Buscar

Civil trabalho 2

Prévia do material em texto

PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Curso: DIREITO
Disciplina: Direito Civil II
Professora: Odair Ribeiro de Anciceto
Data: 27/03/2020 – Aula em regime especial. - AVA
Aluno: Luanna Gomes Pessoa Talalajev Turma: B02
I- O Sr. Lanúcio era credor do Sr. Plínio da quantia de R$ 50.000,00. Ocorreu que, há trinta dias atrás, ele cedeu esse seu crédito para o Sr. Petrônio. O crédito cedido para o Sr. Plínio vence em 30/setembro/2020.
 Dias depois da realização desse negócio, o Sr. Plínio, ao ficar sabendo da cessão de crédito, comunica ao Sr. Petrônio, o cessionário, dizendo que a referida transferência daquele crédito não tem validade alguma, pois, ele, como devedor da quantia cedida, não dera, previamente, o seu expresso consentimento.
 O Sr. Petrônio, diante dessa comunicação e alegação do Sr. Plínio, encontra-se completamente inseguro e em dúvida.
 Assim, diante de todos esses fatos, e à luz do Código Civil, ele quer saber de você, o seguinte:
 1º) A cessão de crédito feita a ele, pelo credor, Sr. Lanúcio, sem o expresso consentimento do devedor, tem validade ? Ou não tem validade?
 Por quê? Explique a resposta.
Art 290 do cc/2002 a cessão de crédito não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita.
 2ª) E ainda: se ele, Petrônio, ao ficar como cessionário, vier a não receber a quantia do Sr. Plínio, como ficará a sua situação ? Sofrerá os prejuízos? 
 Por quê? Explique a resposta.
Art. 292. Fica desobrigado o devedor que, antes de ter conhecimento da cessão, paga ao credor primitivo, ou que, no caso de mais de uma cessão notificada, paga ao cessionário que lhe apresenta, com o título de cessão, o da obrigação cedida; quando o crédito constar de escritura pública, prevalecerá a prioridade da notificação. Art. 293. Independentemente do conhecimento da cessão pelo devedor, pode o cessionário exercer os atos conservatórios do direito cedido.

Continue navegando