Buscar

Perspectivas Profissionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	A educação a distância teve seu início propriamente dito no século XVIII. Mais especificamente em 1728, por um curso que foi divulgado pela Gazeta de Boston. O tutor responsável pelo curso oferecido era o Prof. Caleb Philipps. Qual era o meio de comunicação utilizado neste primeiro curso na modalidade de ensino a distância?
	 a)
	Foi utilizado o meio de comunicação via programa televisivo.
	 b)
	Foi utilizado o meio de comunicação via telefônica.
	 c)
	Foi utilizado o meio de comunicação via programa radiofônico.
	 d)
	Foi utilizado o meio de comunicação via correspondência.
	2.
	Segundo Pelissoli e Loyola (2004, p. 1), o M-learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso dispositivos móveis com acesso à internet. Sobre os dispositivos móveis que possibilitam o uso do M-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PELISSOLI, Luciano; LOYOLLA, Waldomiro. Aprendizado móvel (M-Learning): dispositivos e cenários. In: Actas do Congresso Internacional de Educação a Distância, Brasil. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.htm>. Acesso em: 8 nov. 2004.
	 a)
	Tablet, laptop e smartphone.
	 b)
	Redes sociais e televisão.
	 c)
	Computadores pessoais e redes de computadores.
	 d)
	Televisores e aparelhos de DVD.
	3.
	Em um estudo sobre o perfil dos alunos da Educação a Distância, Behar e Silva (2012) mapearam 12 competências necessárias para o bom rendimento e desempenho acadêmico. Os pesquisadores classificaram estas competências em grau de dificuldades, as básicas, as medianas e as difíceis. Sobre a competência identificada como a mais difícil de ser desenvolvida pelos alunos do EAD, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
	 a)
	Planejamento.
	 b)
	Organização.
	 c)
	Administração do tempo.
	 d)
	Trabalho em equipe.
	4.
	A educação a distância é uma modalidade de ensino que faz uso das tecnologias para auxiliar os acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem, separados pela distância, o uso das tecnologias facilita a aproximação entre professor e acadêmico. Durante sua consolidação, passou por cinco gerações: ensino por correspondência, tele-ensino, multimídia, e-learning e m-learning. Acerca da educação a distância na segunda geração - período compreendido entre 1960 e 1985 - qual foi a designação recebida e como ocorreu o suporte tecnológico de distribuição de conteúdos?
	 a)
	E-learning - internet e web.
	 b)
	Multimídia - CDs e DVDs.
	 c)
	Tele-ensino - emissões radiofônicas e televisivas.
	 d)
	Ensino por correspondência - imprensa.
	5.
	O aluno deve respeitar horários fixos para estudar e fazer as atividades. Por isso, é importante ficar longe de distrações como internet e programas de TV. Não pode perder o foco nem a concentração. Assinale a alternativa CORRETA a que se refere essa definição:
	 a)
	Motivação.
	 b)
	Flexibilidade.
	 c)
	Comportamento.
	 d)
	Disciplina.
	6.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	 b)
	A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
	 c)
	A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
	 d)
	A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	7.
	A TV Cultura, conhecida como C2 Cultura em sua fundação que ocorreu em 1960 e reinaugurada no final da mesma década, teve como missão desde o seu início a veiculação de programas educativo, sendo, portanto, um marco histórico na educação a distância em território nacional. Atualmente, a TV Cultura é considerada um dos canais de TV de maior qualidade do mundo. O seu surgimento pode ser classificado em qual geração da educação a distância?
	 a)
	Na 4ª geração da educação a distância.
	 b)
	Na 1ª geração da educação a distância.
	 c)
	Na 3ª geração da educação a distância.
	 d)
	Na 2ª geração da educação a distância.
	8.
	A educação a distância passou por cinco gerações distintas, cada uma delas teve sua relevância e contribuiu para que a educação a distância tivesse o prestígio que tem nos dias atuais. Sobre as gerações de educação a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira geração de educação a distância surgiu na Inglaterra e estava pautada no Tele Ensino, no período de 1850 e 1910.
(    ) A terceira geração de educação a distância trouxe como novidade a utilização da multimídia, no período entre 1985 e 1995.
(    ) A quarta geração de educação a distância trouxe o M-Learning como alternativa aos serviços telefônicos pagos pelos acadêmicos.
(    ) A quinta geração de educação a distância introduz o uso do M-Learning, por meio do uso de multimídia conectada e contextual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	Por meio de uma abordagem quantitativa-qualitativa, Behar e Silva (2012) realizaram um mapeamento de competências que julga ser necessário aos alunos da EaD, apresentado os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do aluno que opta por esta metodologia de ensino. Neste estudo, houve uma diferenciação entre as doze competências do aluno da EaD, dividindo-as em grau de competências básicas, medianas e difíceis. Sobre as competências que se enquadram nas competências medianas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
	 a)
	Comunicação clara e objetiva e a reflexão com análise crítica das situações.
	 b)
	Autonomia para agir nas situações e planejamento para conseguir alcançar os objetivos.
	 c)
	Fluência digital e flexibilidade no uso das tecnologias e comunicação.
	 d)
	Autoavaliação constante e comunicação subjetiva com impressões pessoais.
	10.
	O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado. Todo curso EAD tem uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. Com relação a essa definição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Administração de tempo.
	 b)
	Organização.
	 c)
	Motivação.
	 d)
	Flexibilidade.

Outros materiais