Buscar

Avaliação Objetiva 1

Prévia do material em texto

Administração Pública e Regimes de Contratações
	Iniciado em
	sexta, 3 Abr 2020, 19:16
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 3 Abr 2020, 19:58
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A Administração Pública pode ser vista como o conjunto de meios institucionais, materiais, financeiros e humanos preordenados à execução das decisões políticas. Observando o artigo 37 da Constituição Federal, quais são os princípios norteadores da Administração Pública?
Escolha uma:
a. Subordinação, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
b. Legalidade, onerosidade, eficiência, publicidade e pessoalidade. 
c. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
d. Temporalidade, legalidade, moralidade e publicidade. 
e. Pessoalidade, legalidade, moralidade e eficiência. 
Feedback
A resposta correta é: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Podemos conceituar Estado como uma ordenação que tem por fim específico e essencial a regulamentação global das relações sociais entre membros de uma dada população sobre um dado território. A partir dessa definição, assinale a alternativa que consagra os elementos necessários à existência de um Estado:
Escolha uma:
a. Povo, território, representatividade popular e constituição 
b. Povo, mandato, finalidade e interdependência 
c. Tratado, interdependência, mandato e finalidade 
d. Poder soberano, povo, território e finalidade, devidamente organizados 
e. Poder soberano, território, representatividade popular, constituição 
Feedback
A resposta correta é: Poder soberano, povo, território e finalidade, devidamente organizados.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Depois de devidamente aprovado em concurso público, o servidor público ingressará no órgão estatal e deverá respeitar todos os princípios que recaem sobre a Administração Pública. À este servidor público aplica-se também certos regimes de contratação. Sobre estes regimes de contratação é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O servidor público pode ser contratado pelo regime jurídico único do servidor somente. 
b. O servidor público pode ser contratado pelo regime celetista, somente. 
c. O servidor público pode ser contratado pelo regime jurídico único do servidor, já que esta é a previsão constitucional. 
d. O servidor público pode ser contratado pelo regime jurídico do servidor ou por contratação celetista, no caso, tão somente, das Autarquias e Fundações. 
e. O servidor público pode ser contratado pelo regime jurídico do servidor ou por contratação celetista. 
Feedback
A resposta correta é: O servidor público pode ser contratado pelo regime jurídico do servidor ou por contratação celetista..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Todo consórcio público, seja criado sob a forma de pessoa jurídica de direito público ou sob a forma de pessoa jurídica de direito privado, integrará a administração pública indireta que o criou já que sua criação objetiva uma forma de prestação de serviço público descentralizada. Assim, assinale a alternativa que demonstra uma característica peculiar inerente aos consórcios públicos:
Escolha uma:
a. Os consórcios públicos podem promover desapropriações e instituir servidões administrativas, sendo-lhes vedado, no entanto, outorgar concessão de uso de serviço público, ainda que haja expressa autorização para tanto no contrato de consórcio público. 
b. Os consórcios públicos podem ser constituídos por meio de convênio, precedido de protocolo de intenções e autorização legislativa federal, tendo em vista ser imprescindível a participação da União. 
c. Os consórcios públicos podem atuar em todas as áreas de interesse dos entes, excetuadas as áreas da saúde e desenvolvimento rural. 
d. Os consórcios públicos podem outorgar concessão de uso de serviço público, nos termos do contrato de consórcio público, sendo-lhes vedado, no entanto, promover desapropriações e instituir servidões administrativas. 
e. Os consórcios públicos podem ser contratados com dispensa de licitação pela Administração Direta dos entes da federação consorciados. 
Feedback
A resposta correta é: Os consórcios públicos podem ser contratados com dispensa de licitação pela Administração Direta dos entes da federação consorciados..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Dispõe o artigo primeiro da Constituição Federal que a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito (...) Tendo por base os elementos traduzidos no artigo citado, assinale a alternativa que expressa a forma de governo adotada na Constituição Federal:
Escolha uma:
a. Parlamentarismo 
b. República. 
c. Federação 
d. Monarquia 
e. Presidencialismo 
Feedback
A resposta correta é: República..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A exigência constitucional de concurso público está prevista no artigo 37, inciso II da Constituição Federal, no entanto, em alguns casos, as contratações de servidores públicos é feita sem esta observância. Sendo assim, qual a alternativa traz, de forma correta, os princípios violados e a consequência jurídica de tal ato?
Escolha uma:
a. Princípios violados: legalidade e igualdade. O ato será nulo, operando efeitos extunc. 
b. Princípios violados: legalidade e eficiência. O ato será nulo, operando efeitos ex nunc. 
c. Princípios violados: legitimidade e igualdade. O ato será anulável, operando efeitos extunc. 
d. Princípios violados: legalidade e igualdade. O ato será nulo, operando efeitos ex nunc. 
e. Princípios violados: moralidade e interesse público. O ato será anulável, operando efeitos extunc. 
Feedback
