Buscar

Avaliando o aprendizado 01 Civil V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A respeito do casamento putativo, é correto afirmar que
		
	
	Não encontra previsão legal, sendo criação da jurisprudência, para regularizar a posse do estado de casado.
	
	produz todos os efeitos, embora nulo ou anulável, independentemente de boa-fé de um ou de ambos os cônjuges, tendo em vista a necessidade de segurança jurídica em matéria de casamento.
	
	não produz nenhum efeito, porque o casamento se regula por normas de ordem pública
	 
	embora anulável ou mesmo nulo, se contraído de boa-fé por ambos os cônjuges, o casamento, em relação a estes como aos filhos, produz todos os efeitos até o dia da sentença anulatória.
	
	se não for nulo, mas apenas anulável, se contraído de boa-fé, por ambos os cônjuges, o casamento, em relação a estes como aos filhos, produz todos os efeitos até o dia da sentença anulatória.
	Respondido em 06/04/2020 14:20:51
	
Compare com a sua resposta: Art. 1.52 que trata sobre os impedimentos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709343299)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Podem se casar:
		
	
	apenas os maiores de 18 anos, pois atingiram a maioridade.
	
	apenas os maiores de 21 anos, pois, em relação ao casamento, ainda de exige maior maturidade entre as partes.
	
	os menores de 16 anos independente de autorização
	 
	os maiores de 16 anos, com autorização dos pais ou responsáveis.
	
	os maiores de 16 anos, sem autorização, desde que sejam órfãos.
	Respondido em 06/04/2020 14:22:56
	
Compare com a sua resposta: O princípio da afetividade é responsável pelo avanço do Direito de Família em várias de suas matérias. Está correlacionado à configuração dos tipos de família de modo a tornar preponderante as relações afetivas sobre a consanguinidade. A afetividade é princípio garantido a partir da dignidade da pessoa humana, vetor da Constituição Federal Brasileira, o que demonstra sua importância na ordem principiológica constitucional.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709343893)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Ana casa-se com Henrique em 2015, pelo regime da comunhão universal de bens, desconhecendo que ele já era casado. Apenas dois anos depois, ela descobre que Henrique era casado. Trata-se de forma excepcional de casamento denominado:
		
	
	inexistente
	 
	putativo
	
	nuncupativo
	
	ineficaz
	 
	anulável
	Respondido em 06/04/2020 14:53:04
	
Compare com a sua resposta: A prevalência da paternidade socioafetiva em detrimento da paternidade biológica é relevante sob os pontos de vista econômico, jurídico e social. Devem ser reconhecidas como jurídicas ambas as paternidades, socioafetiva e biológica, em condições de igualdade material, sem hierarquia, a priori, nos casos em que ambas apresentem vínculos socioafetivos relevantes; e que se proclame o reconhecimento jurídico da parentalidade socioafetiva. O sentido contemporâneo de família abarca tanto relacionamentos parentais lastreados em vínculos afetivos quanto em vínculos biológicos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709343730)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o casamento por procuração marque a alternativa incorreta:
		
	
	O casamento pode celebrar-se mediante procuração, por instrumento público, com poderes especiais.
	
	Não é anulável o casamento realizado pelo mandatário sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogação do mandato sobrevindo coabitação entre os cônjuges.
	
	N.R.A.
	
	A ação declaratória de inexistência do casamento é imprescritível.
	 
	A conservação de efeitos do casamento inválido somente poderá ser declarada em ação ordinária, não podendo, em nenhuma hipótese, o juiz presumir a boa fé e proclamar de ofício a putatividade em favor do cônjuge que alega ignorância do impedimento.
	Respondido em 06/04/2020 14:35:58
	
Compare com a sua resposta: Usa-se a nomenclatura "direito das famílias" para expressar que não existe mais um modelo único de entidade familiar, e sim uma diversidade, devido à repersonalização do tradicional "direito de família".
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709343897)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2016 ¿ CONSULPLAN - TJ-MG) Sobre a retratação do nubente prevista no Código Civil, assinale a alternativa correta.
		
	
	Uma vez declarado pelo nubente que a sua vontade não é livre, nem espontânea, inadmissível se mostra a sua retratação.
	
	Suspensa a celebração do casamento, a retratação será possível mediante novo processo de habilitação e não poderá ocorrer em prazo menor do que de quinze dias.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Recusada a afirmação da vontade de casar, é inadmissível a sua retratação.
	 
	O nubente que, por algum dos fatos mencionados no caput do art. 1.538, do Código Civil, der causa à suspensão do ato, não será admitido a retratar-se no mesmo dia.
	Respondido em 06/04/2020 14:36:16
	
Compare com a sua resposta: A) A questão envolve os denominados ¿alimentos suplementares¿, tal como regulados pelo Art. 1.698 do CC. Nesse cenário, diante da insuficiência econômica dos pais, os avós são obrigados a prestar alimentos em favor de sua neta. No entanto, não se trata de obrigação solidária, tal como regulada pelo Art. 264 do CC, mas de obrigação subsidiária, devendo ser diluída entre avós paternos e maternos na medida de seus recursos, diante de sua divisibilidade e possibilidade de fracionamento. B) É possível o exercício da pretensão alimentar contra um ou mais avós. Com efeito, a obrigação alimentar por parte dos avós guarda caracteres de divisibilidade e não há solidariedade, afastando o litisconsórcio necessário (Art. 114 do CPC/15). A exegese do Art. 1.698 do CC explicita tratar-se de litisconsórcio facultativo (Art. 113 do CPC/15), bastando que haja a opção por um dos avós, que suporte o encargo nos limites de suas possibilidades.

Outros materiais