárpico segundo, cárpico terceiro e cárpico quarto. (na espécie Equina o osso cárpico primeiro é ausente). 
-> Posteriormente, aos ossos carpianos, estão presentes os metacarpianos sendo o ll e lll fundidos, essa fusão só existe no Equino devido as características evolutivas adquiridas ao longo dos anos (no Bovino é possível notar uma leve divisão). Em uma vista caudal está o l e o lV metacarpiano. 
-> Abaixo dos ossos metacarpianos estão as falanges, de cima para baixo, falange proximal, falange medial e a falange distal que está posicionada no interior do casco/úngula do animal.
-> Nas “costas” das falanges estão os 3 ossos Sesamóides, os 2 Sesamóides proximais estão localizados entre os metacárpicos e a falange proximal, já o Sesamóide distal está posicionado entre a falange medial e o casco/úngula. 
MEMBRO PÉLVICO - EQUINO
-> Os ossos do membro pélvico são compostos pelo osso Coxal, Fêmur, Tíbia, Fíbula e os ossos do Tarso. Dentre as estruturas que, também, compõem o membro pélvico estão presentes as vertebras sacrais e, seguidamente, as vertebras caudais/coccígeas. 
- Osso coxal: É a fusão de três ossos, que são eles: Ílio, Ísquio e Púbis. O ílio também pode ser denominado como asa do ílio. Nas extremidades da asa do ílio existem duas tuberosidades, uma de caráter medial e outro de caráter lateral, sendo a de caráter medial chamada de tuberosidade sacral e de caráter lateral chamada de tuberosidade coxal. 
-> Logo abaixo da asa/corpo do ílio está localizada uma espécie de depressão/forame que é o acetábulo, este vai se articular com a cabeça do osso seguinte que é o fêmur. Próximo ao acetábulo encontra-se o púbis, ainda no osso púbis, está presente o forame obturado e na região abaixo deste forame inicia-se o osso ísquio. 
-> Na extremidade do coxal (região pertencente ao osso ísquio), estão as duas tábuas do ísquio que se unem a uma espécie de curva nomeada de arco do ísquio. Seguidamente estão duas pontas com uma proeminência, sendo estas, denominadas tuberosidade isquiática. 
- Fêmur: Se articula proximalmente com o osso coxal e distalmente com a tíbia e a fíbula, é classifica com osso longo e em seu interior está presente a medula óssea. 
-> Acidentes anatômicos do fêmur: a própria cabeça do fêmur (que se articula com o acetábulo), trocanter maior (ressalto situado proximalmente ao fêmur), tróclea (se desliza com a patela. Na parte traseira do fêmur, em uma vista caudal, estão os dois côndilos femorais. 
- Patela: osso sesamóide que se articula com a extremidade distal do fêmur. Próximo a patela está situada a fíbula (sendo um osso curto) e a tíbia (osso mais longo).
- Tíbia: é um osso longo que faz articulação com a com a fíbula, fêmur e com os ossos do tarso, também realizam os movimentos de flexão e extensão.
-> Acidentes anatômicos da tíbia: côndilo lateral e côndilo medial, a extremidade distal da tíbia.
- Fíbula: este osso possui formato de agulha e se estende até o meio do corpo da tíbia.
- Ossos do Tarso: situados na estrutura plantar (pé) do equino, o tarso é composto pelos seguintes ossos: tálus, calcâneo, central, 1º e 2º tarsianos (que são fusionados), 3º tarsiano e 4º tarsiano (localizado mais lateralmente). Todos esses ossos participam dos movimentos de flexão e extensão. O calcâneo o maior dentre esses. 
- Metatarsiano: nos equinos estão presentes os seguintes ossos: 2º metatarsiano, 3º metatarsiano e 4º metatarsiano.
- Falanges: são classificadas como: falange proximal (encostada/próxima ao metatarsiano), falange medial e a falange distal (situada dentro da úngula/casco do animal). 
-> Em uma visão caudal (atrás das falanges) estão os ossos sesamóides, o proximal e o distal (o sesamóide distal está localizada no interior da úngula/casco).

Continue navegando