Logo Passei Direto
Buscar

AV2 ANTROPOLOGIA GERAL E DA RELIGIÃO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O casamento é uma instituição social que reflete as características das diferentes sociedades. Isso porque, o casamento representa, dentre outras coisas, os interesses dos grupos dos quais os noivos pertencem. Nesse sentido, é possível perceber as diferentes modalidades de casamento que existiram e ainda existem. Sobre as modalidades de casamento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A modalidade de casamento por adoção consiste no fato de que para obter uma esposa o homem é adotado pela família dela.
II- O modelo de captura é uma modalidade muito comum ainda hoje em países do norte da Europa.
III- O levirato tem por finalidade proporcionar que haja continuidade dos laços de parentesco entre as famílias dos cônjuges originais.
IV- Na modalidade de troca de presentes, a finalidade era reafirmar e reforçar os laços de amizade.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

A corrente difusionista foi uma das importantes teorias antropológicas do século XIX, que procurou refutar os postulados do evolucionismo. Compreende-se que a cultura se expande por um processo multidimensional e não linear, como defendiam os teóricos evolucionistas. Nesse sentido, sobre o conceito de difusão, assinale a alternativa CORRETA:
a) Trata-se de um processo de extensão de uma cultura para a outra, compreendendo que culturas mais complexas se expandem a outras menos complexas. Podem ocorrer por meio de estímulo ou imitação. O tipo mais comum de difusão é aquele que ocorre por meio de relações pacíficas, de trocas de experiências e invenções entre sociedades.
b) Corrente de pensamento que valoriza a pesquisa de campo como um elemento central de compreensão das sociedades pesquisadas. Além disso, esta escola desconstruiu a noção de que existem sociedades superiores e inferiores, compreendendo que as culturas devem ser observadas a partir de seus próprios parâmetros, e não em comparação às outras.
c) Refere-se a uma corrente de pensamento que compreende a reprodução das sociedades humanas como resultado de um processo evolutivo, que possui como base mudanças progressivas que ocorrem lentamente e que são influenciadas pelo meio ambiente no qual habitam.
d) Trata-se de uma das mais recentes escolas antropológicas. Ela compreende a cultura como um fenômeno que possui propriedades sincrônicas e dimensões globalizantes. Possui duas dimensões distintas em relação ao seu conceito. Por um lado, representa um conjunto de teorias sobre a cultura e, por outro, legitimou-se como um método de análise antropológica.

O difusionismo inicialmente surgiu como um elemento de crítica ao pensamento evolucionista. Os difusionistas acreditavam que a cultura não era difundida de forma linear para todas as sociedades, mas, sim, que se tratava do resultado das relações entre sociedades, na qual elementos sociais da cultura mais vigorosa acabava sendo assimilada pelas culturas mais frágeis. Esta maneira de pensar dos evolucionistas não foi homogênea para as diferentes escolas difusionistas, como a Escola Hiperdifusionista, a Alemã-Austríaca e a Norte-americana. Partindo destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A escola difusionista norte-americana concentrou seus estudos na cultura dos povos estudados. Ela defendia que a cultura é a chave para a compreensão da própria cultura.
( ) A escola hiperdifusionista compreendia que o foco de difusão ocorre de uma cultura para outra e pode ser variável, ou seja, esta escola possui uma visão pluralista da origem da cultura.
( ) A escola Alemã-Austríaca foi muito criticada porque compreendia que havia um só foco de difusão que gerou todas as culturas desenvolvidas na terra, como a europeia, por exemplo.
( ) O difusionismo Alemão-Austríaco defendia que a cultura se desenvolveu por meio de determinações históricas e geográficas, por meio de círculos culturais, que se difundiram do interior da Ásia a outros locais.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - F - F.

