Buscar

estudo de caso biomecanica e sociologia do esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-De que forma as políticas públicas contribuem para o desenvolvimento do esporte e a melhora da qualidade de vida de uma população? (1,0 ponto) 
2-Como é dividida (tripé) a Política Nacional do Esporte com o intuito de ascender a prática esportiva no Brasil? (1,0 ponto)
 3- Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física 3. Há, em sua cidade, políticas públicas – federal, estadual ou municipal – de incentivo ao esporte e à atividade física? Cite duas dessas políticas de incentivo e explique brevemente os benefícios para a população local. (1,5 pontos)
resposta: 1- O esporte assume um papel fundamental na solução de diversas problemáticas sociais, fazendo mostrar-se necessário como uma questão pública, colaborando para a formação dos cidadãos.
Acredito que é quando o município oferta escolinhas para jovens e adolescentes e o momento de recreação para adultos e idosos, com isso todos vão ter uma qualidade de vida muito melhor, onde deixarão de ser sedentários e obesos e sendo assim contribuem para a saúde pública que está cada vez pior em nosso Brasil, onde cada dia em geral a população toda está mais sedentária, acredito eu que grande parte por causa deste mundo de tecnologia, onde tudo se encontra nas redes sociais.
2- O tripé é divido em:
Esporte de alto rendimento
Esporte educacional
Esporte de participação.
O intuito de competitividade é notado no esporte de alto rendimento, em que são formados atletas, cujo intuito é ganhar medalhas e participar de competições como as Olimpíadas,
Campeonatos Oficiais, Copa do Mundo, etc...
O esporte educacional não tem como objetivo a alta competição, mas sim o ensino da modalidade. É um ensino praticado principalmente nas escolas.
O esporte de participação tem como objetivo a participação voluntária, sem a '’gana’' de ganhar medalhas e vencer.
3- Sim, em minha cidade a um incentivo para atletas e paratletas que representam o município nas modalidades esportivas com o programa bolsa atleta que variam entre R$ 150 a R$ 450 por atleta. Existe escolinhas de futebol, volêi, judô, tênis de mesa, ciclismo entre outras para jovens até 17 anos, para idosos a partir de 60 anos tem um programa onde podem fazer dança, ginastica, vôlei e artesanato, todas cedidas pelo município.
Duas políticas públicas poderia ser o bolsa atleta e as escolinhas para todos os jovens.
Obtem-se benefícios em diversos segmentos da vida, como, por exemplo, no aspecto biológico, psicológico e social na saúde.

Continue navegando