Buscar

Pessoas jurídicas de direito privado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pessoas jurídicas de direito privado
Tipos pessoas jurídicas de direito privado: associações; sociedades; fundações; organizações religiosas; partidos políticos; EIRELI. 
1. Associações: consiste na união de duas ou mais pessoas, por meio de um estatuto social, para a realização de um fim moral, social, cultural ou esportivo, mediante contribuição mensal para a manutenção da atividade.
2. Sociedades: consiste na união de duas ou mais pessoas, por meio de um contrato ou estatuto social, no qual os sócios se obrigam a contribuir, reciprocamente, à título de investimento, com bens ou serviços. As sociedades visam o lucro, dividem-se em sociedade empresária e sociedade simples:
a. Sociedade empresária: realiza atos de comércio. Compra, vende, circula mercadoria ou presta serviços.
b. Sociedade simples: realiza atos não comerciais. Ex. escritório de advocacia, contabilidade, arquitetura, atividades artísticas. Porque são atividades intelectuais, não são comerciais.
3. Fundações: constitui-se por estatuto social, decorrente de um ato de vontade de seu fundador em vida ou após a morte. O objeto social necessariamente terá fins filantrópicos, de modo que se a atividade resultar em lucro, este deverá ser convertido para a própria fundação, sendo vedada a mudança do objeto social da fundação depois de constituída.
4. Organizações religiosas: constitui-se por estatuto social e não possui fins lucrativos. A contribuição, para manutenção, em regra, dá-se pelo dízimo – não é tributado.
5. Partidos políticos: constitui-se por meio de estatuto social, devendo, também, ser registrado no TER e TSE. Não tem fins lucrativos e a contribuição, para manutenção, vem, em regra, dos candidatos.
6. EIRELI: a empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular de totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 vezes o maior salário-mínimo vigente no país, nos termos do art. 980 A do código civil.

Continue navegando