De acordo com a teoria das necessidades humanas, desenvolvida por Malinowsk, os seres humanos possuem maior capacidade de sobrevivência, porque nascem em uma sociedade que cuida de suas necessidades essenciais. Para explicar sua teoria, o autor desenvolveu um mapa conceitual das necessidades humanas, de acordo com o qual os seres humanos teriam três tipos de necessidades básicas: primárias ou biológicas; derivadas ou instrumentais; e integrativas ou sintéticas. Com base nestes pressupostos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Primárias ou biológicas.
II- Derivadas ou instrumentais.
III- Integrativas ou sintéticas.
( ) Referem-se às possibilidades de satisfazer necessidades físicas, como alimentação, excreção e defesa.
( ) Referem-se às necessidades de elementos como fé, religiosidade, expressões artísticas, entre outras.
( ) Referem-se à necessidade de organização social, como econômicas, educacionais, políticas, entre outras.

O sistema de parentesco é uma importante ferramenta de análise que a antropologia utiliza para compreender as relações sociais. Desde a origem da disciplina, os estudiosos identificam que as relações sociais estão profundamente associadas às ligações biológicas que ocorrem nos grupos familiares. Essa relação se expressa no plano cultural, de formas diferentes para cada grupo humano, mas são relações que explicam a organização social, sua estrutura e hierarquia. A partir destes pressupostos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O parentesco é uma estratégia de casamento na qual o pretendente, para obter uma esposa, deve necessariamente ser adotado pela família dela.
b) O sistema de parentesco serve para dar continuidade aos laços familiares quando ocorre o falecimento de um dos cônjuges.
c) O que dá origem ao sistema de parentesco são as relações entre vários parceiros sexuais, que transformam a sociedade em uma grande família.
d) Por sistema de parentesco pode ser denominado o conjunto complexo da organização social das relações familiares em uma determinada cultura.

O difusionismo se espalhou amplamente dando origem a diferentes escolas difusionistas, tais como a inglesa, a alemã-austríaca e a norte-americana. Todavia, cada escola possui características peculiares na maneira como entendem o surgimento e o desenvolvimento da cultura. Sobre as escolas difusionistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Difusionismo inglês.
II- Difusionismo norte-americano.
III- Difusionismo alemão-austríaco.
( ) Os estudos antropológicos desta escola se concentraram na história da cultura, por este motivo também recebeu o nome de historicismo ou Particularismo Histórico.
( ) Foi a primeira escola a criticar a corrente evolucionista e os seus autores foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito.
( ) Esta escola entende que a difusão da cultura não partiu apenas de um foco, mas de diversos focos culturais.

Lévi-Strauss foi o mais importante representante da escola antropológica estruturalista no século XX. Ele considera a natureza e a ordem natural do ambiente para avaliar as culturas. Para ele, a história é produto da natureza. Para melhor compreender as “estruturas mentais inconscientes básicas” de uma sociedade, o autor qualificou as culturas em dois tipos: culturas quentes e culturas frias. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Culturas frias são aquelas que representam sociedades novas e frescas do ponto de vista de sua formação, como, por exemplo, as chamadas sociedades modernas.
( ) Por sociedades quentes convencionou-se chamar aquelas sociedades que expressam uma organização social mais complexa, antiga e industrializada.
( ) Por sociedades frias também podem ser compreendidas aquelas que estão mais próximas de seu estado natural, por apresentarem estruturas simples.
( ) Sociedades quentes são as ditas sociedades modernas, em que seus habitantes vivem em harmonia e são pouco suscetíveis a influências de outras culturas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - V.
B) V - F - F - V.
C) F - V - V - F.
D) F - F - F - V.

