A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS AULA 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: 
	Matr.:
	Disc.: DIDÁT. EDUC. SURDOS 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Há uma relação entre o professor e a didática, pois o docente precisa conhecer seu público alvo e preparar a aula de acordo com a realidade do educando. Em relação ao papel do professor, leia as alternativas a seguir e assinale a opção CORRETA.
	
	
	
	O papel do professor é cumprir programas de forma acrítica, sem nenhum questionamento.
	
	
	O papel do professor nunca mudou, sempre será o de tecnólogo, reprodutor do conhecimento.
	
	
	O papel do professor deve ser apenas o de transmissor de informações, sem interferir criticamente.
	
	
	O papel do professor é o de agente social, formando cidadãos críticos e conscientes para que haja transformação do ambiente em que estão inseridos.
	
	
	O papel do professor é insignificante na sociedade, pois não é formador de opinião, por isso não é valorizado.
	
Explicação:
O papel do professor passou de tecnólogo para agente de transformação social. O professor não é um mero transmissor de conhecimentos, cumprindo programas. O professor é um questionador, formando cidadãos críticos e conscientes para mudar a realidade em que estão inseridos. O professor é um profissional importante na sociedade, pois contribui na formação e transformação. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O professor é um profissional indispensável na sociedade, estabelecendo uma relação direta com o aluno. Pensando nessa relação, leia as alternativas e assinale a INCORRETA.
	
	
	
	O professor orienta o aluno, que é um ser ativo, no caminho da aprendizagem.
	
	
	O professor aprende enquanto ensina, contribuindo com a sociedade.
	
	
	O professor planeja a aula, otimiza o tempo e facilita a aprendizagem direta e indireta.
	
	
	O professor prepara a aula com foco no aluno, contemplando a diversidade.
	
	
	O professor deve assumir o papel da família na educação das crianças.
	
Explicação:
O professor e a escola, muitas vezes, têm assumido o papel da família, trazendo sobrecarga com atribuições que não lhes competem. O professor é um facilitador da aprendizagem, orientando o aluno na construção do conhecimento. O professor planeja a aula com foco no aluno de acordo com a sua realidade e especificidade. O professor ensina e aprende, possibilitando aprendizagem direta e indireta.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Somos todos diferentes, logo, não aprendemos da mesma forma. A escola deve ser um espaço inclusivo e oferecer a mesma oportunidade para todos os alunos. Leia as frases relacionadas à inclusão e assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	A criança tem o direito ao acesso, permanência na escola e aprendizado, não basta inserir é preciso incluir de fato.
	
	
	A inclusão oferece oportunidade de aprendizado para todos, pois conviver com as diferenças é enriquecedor.
	
	
	A metodologia de ensino deve ser a mesma para todos os alunos, apenas os incapazes não obterão sucesso.
	
	
	Todos têm direito à educação e a inclusão garante isso, possibilitando aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades.
	
	
	A escola recebe uma diversidade de alunos e deve oferecer condições de aprendizado para todos, respeitando as diferenças.
	
	
	 
		
	
		4.
		Vivemos na era pós-moderna, a tecnologia avança de forma veloz e as pessoas são bombardeadas de informações. Os jovens estão inseridos nesse contexto tecnológico e, muitas vezes, perdem o interesse pela escola, que nem sempre acompanha esse avanço. Em relação à juventude e à educação é CORRETO afirmar que.
	
	
	
	Em um mundo líquido é preciso manter as mesmas metodologias do passado.
	
	
	A geração pós-moderna produz e recebe muita informação, mas pouco conhecimento.
	
	
	A escola continua sendo um espaço atrativo para os alunos, pois não há outra opção para o aprendizado.
	
	
	É preciso elaborar um currículo padrão, sem adaptações, pois todos os alunos aprendem da mesma forma.
	
	
	A escola precisa descartar qualquer tipo de tecnologia, pois prejudica o aprendizado dos alunos.
	
Explicação:
Vivemos a era da pós-modernidade, logo, essa geração se difere da geração de outrora e também será diferente dos que virão. Há um bombardeio de informações com o avanço das novas tecnologias e os jovens produzem e consomem essas informações, mas o conhecimento está sendo reduzido. Com isso aumenta-se o desinteresse pela escola por ser um ambiente pouco atrativo e as metodologias e os recursos nem sempre acompanham os avanços.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Quando o tema é educação de Surdos, o professor precisa conhecer as diferenças linguísticas e culturais desses educandos. Dentre as orações a seguir, qual representa uma verdade em relação aos alunos surdos. Marque a opção CORRETA.
	
	
	
	O professor precisa atentar-se para uma metodologia pautada na oralidade, assim os alunos surdos poderão se desenvolver sem barreiras.
	
	
	O professor não precisa conhecer a realidade dos alunos surdos pois sempre terá a presença de um intérprete de Libras para ensiná-los.
	
	
	O professor precisa elaborar metodologias visuais, considerando a característica cultural e linguística dos educandos.
	
	
	O professor pode fazer avaliações orais ou escritas com os alunos, tanto os surdos quanto os ouvintes obterão sucesso.
	
	
	O professor deve usar a mesma metodologia para os alunos, surdos e ouvintes, sem distinção.
	
Explicação:
Os surdos representam uma minoria linguística e cultural, sua forma de perceber o mundo e de aprender é visual, portanto o professor precisa considerar essas características ao preparar sua aula. Metodologias baseadas na oralidade ou na escrita não propiciarão aos alunos surdos o aprendizado devido, esses educandos têm o Português como sua segunda língua e não a primeira como os ouvintes. O professor precisa conhecer as especificidades dos surdos e ter no intérprete um parceiro na construção do aprendizado desses alunos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O professor é um agente transformador, formando cidadãos críticos que respeitam as diferenças. Para obter êxito, o professor deve desenvolver uma didática que contemple a diversidade. Assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	A didática orienta o fazer docente, repensando e refazendo sempre que necessário.
	
	
	O professor precisa construir um currículo que atenda as necessidades dos alunos.
	
	
	A didática não é uma ciência útil para o professor, é algo desnecessário.
	
	
	O professor precisa reconhecer a diversidade e planejar contemplando as diferenças.
	
	
	O professor precisa conhecer o aluno e o contexto em que está inserido.
	
Explicação:
A didática é uma ciência importante para o professor, pois por meio dela o educador pode se orientar, unindo teoria e prática. Conhecer o aluno, o contexto educacional e a diversidade presente na sala, possibilitam que o professor elabore metodologias que contemplem as diferenças. Avaliar o currículo e o fazer docente faz-se necessário para que os objetivos sejam alcançados.