A resposta correta é: Princípios violados: legalidade e igualdade. O ato será nulo, operando efeitos extunc..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O controle do contrato administrativo é um dos poderes inerentes à Administração e, por isso mesmo, implícito em toda contratação pública, dispensando cláusula expressa. É correto afirmar, como poder de controle do contrato administrativo:
Escolha uma:
a. A exigência de que os contratos administrativos sejam lavrados em repartições públicas é uma forma de poder de controle. 
b. A comutatividade do contrato impede o poder de controle nos contratos administrativos. 
c. É visto como poder controle do contrato, a possibilidade de aplicação de penalidade contratuais pelo Poder Público. 
d. Como poder de controle da Administração Pública no contrato administrativo pode ser citada o não cabimento, em nenhum caso, de indenização ao particular. 
e. A exigência de seguro garantia, embora não prevista em lei, é uma forma de poder de controle nos contratos pela administração. 
Feedback
A resposta correta é: É visto como poder controle do contrato, a possibilidade de aplicação de penalidade contratuais pelo Poder Público..
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Estado tanto pode desenvolver por si mesmo as atividades administrativas que tem constitucionalmente a seu encargo, como pode prestá-las através de outros sujeitos. A respeito da organização da administração pública brasileira analise os itens a seguir e identifique o correto:
Escolha uma:
a. Governo e Administração Pública, no âmbito do Direito Administrativo, são conceitos distintos: aquele atua mediante a prática de Atos “de governo”, na fixação da política de comando, de iniciativa, de fixação de metas, diretrizes e objetivos do Estado; esta, num sentido objetivo, consiste na própria atividade administrativa exercida pelo Estado por seus órgãos e agentes e, em sentido subjetivo, constitui o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas, representando o aparelhamento de execução do Estado, voltado para o cumprimento da política e das metas traçadas pelo Governo. 
b. Na organização da Administração Pública indireta no Brasil, temos apenas entidadesde direito privado. 
c. Os chamados serviços sociais autônomos – SESI, SENAC etc.-, segundo a orientação dominante, integram a Administração Pública Indireta. 
d. A Administração Pública atua por meio de seus órgãos - unidades de atuação integrantes da estrutura da Administração direta e indireta – e entidades - unidades de atuação desprovidas de personalidade jurídica. 
e. São consideradas entidades estatais porque providas de autonomia política, a União, os Estados o DF, os municípios e os Território, estes caso sejam criados. 
Feedback
A resposta correta é: Governo e Administração Pública, no âmbito do Direito Administrativo, são conceitos distintos: aquele atua mediante a prática de Atos “de governo”, na fixação da política de comando, de iniciativa, de fixação de metas, diretrizes e objetivos do Estado; esta, num sentido objetivo, consiste na própria atividade administrativa exercida pelo Estado por seus órgãos e agentes e, em sentido subjetivo, constitui o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas, representando o aparelhamento de execução do Estado, voltado para o cumprimento da política e das metas traçadas pelo Governo..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
As autarquias, componentes da Administração Pública Indireta, tem sua conceituação nos dispositivos do Decreto-lei 200 de 25 de fevereiro de 1967. Com base na legislação pertinente, analise as assertivas a seguir e identifique a correta:
No que concernem às autarquias, sabendo que a regra constitucional é que somente por lei poderá ser criada uma autarquia, analise as assertivas a seguir e identifique a correta:{
=Desenvolvem atividades típicas do Estado, sendo criadas para a realização de serviços descentralizados da entidade instituidora, especialmente aquelas que requeiram para seu melhor funcionamento gestão financeira e administrativa própria.
~São subordinadas hierarquicamente à entidades que as criou; a elas são vinculadas, sujeitando-se, inclusive, ao chamado controle finalístico.
~São impedidas de desempenhar atividades educacionais e previdenciárias a elas outorgadas pela entidade estatal instituidora.
~Constituem as chamadas pessoas políticas estatais.
~Integram a chamada administração centralizada.}
Escolha uma:
a. Assim como as entidades estatais a que pertencem, gozam de autonomia política. 
b. Não têm autonomia administrativa nem, consequentemente patrimônio próprio. 
c. São pessoas jurídicas de direito privado interno. 
d. São criadas por lei específica. 
e. São entidades de natureza meramente social. 
Feedback
A resposta correta é: São criadas por lei específica..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Existem hipóteses em que a lei admite a contratação direta, sem licitação. São as hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação. Sobre tais formas de contratação, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A dispensa de licitação ocorre, também, quando conveniente a licitação. 
b. Não existe diferença entre dispensa de licitação e licitação dispensada. 
c. Sempre que houver inviabilidade de competição, a licitação será inexigível. Esta inviabilidade pode ocorrer por ausência de pluralidade de alternativas, por ausência de mercado concorrencial, por impossibilidade de julgamento objetivo, e, por ser ínfimo o valor a ser contratado. 
d. A lei não reprime o abuso na contratação direta, tem apenas caráter orientativo. 
e. O artigo 25 da Lei n.º 8.666/93 traz um rol taxativo de situações de inexigibilidade de licitação. 
Feedback
A resposta correta é: Não existe diferença entre dispensa de licitação e licitação dispensada..

Continue navegando