O difusionismo foi uma corrente teórica que predominou no final do século XIX e início do século XX. Essa corrente teórica foi responsável por lançar as bases para o desenvolvimento e reconhecimento da antropologia como uma disciplina acadêmica autônoma. Dentre as escolas difusionistas, podemos destacar a inglesa, que foi a primeira a criticar a corrente evolucionista. Sobre o difusionismo inglês, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As descobertas arqueológicas da América Central influenciaram os autores da escola hiperdifusionista inglesa, pois revelava uma cultura muito superior à cultura europeia.
( ) O fato da maior parte dos integrantes do difusionismo inglês defenderem que havia um só foco cultural para todas as culturas avançadas da Terra, fez com que a escola fosse considerada hiperdifusionista.
( ) Os autores da escola hiperdifusionista inglesa foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito.
( ) O difusionismo inglês não teve nenhuma relevância para a Antropologia, pois nenhuma teoria antropológica foi desenvolvida pelos autores ingleses.
a) V - F - F - F.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) F - F - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O casamento é uma instituição social que reflete as características das diferentes sociedades. Isso porque, o casamento representa, dentre outras coisas, os interesses dos grupos dos quais os noivos pertencem. Nesse sentido, é possível perceber as diferentes modalidades de casamento que existiram e ainda existem. Sobre as modalidades de casamento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A modalidade de casamento por adoção consiste no fato de que para obter uma esposa o homem é adotado pela família dela.
II- O modelo de captura é uma modalidade muito comum ainda hoje em países do norte da Europa.
III- O levirato tem por finalidade proporcionar que haja continuidade dos laços de parentesco entre as famílias dos cônjuges originais.
IV- Na modalidade de troca de presentes, a finalidade era reafirmar e reforçar os laços de amizade.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

A corrente difusionista foi uma das importantes teorias antropológicas do século XIX, que procurou refutar os postulados do evolucionismo. Compreende-se que a cultura se expande por um processo multidimensional e não linear, como defendiam os teóricos evolucionistas. Nesse sentido, sobre o conceito de difusão, assinale a alternativa CORRETA:
a) Trata-se de um processo de extensão de uma cultura para a outra, compreendendo que culturas mais complexas se expandem a outras menos complexas. Podem ocorrer por meio de estímulo ou imitação. O tipo mais comum de difusão é aquele que ocorre por meio de relações pacíficas, de trocas de experiências e invenções entre sociedades.
b) Corrente de pensamento que valoriza a pesquisa de campo como um elemento central de compreensão das sociedades pesquisadas. Além disso, esta escola desconstruiu a noção de que existem sociedades superiores e inferiores, compreendendo que as culturas devem ser observadas a partir de seus próprios parâmetros, e não em comparação às outras.
c) Refere-se a uma corrente de pensamento que compreende a reprodução das sociedades humanas como resultado de um processo evolutivo, que possui como base mudanças progressivas que ocorrem lentamente e que são influenciadas pelo meio ambiente no qual habitam.
d) Trata-se de uma das mais recentes escolas antropológicas. Ela compreende a cultura como um fenômeno que possui propriedades sincrônicas e dimensões globalizantes. Possui duas dimensões distintas em relação ao seu conceito. Por um lado, representa um conjunto de teorias sobre a cultura e, por outro, legitimou-se como um método de análise antropológica.

O difusionismo inicialmente surgiu como um elemento de crítica ao pensamento evolucionista. Os difusionistas acreditavam que a cultura não era difundida de forma linear para todas as sociedades, mas, sim, que se tratava do resultado das relações entre sociedades, na qual elementos sociais da cultura mais vigorosa acabava sendo assimilada pelas culturas mais frágeis. Esta maneira de pensar dos evolucionistas não foi homogênea para as diferentes escolas difusionistas, como a Escola Hiperdifusionista, a Alemã-Austríaca e a Norte-americana. Partindo destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A escola difusionista norte-americana concentrou seus estudos na cultura dos povos estudados. Ela defendia que a cultura é a chave para a compreensão da própria cultura.
( ) A escola hiperdifusionista compreendia que o foco de difusão ocorre de uma cultura para outra e pode ser variável, ou seja, esta escola possui uma visão pluralista da origem da cultura.
( ) A escola Alemã-Austríaca foi muito criticada porque compreendia que havia um só foco de difusão que gerou todas as culturas desenvolvidas na terra, como a europeia, por exemplo.
( ) O difusionismo Alemão-Austríaco defendia que a cultura se desenvolveu por meio de determinações históricas e geográficas, por meio de círculos culturais, que se difundiram do interior da Ásia a outros locais.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - F - F.

