Buscar

5 conceitos Centrais do Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos Centrais do Marketing
Necessidade: É uma parte básica do ser humano. Segundo a pirâmide de Maslow, temos a necessidade fisiológica básica, a de segurança, a social, a de autoestima e a de auto realização. Quando uma dessas não é satisfeita, tentaremos reduzi-las ou achar um meio de satisfazê-las.
Desejos: São as necessidades humanas que estão de acordo com a cultura e características de cada indivíduo. Os desejos podem se modificar conforme a sociedade muda. São estimulados socialmente, o marketing entende que o desejo muitas vezes é maior que a necessidade e usa isso a seu favor convertendo o desejo a uma demanda.
Demandas: Temos desejos infinitos, mas recursos limitados. Através da capacidade de compra de cada um, os desejos se tornam demandas. Ex. Estou com sede (necessidade) vou tomar um refrigerante (desejo) tenho dinheiro para a compra do produto (demanda).
Produto e Serviços: Produto/Serviço é qualquer coisa que é oferecida a um mercado com o intuito de satisfazer uma necessidade ou desejo. Ou seja, se existe uma necessidade, um desejo e uma demanda, existem os produtos e serviços.
Relação de Troca: Ocorre quando duas pessoas estão engajadas a um objetivo comum bom para ambas. Quando as duas partes chegam a um acordo ocorre a transação, que pode ter cunho monetário (dinheiro) ou ideológico (ex. o voto).
Mercado: É um grupo de compradores reais e potenciais de um produto/serviço. Ou seja, existem os compradores e os vendedores numa relação de troca. Logo, existe o Mercado.
Satisfação Valor e Qualidade: Varia de pessoa para pessoa, pois os consumidores fazem as suas escolhas baseadas na satisfação que é o sentimento de prazer ou decepção ao receber um determinado produto/serviço. No valor que reflete os benefícios e os custos desse produto/serviço e, na qualidade que o mesmo apresentará de acordo com a necessidade de cada um. Para fidelizar um cliente tem que superar suas expectativas. O mínimo que ele espera é que seu produto ou serviço o satisfaça concretamente.

Outros materiais