Buscar

MATERIAL UTILIZADO PARA O PSICODIAGNOSTICO

Prévia do material em texto

Larissa da Silva Soares – material utilizado e motivo da consulta 
MATERIAL UTILIZADO PARA O PSICODIAGNOSTICO
O psicodiagnóstico  é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos. Dessa forma, o psicodiagnóstico focaliza também em duas estratégias diagnósticas amplamente utilizadas pela Psicologia Clínica: o psicodiagnóstico, procedimento clínico estruturado que utiliza testes psicológicos, e a entrevista clínica diagnóstica, que adota procedimentos menos estruturados de investigação da personalidade, como o jogo, o brincar livre e espontâneo, o desenhar e contar estórias
O psicodiagnóstico inaugurou uma nova visão da avaliação psicológica, diferente da realizada pelos “testólogos” da Psicometria. Ao adotar uma perspectiva clínica, mais identificada com a teoria psicanalítica ou fenomenológica, distanciou-se da preocupação com a neutralidade e a objetividade, passando a enfatizar a importância da subjetividade e dos aspectos transferenciais e contratransferências presentes na relação. E o uso dos testes passou a ser complementado com outros procedimentos clínicos, com o objetivo de integrar os dados levantados nos testes e na história clínica, para obter uma compreensão global da personalidade.
MOTIVO DA CONSULTA 
O psicodiagnóstico é uma avaliação especifica que tem como objetivo confirmar diagnostico que avalia o perfil de personalidade do sujeito. O teste passou a ser utilizado como um passo essencial do processo de diagnostico.
O objetivo do processo psicodiagnóstico segundo OCAMPO (1981), é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. É um processo limitado no tempo que enfatiza a investigação dos sintomas e as características da indicação, através de técnicas.
O processo Psicodiagnóstico é indicado a partir da demanda solicitada, dessa forma, é feita uma entrevista com os pais de primeira instancia. O cliente manifesta a sua realidade de várias maneiras diferentes. Para AUGRAS (1981), a manifestação se dá a partir da sua fala, onde são trazidos as suas vivências, a sua história, o seu corpo, a sua estranheza, o seu fazer-se. O diagnóstico apreende o indivíduo em sua realidade e esse processo é fruto da co-autoria entre cliente e psicoterapeuta. Habitualmente, o psicodiagnóstico é realizado numa sala ou consultório onde o psicólogo recebe os encaminhamentos, tanto de outros profissionais da saúde, como da comunidade escolar, poder judiciário. O psicólogo atende também demandas individuais que procuram diretamente esse tipo de trabalho científico.
o 2. A valoriz ação atribuíd a p ela comun idade p siquiát rica ao ent endim ent o dinâmi c
https://psibr.com.br/leituras/psicologia-clinica/estrategias-de-diagnostico-e-avaliacao-psicologica
– CUNHA, Jurema Alcides (2000). Psicodiagnóstico V. 5º ed. Porto Alegre: Artes Médicas

Continue navegando