De acordo com a teoria das necessidades humanas, desenvolvida por Malinowsk, os seres humanos possuem maior capacidade de sobrevivência, porque nascem em uma sociedade que cuida de suas necessidades essenciais. Para explicar sua teoria, o autor desenvolveu um mapa conceitual das necessidades humanas, de acordo com o qual os seres humanos teriam três tipos de necessidades básicas: primárias ou biológicas; derivadas ou instrumentais; e integrativas ou sintéticas. Com base nestes pressupostos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Primárias ou biológicas.
II- Derivadas ou instrumentais.
III- Integrativas ou sintéticas.
( ) Referem-se às possibilidades de satisfazer necessidades físicas, como alimentação, excreção e defesa.
( ) Referem-se às necessidades de elementos como fé, religiosidade, expressões artísticas, entre outras.
( ) Referem-se à necessidade de organização social, como econômicas, educacionais, políticas, entre outras.

O sistema de parentesco é uma importante ferramenta de análise que a antropologia utiliza para compreender as relações sociais. Desde a origem da disciplina, os estudiosos identificam que as relações sociais estão profundamente associadas às ligações biológicas que ocorrem nos grupos familiares. Essa relação se expressa no plano cultural, de formas diferentes para cada grupo humano, mas são relações que explicam a organização social, sua estrutura e hierarquia. A partir destes pressupostos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O parentesco é uma estratégia de casamento na qual o pretendente, para obter uma esposa, deve necessariamente ser adotado pela família dela.
b) O sistema de parentesco serve para dar continuidade aos laços familiares quando ocorre o falecimento de um dos cônjuges.
c) O que dá origem ao sistema de parentesco são as relações entre vários parceiros sexuais, que transformam a sociedade em uma grande família.
d) Por sistema de parentesco pode ser denominado o conjunto complexo da organização social das relações familiares em uma determinada cultura.

O difusionismo se espalhou amplamente dando origem a diferentes escolas difusionistas, tais como a inglesa, a alemã-austríaca e a norte-americana. Todavia, cada escola possui características peculiares na maneira como entendem o surgimento e o desenvolvimento da cultura. Sobre as escolas difusionistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Difusionismo inglês.
II- Difusionismo norte-americano.
III- Difusionismo alemão-austríaco.
( ) Os estudos antropológicos desta escola se concentraram na história da cultura, por este motivo também recebeu o nome de historicismo ou Particularismo Histórico.
( ) Foi a primeira escola a criticar a corrente evolucionista e os seus autores foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito.
( ) Esta escola entende que a difusão da cultura não partiu apenas de um foco, mas de diversos focos culturais.

Lévi-Strauss foi o mais importante representante da escola antropológica estruturalista no século XX. Ele considera a natureza e a ordem natural do ambiente para avaliar as culturas. Para ele, a história é produto da natureza. Para melhor compreender as “estruturas mentais inconscientes básicas” de uma sociedade, o autor qualificou as culturas em dois tipos: culturas quentes e culturas frias. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Culturas frias são aquelas que representam sociedades novas e frescas do ponto de vista de sua formação, como, por exemplo, as chamadas sociedades modernas.
( ) Por sociedades quentes convencionou-se chamar aquelas sociedades que expressam uma organização social mais complexa, antiga e industrializada.
( ) Por sociedades frias também podem ser compreendidas aquelas que estão mais próximas de seu estado natural, por apresentarem estruturas simples.
( ) Sociedades quentes são as ditas sociedades modernas, em que seus habitantes vivem em harmonia e são pouco suscetíveis a influências de outras culturas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - V.
B) V - F - F - V.
C) F - V - V - F.
D) F - F - F - V.

O difusionismo foi uma corrente teórica que predominou no final do século XIX e início do século XX. Essa corrente teórica foi responsável por lançar as bases para o desenvolvimento e reconhecimento da antropologia como uma disciplina acadêmica autônoma. Dentre as escolas difusionistas, podemos destacar a inglesa, que foi a primeira a criticar a corrente evolucionista. Sobre o difusionismo inglês, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As descobertas arqueológicas da América Central influenciaram os autores da escola hiperdifusionista inglesa, pois revelava uma cultura muito superior à cultura europeia.
( ) O fato da maior parte dos integrantes do difusionismo inglês defenderem que havia um só foco cultural para todas as culturas avançadas da Terra, fez com que a escola fosse considerada hiperdifusionista.
( ) Os autores da escola hiperdifusionista inglesa foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito.
( ) O difusionismo inglês não teve nenhuma relevância para a Antropologia, pois nenhuma teoria antropológica foi desenvolvida pelos autores ingleses.
a) V - F - F - F.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) F - F - F - V.

