Buscar

RESUMO DO CPITULO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA AMAZONIA
	
	DISCIPLINA: Teoria Psicanalítica I
	
	ALUNA: Pollyanna Sthefhany Marques Correa
	
	
	PROFESSOR: Samuel oliveira
	
	DATA:06/04/2020
	TURNO: Noturno
	PERÍODO:
	
	CURSO: Psicologia
	Nota
DAVID, Zimmermann, Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica: uma abordagem didática – Porto Alegre: Artmed, 2007. (CAPÍTULO 6) A formação da personalidade.
São múltiplos os fatores que influenciam no desenvolvimento da personalidade, que o autor sugere nomear o capitulo de construção da personalidade, isso porque o processo evolutivo da psicossexualidade não ocorre de forma linear, ou seja, não segue a nenhum padrão de natureza genética, mas deve ser construída de forma gradativa, levando em consideração os fatores constitucionais inatos da criança, as influências externas e dos pais.
A equação etiológica de Freud permanece válida, no qual ele dispõe em três fatores responsáveis pela construção da individualidade da criança, sendo eles:
· Heredos-constitucionais
· As antigas experiências emocionais com os pais
· As experiências traumáticas da realidade da vida adulta
Seguindo outra linha conceitual paralela ao que foi mencionado, diz ser indispensável estabelecer uma diferença entre os processos de maturação e o desenvolvimento.
Freud enfatizou o desenvolvimento evolutivo por meio de fazes, suas concepções acerca do desenvolvimento psicossexual trouxeram inestimáveis contribuições para o entendimento da formação da personalidade, desde os mais primitivos.
As fases do desenvolvimento concebida por Freud são:
· A fase oral- é considerada a primeira etapa da organização da libido, decorre pelo estimulo da boca, e é através dela que a criança obtém prazer por meio da estimulação oral.
· A fase anal- estende-se do segundo ao terceiro ano de idade, o foco da libido da criança está no controle da bexiga, e evacuações, a criança tenta controlar suas necessidades biológicas. O desenvolvimento desse controle leva a criança a se sentir segura, realizada e independente.
· A fase fálica- nessa fase o foco da libido está nos órgãos genitais da criança, nessa fase costuma surgir algumas manifestações, sendo elas: a masturbação, a curiosidade sexual, cena primaria, complexo do édipo, período latência, puberdade e adolescência.

Outros materiais