Prévia do material em texto

07/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/4
Acadêmico: Claudivam Almeida de Souza (1809632)
Disciplina: Antropologia Geral e da Religião (TEO60)
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:514861) ( peso.:1,50)
Prova: 15967866
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O casamento é uma instituição social que reflete as características das diferentes sociedades. Isso porque, o
casamento representa, dentre outras coisas, os interesses dos grupos dos quais os noivos pertencem. Nesse
sentido, é possível perceber as diferentes modalidades de casamento que existiram e ainda existem. Sobre as
modalidades de casamento, analise as sentenças a seguir:
I- A modalidade de casamento por adoção consiste no fato de que para obter uma esposa o homem é adotado
pela família dela.
II- O modelo de captura é uma modalidade muito comum ainda hoje em países do norte da Europa. 
III- O levirato tem por finalidade proporcionar que haja continuidade dos laços de parentesco entre as famílias dos
cônjuges originais. 
IV- Na modalidade de troca de presentes, a finalidade era reafirmar e reforçar os laços de amizade.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
2. Na concepção da antropologia, o casamento é um dos principais objetos de estudo na compreensão de uma
cultura. Sabe-se, porém, que os casamentos não ocorrem todos da mesma maneira e nem possuem os mesmos
objetivos. Em algumas culturas, os noivos não participam da escolha do(a) pretendente. Levando em conta os
diferentes tipos de casamento, analise as afirmativas a seguir:
I- O preço por progênie ou riqueza da noiva refere-se a uma prática comum em muitas sociedades africanas, na
qual a família do noivo presenteia a família da noiva. 
II- A prestação de serviço à família da noiva refere-se aos serviços realizados pelo noivo depois de roubar a noiva,
com o objetivo de pagar por seu mal feito à família.
III- A adoção é uma estratégia de casamento na qual o homem obtém uma esposa, sendo adotado pela família
dela, especialmente quando o sogro não possui filhos homens.
IV- O casamento por captura é uma estratégia do noivo para obrigar a noiva a desposá-lo. É uma das principais
formas de casamento de todas as sociedades primitivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e IV estão corretas.
 b) As afirmativas I e III estão corretas.
 c) As afirmativas III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas I e II estão corretas.
3. A corrente difusionista foi uma das importantes teorias antropológicas do século XIX, que procurou refutar os
postulados do evolucionismo. Compreende-se que a cultura se expande por um processo multidimensional e não
linear, como defendiam os teóricos evolucionistas. Nesse sentido, sobre o conceito de difusão, assinale a
alternativa CORRETA:
07/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/4
 a) Trata-se de um processo de extensão de uma cultura para a outra, compreendendo que culturas mais
complexas se expandem a outras menos complexas. Podem ocorrer por meio de estímulo ou imitação. O tipo
mais comum de difusão é aquele que ocorre por meio de relações pacíficas, de trocas de experiências e
invenções entre sociedades.
 b) Corrente de pensamento que valoriza a pesquisa de campo como um elemento central de compreensão das
sociedades pesquisadas. Além disso, esta escola desconstruiu a noção de que existem sociedades superiores
e inferiores, compreendendo que as culturas devem ser observadas a partir de seus próprios parâmetros, e não
em comparação às outras.
 c) Refere-se a uma corrente de pensamento que compreende a reprodução das sociedades humanas como
resultado de um processo evolutivo, que possui como base mudanças progressivas que ocorrem lentamente e
que são influenciadas pelo meio ambiente no qual habitam.
 d) Trata-se de uma das mais recentes escolas antropológicas. Ela compreende a cultura como um fenômeno que
possui propriedades sincrônicas e dimensões globalizantes. Possui duas dimensões distintas em relação ao
seu conceito. Por um lado, representa um conjunto de teorias sobre a cultura e, por outro, legitimou-se como
um método de análise antropológica.
4. O difusionismo inicialmente surgiu como um elemento de crítica ao pensamento evolucionista. Os difusionistas
acreditavam que a cultura não era difundida de forma linear para todas as sociedades, mas, sim, que se tratava do
resultado das relações entre sociedades, na qual elementos sociais da cultura mais vigorosa acabava sendo
assimilada pelas culturas mais frágeis. Esta maneira de pensar dos evolucionistas não foi homogênea para as
diferentes escolas difusionistas, como a Escola Hiperdifusionista, a Alemã-Austríaca e a Norte-americana. Partindo
destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A escola difusionista norte-americana concentrou seus estudos na cultura dos povos estudados. Ela defendia
que a cultura é a chave para a compreensão da própria cultura.
( ) A escola hiperdifusionista compreendia que o foco de difusão ocorre de uma cultura para outra e pode ser
variável, ou seja, esta escola possui uma visão pluralista da origem da cultura.
( ) A escola Alemã-Austríaca foi muito criticada porque compreendia que havia um só foco de difusão que gerou
todas as culturas desenvolvidas na terra, como a europeia, por exemplo.
( ) O difusionismo Alemão-Austríaco defendia que a cultura se desenvolveu por meio de determinações históricas
e geográficas, por meio de círculos culturais, que se difundiram do interior da Ásia a outros locais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - F - F - V.
 c) V - V - F - F.
 d) V - F - F - F.
5. De acordo com a teoria das necessidades humanas, desenvolvida por Malinowsk, os seres humanos possuem
maior capacidade de sobrevivência, porque nascem em uma sociedade que cuida de suas necessidades
essenciais. Para explicar sua teoria, o autor desenvolveu um mapa conceitual das necessidades humanas, de
acordo com o qual os seres humanos teriam três tipos de necessidades básicas: primárias ou biológicas; derivadas
ou instrumentais; e integrativas ou sintéticas. Com base nestes pressupostos, associe os itens, utilizando o código
a seguir:
I- Primárias ou biológicas.
II- Derivadas ou instrumentais.
III- Integrativas ou sintéticas.
( ) Referem-se às possibilidades de satisfazer necessidades físicas, como alimentação, excreção e defesa.
( ) Referem-se às necessidades de elementos como fé, religiosidade, expressões artísticas, entre outras.
( ) Referem-se à necessidade de organização social, como econômicas, educacionais, políticas, entre outras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) III - I - II.
 b) I - II - III.
 c) II - III - I.
07/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/4
 d) I - III - II.
6. A escola neoevolucionista surge no século XX como uma nova interpretação do evolucionismo tradicional. Depois
da Segunda Grande Guerra, a antropologia volta seu olhar para a própria cultura, branca e eurocêntrica, e não
mais para as sociedades ditas ?primitivas? e de ?terceiro mundo?. E nesse olhar para si mesma resgata
componentes importantes das interpretações clássicas do evolucionismo para os dias atuais. Sobre o conceito de
neoevolucionismo, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O conceito de neoevolucionismo está ligado à ideia de desenvolvimento cultural,que ocorre por meio de um
processo de difusão de sociedades menos desenvolvidas para mais desenvolvidas.
 b) O neoevolucionismo é uma escola antropológica que compreende as sociedades como um todo complexo e
harmônico que se desenvolve por meio de suas relações de parentesco.
 c) O neoevolucionismo refere-se à compreensão de sociedade como um organismo vivo, no qual cada parte
(órgão) contribui para o funcionamento do todo, de maneira complementar e interdependente.
 d) O neoevolucionismo refere-se ao desenvolvimento das sociedades, por meio de um processo de evolução
tecnológica. Seus teóricos descrevem o desenvolvimento da cultura por meio de estágios.
7. O sistema de parentesco é uma importante ferramenta de análise que a antropologia utiliza para compreender as
relações sociais. Desde a origem da disciplina, os estudiosos identificam que as relações sociais estão
profundamente associadas às ligações biológicas que ocorrem nos grupos familiares. Essa relação se expressa no
plano cultural, de formas diferentes para cada grupo humano, mas são relações que explicam a organização social,
sua estrutura e hierarquia. A partir destes pressupostos, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O parentesco é uma estratégia de casamento na qual o pretendente, para obter uma esposa, deve
necessariamente ser adotado pela família dela.
 b) O sistema de parentesco serve para dar continuidade aos laços familiares quando ocorre o falecimento de um
dos cônjuges.
 c) O que dá origem ao sistema de parentesco são as relações entre vários parceiros sexuais, que transformam a
sociedade em uma grande família.
 d) Por sistema de parentesco pode ser denominado o conjunto complexo da organização social das relações
familiares em uma determinada cultura.
8. O difusionismo se espalhou amplamente dando origem a diferentes escolas difusionistas, tais como a inglesa, a
alemã-austríaca e a norte-americana. Todavia, cada escola possui características peculiares na maneira como
entendem o surgimento e o desenvolvimento da cultura. Sobre as escolas difusionistas, associe os itens, utilizando
o código a seguir:
I- Difusionismo inglês.
II- Difusionismo norte-americano.
III- Difusionismo alemão-austríaco.
( ) Os estudos antropológicos desta escola se concentraram na história da cultura, por este motivo também
recebeu o nome de historicismo ou Particularismo Histórico. 
( ) Foi a primeira escola a criticar a corrente evolucionista e os seus autores foram influenciados pelas
descobertas arqueológicas no Egito. 
( ) Esta escola entende que a difusão da cultura não partiu apenas de um foco, mas de diversos focos culturais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - II - III.
 b) II - I - III.
 c) III - I - II.
 d) II - III - I.
07/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/4
9. Lévi-Strauss foi o mais importante representante da escola antropológica estruturalista no século XX. Ele considera
a natureza e a ordem natural do ambiente para avaliar as culturas. Para ele, a história é produto da natureza. Para
melhor compreender as ?estruturas mentais inconscientes básicas? de uma sociedade, o autor qualificou as
culturas em dois tipos: culturas quentes e culturas frias. Partindo deste pressuposto, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Culturas frias são aquelas que representam sociedades novas e frescas do ponto de vista de sua formação,
como, por exemplo, as chamadas sociedades modernas.
( ) Por sociedades quentes convencionou-se chamar aquelas sociedades que expressam uma organização social
mais complexa, antiga e industrializada.
( ) Por sociedades frias também podem ser compreendidas aquelas que estão mais próximas de seu estado
natural, por apresentarem estruturas simples.
( ) Sociedades quentes são as ditas sociedades modernas, em que seus habitantes vivem em harmonia e são
pouco suscetíveis a influências de outras culturas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V.
 b) F - V - V - F.
 c) F - F - F - V.
 d) F - V - V - V.
10. O difusionismo foi uma corrente teórica que predominou no final do século XIX e início do século XX. Essa corrente
teórica foi responsável por lançar as bases para o desenvolvimento e reconhecimento da antropologia como uma
disciplina acadêmica autônoma. Dentre as escolas difusionistas, podemos destacar a inglesa, que foi a primeira a
criticar a corrente evolucionista. Sobre o difusionismo inglês, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
as falsas:
( ) As descobertas arqueológicas da América Central influenciaram os autores da escola hiperdifusionista inglesa,
pois revelava uma cultura muito superior à cultura europeia. 
( ) O fato da maior parte dos integrantes do difusionismo inglês defenderem que havia um só foco cultural para
todas as culturas avançadas da Terra, fez com que a escola fosse considerada hiperdifusionista. 
( ) Os autores da escola hiperdifusionista inglesa foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito. 
( ) O difusionismo inglês não teve nenhuma relevância para a Antropologia, pois nenhuma teoria antropológica foi
desenvolvida pelos autores ingleses. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - F.
 b) V - F - V - V.
 c) F - V - V - F.
 d) F - F - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina